Seguimento Meteorológico Livre - 2020

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Na Torre dos Clérigos ficava numa cota inferior à que estou, é melhor subir ao miradouro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição aqui no Marquês, não sei a altura, mas no total, cota mais altura da igreja já fico certamente a mais de 200/220 metros, ou seja no limiar da neve..de referir que a Igreja ainda sobe mais uns metros acima do miradouro, já de si bastante alto, portanto pode muito bem nevar na zona do pára-raios...:D

Uma vista do Porto que tirei lá de cima há uns tempos (para Sul) a Torre dos Clérigos aparece ao fundo:

2uACgLT.jpg




A Igreja é esta ( a foto não é minha) miradouro na torre mais alta logo acima da zona ( escura tipo persianas) dos sinos :

49583701017_97b15465bf_b.jpg
Ando para lá ir há que séculos. Que vista fantástica, nunca tinha visto uma foto tirada desde lá. Já me convenceste! :D
 


timgomes

Cirrus
Registo
4 Fev 2015
Mensagens
39
Local
Távora, Arcos de Valdevez (alt:120m)
Aqui fica o registro de 900mts com 5cm. Cerca de 0°C. Parque Nacional Peneda-Geres, na parte da Peneda, aldeia de Adão (carro com tração á frente é danado mas as pernas servem). Os flocos eram enormes, neve extremamente leve, ou seja neve como raro se encontra em Portugal.
Como tinha comentado no tópico de curta duração, até á hora não havia qualquer vestígio abaixo dos 800mts.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
E pronto... Agora que o frio se instala é quando a precipitação cessa, como sempre. Não adianta, sempre foi assim e sempre haverá de ser!!! :evilmad::angry:
Mas acredito que mais oportunidades não deverão faltar para ver o elemento branco... até porque segundo os modelos o monstro do anticiclone não deverá regressar tão cedo. :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,821
Local
Faro
Por estas bandas instala se o Inverno, instala se o anticiclone.
No Algarve so as barragens do Sotavento, tiveram alguma melhoria.
No Algarve central e Barlavento a miséria continua!
Será que o Inverno será como últimos 11 anos?
No final veremos!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Por estas bandas instala se o Inverno, instala se o anticiclone.
No Algarve so as barragens do Sotavento, tiveram alguma melhoria.
No Algarve central e Barlavento a miséria continua!
Será que o Inverno será como últimos 11 anos?
No final veremos!

Até ao dia 15 há alguma incerteza e pode haver surpresas basta pequenas variações na posição do anticiclone. Depois disso é futurologia. Para a semana fazemos as contas. Hoje por exemplo está a acumular em alguns locais, 5 a 10 mm já é um bom valor, como está a suceder em Martinlongo ou Monchique e o dia ainda não acabou. O sotavento já fez a média do trimestre ou está perto disso, no ano passado estava muito pior e foi salvo de desgraça maior por um evento em Dezembro que ainda rendeu 60 a 100 mm
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Por estas bandas instala se o Inverno, instala se o anticiclone.
No Algarve so as barragens do Sotavento, tiveram alguma melhoria.
No Algarve central e Barlavento a miséria continua!
Será que o Inverno será como últimos 11 anos?
No final veremos!

Já agora a que Algarve Central te referes? Ainda há dias em pouco tempo Faro ou Olhão tiveram mais de 150 mm.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Aqui fica o registro de 900mts com 5cm. Cerca de 0°C. Parque Nacional Peneda-Geres, na parte da Peneda, aldeia de Adão (carro com tração á frente é danado mas as pernas servem). Os flocos eram enormes, neve extremamente leve, ou seja neve como raro se encontra em Portugal.
Como tinha comentado no tópico de curta duração, até á hora não havia qualquer vestígio abaixo dos 800mts.


Num evento destes já fiquei preso na neve na aldeia Bouça dos Homens.
 

timgomes

Cirrus
Registo
4 Fev 2015
Mensagens
39
Local
Távora, Arcos de Valdevez (alt:120m)
Num evento destes já fiquei preso na neve na aldeia Bouça dos Homens.

Por aqui sigo com 2° e vi alguns modelos em que mostram super célula de chuva... mas muitos períodos de abertas.

