Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2020



raposo_744

Nimbostratus
Registo
14 Out 2008
Mensagens
693
Local
Alváres - Góis
só para dizer que o sol brilha , que conforto ....
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,052
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Os aguaceiros ao final do dia de ontem, ainda antes da meia-noite, levaram o acumulado diário até aos 12,2 mm. O vento também amainou a partir das dez da noite, sendo que na madrugada era quase nulo.
Como já era esperado, a mínima de 6,1ºC registou-se pouco antes da meia-noite. :cold:

Entretanto, na última madrugada já caíram mais 5,3 mm e registou-se uma mínima de 5,2ºC. Pelo radar parece que não deverá chover mais por aqui, pelo menos até ao final da tarde. Agora estão 9,6ºC e céu limpo, com uma brisa de sudoeste, com a temperatura em escalada. :w00t:
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Relativo ao dia de ontem a temperatura mais baixa que registei em conjugação com precipitação foi de 3,4 ºC a cerca de 350 metros no centro de Fátima. Ainda pensei me levantar durante a noite para espreitar pela janela a tentar a minha sorte mas a verdade é que se estava bem debaixo das mantas e já não havia da minha parte esperança para ver algum elemento branco. Quando acordei e verifiquei a temperatura mínima registada no meu sensor essa foi de 2,8 ºC agora não sei se havia precipitação no momento pois não verifiquei como disse. Nas últimas runs em cima do evento vieram a tirar expectativas com atualizações sempre um pouco pior. Também seria difícil nevar no tipo de entrada polar marítima seria mais fácil com uma entrada continental mas essa como sabemos é quase sempre seca . Se a memória não me falha no ano passado não houve nenhuma entrada continental de jeito e essas parecem começar a ser raras, talvez os próximos tempos mostrem que estou enganado. Mas já ouvi comentários que possa ter nevado (sem acumulação) nos pontos mais altos da Serra D Aire. Por aqui não dei por isso também sendo difícil distinguir aqui algum elemento branco com a escuridão da noite. Para finalizar, digo que estão neste momento 8,2 ºC e 64% de humidade tendo já caído uns aguaceiros por volta das 12h.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Brutal!


A ondulação visível ontem na webcam era impressionante! Hoje já está um pouco mais calmo.
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Noite de aguaceiros frequentes e por vezes intensos!
Bastante frio a acompanhar, com mínima que chegou aos 4,5°C!! :cold: A mais baixa da temporada e pouco comum nestas bandas, ainda por cima com chuva...
Antes das 0h, a temperatura não desceu dos 6°C.

O dia segue frio e menos ventoso, os aguaceiros têm sido muito pouco frequentes desde o meio da manhã. Máxima de apenas 12°C!
Agora desceu para os 10°C
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,052
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Há pouco caiu um aguaceiro que acumulou mais uns cartuchos. Sigo com 5,6 mm para já. Como já estava previsto, parece que os aguaceiros estão a decidir regressar a terra depois dum dia inteiro no mar... :rain:
Entretanto a temperatura desceu depois dum dia soalheiro e fresco. Estão neste momento 9,5ºC. :cold:
 

VazCosta

Cirrus
Registo
15 Set 2014
Mensagens
38
Local
Sacavém/Torres Vedras
Olá @Gilmet.

Ontem estive na serra de Montejunto por volta das 23h e só apanhei um pouco de agua neve com 3ºC.
Hoje se as condições se mantiverem favoráveis e tudo indica que sim, volto lá para ver como está a coisa!!!:D
Tenho alguma esperança de ver uns "flocositos", pois hoje está mais frio do que:cold: ontem e o vento está NNW.
Se houver novidades aviso.

Boa noite.

Aqui fica o resumo da visita ao final do dia de hoje ao topo da Serra de Montejunto (a aprox. 650 m).

Saí do Cacém pelas 15:00 com o carro a marcar 6ºC, durante um aguaceiro com granizo à mistura. Depois da passagem deste aguaceiro, já em Lisboa, o sensor marcava 8ºC, valor que se manteve até perto de Alenquer, onde baixou para os 7ºC, e posteriormente para os 6ºC, já na base do Montejunto. À chegada ao topo, pelas 17h, o sensor do carro marcava 4ºC, confirmados pelo sensor Auriol, que marcava 4.6ºC.

(fotos e vídeos de telemóvel, por isso não esperem grande coisa)
VEobCBml.jpg


genstSjl.jpg


Os primeiros dois aguaceiros passaram ao lado, mas fizeram a temperatura caír para os 3ºC. Com a chegada do terceiro aguaceiro, já pelas 18h, a temperatura caiu para os 2ºC e foi nesse momento que o graupel começou a aparecer entre a chuva.

65ATEsDl.jpg


Com o aumento da intensidade do aguaceiro, por fim a temperatura desceu até 1ºC, e foi possível verificar a transição de chuva + graupel para graupel + águaneve e por fim, graupel + águaneve e alguns flocos de neve. Neste primeiro vídeo, o que caía era ainda maioritariamente graupel e pedaços de gelo.



Porém, poucos minutos depois, já foi possível ver claramente alguns flocos de neve a baterem no vidro do carro e a "explodirem". :D



Missão cumprida: ver neve (ou algo semelhante) no distrito de Lisboa. Pelas 19h vim embora. De qualquer forma continuo curioso para saber o que se terá passado depois da minha saída, visto que pelas 20h começou a chover continuamente, com a temperatura a baixar ainda mais. Ninguém dá um saltinho lá acima amanhã de manhã? :D