Previsões curto prazo (até 3 dias) - Dezembro 2020

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Acumulação de neve segundo o WRF corrido com malha de 2km (como se pode ver pelas zonas onde se acumula neve espelha muito bem o relevo da PI, por outro lado a malha fina potencia "disparates" localizados):

nmm_sp1-26-36-0_gmj0.png


O WRF da MeteoGalicia também prevê mais de 40mm de precipitação entre as 3h de sexta e as 3h de sábado, que seriam de neve acima dos 800/1000 metros nas serras do Litoral Norte e Centro. O mesmo prevê o HIRLAM.

Mais modesto o EURO4, com acumulados bem inferiores, mas a contemplar, por exemplo, as serras da Boa Viagem e Montachique:

euro4_sp1-46-46-0_nzo6.png


O Arpege também parece ter acumulados semelhantes ao EURO4 (não tem output de neve acumulada).

O mais forreta é o ICON-EU:

iconeu_sp1-45-43-0_pwz6.png


Portanto há ainda grande incerteza nos acumulados e nos locais eventualmente contemplados com surpresas. Que comece o nowcasting.
 


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Acumulação de neve segundo o WRF corrido com malha de 2km (como se pode ver pelas zonas onde se acumula neve espelha muito bem o relevo da PI, por outro lado a malha fina potencia "disparates" localizados):

nmm_sp1-26-36-0_gmj0.png


O WRF da MeteoGalicia também prevê mais de 40mm de precipitação entre as 3h de sexta e as 3h de sábado, que seriam de neve acima dos 800/1000 metros nas serras do Litoral Norte e Centro. O mesmo prevê o HIRLAM.

Mais modesto o EURO4, com acumulados bem inferiores, mas a contemplar, por exemplo, as serras da Boa Viagem e Montachique:

euro4_sp1-46-46-0_nzo6.png


O Arpege também parece ter acumulados semelhantes ao EURO4 (não tem output de neve acumulada).

O mais forreta é o ICON-EU:

iconeu_sp1-45-43-0_pwz6.png


Portanto há ainda grande incerteza nos acumulados e nos locais eventualmente contemplados com surpresas. Que comece o nowcasting.
Pronto, o meu modelo preferido passou a ser o WRF :lmao:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Cota de neve nos 300 metros amanhã aqui para o Porto :cold:

Aqui esta zona do Marquês fica a meio +/- 150 metros :malandro:

e2JZnIQ.jpg
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Amanhã parece me um ótimo dia para ir jantar um hamburger ao topo da Arrábida :D O sonho comanda a vida, e ainda mais um meteo louco :lol:

06hVGZf.png

PQvmHrZ.png


IErS5fW.png
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
663
Local
Barcelos
Com a cota a 300 metros conforme está , nevaria nos montes e serras marítimas desde Caminha até Esposende ( no Minho ) , sem esquecer Barcelos , que também tem altitudes elevadas perto da costa .
Sonhar não custa .

Barcelos tem o seu pico junto a Viana, Monte de São Gonçalo a 488 metros...
Toda este serra anda acima de 400 mts..
Esperemos para ver
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Vamos ver o que nos reserva aqui a Serra D'Aire e Candeeiros, do alto dos seus 679 m de altitude, ainda há poucos anos nevou na zona de Fátima e na zona das Grutas de Mira de Aire, se não me engano, é casos pontuais, mas de vez em quando lá sai a "sorte grande".
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Nem a propósito...:lol:

5rmYK1S.png

Sonhar é olhar para Sul e ver a paisagem da Arrábida (isso acontece onde vivo) coberta de Neve, como acontece na Covilhã quem olha para a Estrela!

Mas para nevar na Arrábida então Montejunto, Aire e Ossa tinham que a ter garantida.

2020, ainda faltam 27 dias para terminar.