(Off-topic a seguir)
Pois é, é rápido que acontece ficar retido. Não quero ser insolente nem muito off-topic mas quando o carro já não subiu mais (por erro meu que passei de 2a pra 1a no momento errado) não insisti e não se pode. Vi alguns curiosos, inclusive com jipes o que é falsa segurança. Por outro lado há os acessos mal limpos. Eu morei fora de Portugal onde neva todos os anos e tem o seu saber conduzir. Nem vale a pena correntes que também há que saber usar. Portugal não é de todo um país preparado para enfrentar a neve (salvo algumas vilas e cidades no interior onde neva mais frequente). E as pessoas nas aldeias usam todo o tipo de transporte: tratores, motos e afins. O meu conselho: ir até onde possível que se possa manobrar com segurança. Travar com o motor, manter distância de segurança e nunca parar sem ver se está alguém atrás (hoje vi muitas situações destas últimas, sorte é que como estavam 0C a neve estava solta e não ficava em gelo prensado tão facil). E quando começa a nevar com intensidade, é porque está na hora de descer um pouco mais :)
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,821
Local
Faro
Já agora a que Algarve Central te referes? Ainda há dias em pouco tempo Faro ou Olhão tiveram mais de 150 mm.

Algarve central... Mais ou menos entre Albufeira e Olhão..
Se reparares esses ditos valores são muito suspeitas. Essa precipitação em Loulé ocorreu em cerca de 6h, com cerca de 140 mm.
A outra na zona da Fuzeta idêntico..
A outra na zona de Quarteira com cerca de 80 mm mas em cerca de 3 ou 4 h.
Parece me claro que esses valores estão sobre estimados..
De Albufeira para oeste choveu muito menos até agora daí que as barragens estejam na situação em que estão.

Outro aspecto é que não me estou a queixar deste ano 2020.
Mais uma vez tivemos uma Primavera chuvosa e um Outono chuvoso, aliás mais um Novembro muito chuvoso.
Agora surge o Inverno onde temos tido nos últimos 10 anos sempre um Inverno bastante seco, e acredito e claro posso estar errado, que este seja mais um..

Não se trata de ser chorão, nem sei o que é isso, trata se de processar dados e analisar o presente e o passado recente.

Dados de algumas barragens :
Bravura com 14%
Arade com 26%
Odeleite com 48%
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
DEZEMBRO
Primeira semana provavelmente mais seca à medida que a semana avança, pelo menos é essa a tendência, com probabilidade moderada de temperaturas ligeiramente acima da média e precipitação abaixo, com grau de confiança moderado

Esta é a previsão da Página Luso Meteo para o início de Dezembro, como disse gosto muito da página e da pessoa, mas o pessimismo cego dá nisto. Era uma tendência a longo prazo na altura? Talvez, mas longo prazo vale 0.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,419
Local
Arronches / Lisboa
DEZEMBRO
Primeira semana provavelmente mais seca à medida que a semana avança, pelo menos é essa a tendência, com probabilidade moderada de temperaturas ligeiramente acima da média e precipitação abaixo, com grau de confiança moderado

Esta é a previsão da Página Luso Meteo para o início de Dezembro, como disse gosto muito da página e da pessoa, mas o pessimismo cego dá nisto. Era uma tendência a longo prazo na altura? Talvez, mas longo prazo vale 0.
Até acerta muito nas previsões, mas por vezes há surpresas.
Cheguei a ver um post a meio de novembro onde dizia que poderia não chover mais até ao final do mês. O que é certo é que entre dia 25 e o final do mês, o acumulado mensal por aqui passou de 87mm para quase 140mm. Também gosto das previsões, mas tendo em conta aquilo que é o nosso clima, nunca vale a pena avançar com previsões muito alargadas.


Relativamente aos próximos tempos, o anticiclone começa a ganhar terreno e nas últimas saídas os modelos têm cortado na precipitação aqui para Sul, 10mm previstos para os próximos 10 dias em dezembro é um bocado triste, mas vai-se vendo. :p Não percebo este fortalecimento constante do AA na altura do ano em que era suposto enfraquecer e ir para sul.
Agora é que era preciso a chuva vir em força para todo o lado porque os solos estão no ponto para a água ir parar aos cursos de água de forma a encher as grandes barragens. Por aqui a situação nesse sentido ainda está um bocado chata, mas de resto, está tudo com boa cara.
 
Última edição: