Seguimento Meteorológico Livre - 2020

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O prédio onde eu vivo no Alentejo é relativamente "recente" (2002) e basta um ou dois dias de temperaturas mais baixas para se estar mais mal em casa. E isto inclui ter janelas viradas a sudoeste, onde o sol dá todos os dias em dias de sol. O isolamento das casas é um grande problema em Portugal, também aliado às finanças de cada família, de poderem, ou não, utilizar aquecedores e ar condicionado.

Nem todos temos posses para andar com aquecimentos centrais ligados 365 dias do ano, ou aquecedores e ar condicionado. Penso que é sim um problema estrutural na forma como as casas são desenhadas em Portugal.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Deixo uma pista... Será por Portugal ser o 6° país da UE onde a electricidade é mais cara com mais do dobro do preço por Kwh em relação á Polónia?

O aquecimento na maior parte das casas na Polónia é a gás e geralmente centralizado. O elevado preço da electricidade é claramente um factor que prejudica os portugueses, mas a qualidade da construção influencia mais.
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
O aquecimento na maior parte das casas na Polónia é a gás e geralmente centralizado. O elevado preço da electricidade é claramente um factor que prejudica os portugueses, mas a qualidade da construção influencia mais.

Pois, mas o preço da electricidade, e do gás, e de outros combustíveis, que em PT é tudo acima da média infuencia muita coisa. O preço das construções, da comida, da educação, etc, etc. Fazendo as contas a uma obra quando fores ver entre despesas de electricidade e afins tens lá uma enorme fatia que em vez de servir só para encarecer o custo da casa podia servir para melhorar a construção.

Infelizmente seremos sempre muito penalizados nestes aspectos em relação aos outros países. No que toca aos restantes membros da UE e em maior escala, da OCDE, vamos andar sempre a reboque. Alguém tem de andar, é certo, mas a diferença podia ser muito menor.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Vocês estão-se a esquecer de 2 fatores extremamente importantes: vento e humidade. 8 ºC com vento forte e humidade de quase 100% (algo relativamente comum em Portugal) pode ser mais desconfortável do que os 0 ºC sem vento e com humidade abaixo dos 50% que se vivem noutros lugares da Europa. Atenção, eu não estou a negar que temos um inverno suave para os padrões europeus, especialmente em Lisboa e no Algarve, e o nosso isolamento em geral é péssimo. Mas a minha mãe trocou as janelas de casa há uns tempos, o isolamento melhorou bastante (notou-se mais até em termos acústivos que térmicos), mas a humidade dentro de casa é demasiada alta para se estar confortável de qualquer modo...
Depois também não ajuda que haja montes de pessoas para quem se a temperatura descer dos 25 ºC já está imenso frio, e não estou só a falar de quem tem 90 anos - eu acho pouca piada a entrar num supermercado de inverno e ter que ficar de t-shirt, com 3 casacos e camisolas nas mãos, e mesmo assim ter calor... Mas muita gente gosta de sentir o "quentinho", não sei até que ponto é algo cultural (por não estarmos habituados a frio a sério) ou se é algo geral
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Vocês estão-se a esquecer de 2 fatores extremamente importantes: vento e humidade. 8 ºC com vento forte e humidade de quase 100% (algo relativamente comum em Portugal) pode ser mais desconfortável do que os 0 ºC sem vento e com humidade abaixo dos 50% que se vivem noutros lugares da Europa. Atenção, eu não estou a negar que temos um inverno suave para os padrões europeus, especialmente em Lisboa e no Algarve, e o nosso isolamento em geral é péssimo. Mas a minha mãe trocou as janelas de casa há uns tempos, o isolamento melhorou bastante (notou-se mais até em termos acústivos que térmicos), mas a humidade dentro de casa é demasiada alta para se estar confortável de qualquer modo...
Depois também não ajuda que haja montes de pessoas para quem se a temperatura descer dos 25 ºC já está imenso frio, e não estou só a falar de quem tem 90 anos - eu acho pouca piada a entrar num supermercado de inverno e ter que ficar de t-shirt, com 3 casacos e camisolas nas mãos, e mesmo assim ter calor... Mas muita gente gosta de sentir o "quentinho", não sei até que ponto é algo cultural (por não estarmos habituados a frio a sério) ou se é algo geral
Sem dúvida e falo por experiência própria, tanto numa situação como noutra. Vivo numa localidade cujas temperaturas mínimas descem bastante no inverno e estudei durante alguns anos numa cidade que sofre o efeito Fohen frequentemente. Em 2017 registei -7ºC aqui em Arronches e noutros anos, enquanto ainda estudava em Arronches, desde que os invernos fossem estáveis, ir para a escola com tudo cheio de geada era o pão nosso de cada dia. Entretanto, nos anos em que estudei em Portalegre, cheguei à conclusão de que é mais "agradável" ter temperaturas negativas (desde que seja sem vento claro) do que temperaturas positivas com vento. É de referir que nessas situações a humidade era baixa porque o vento era de Nordeste, possivelmente se fosse alta tornava a situação ainda mais desagradável.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O que importa é o conforto térmico das habitações, ou, no caso de Portugal, a falta dele. Valores de 15ºC ou menos no interior das habitações também matam. Não matam por hipotermia, mas podem matar de gripe ou de pneumonia.

Nos países mais ricos não usam aquecimento só quando têm -10ºC lá fora. Podem passar do aquecimento, no mês de maio, para o ar condicionado. O que interessa é o conforto térmico, que pode ser condicionado por valores baixos, mas também por valores elevados de temperatura.
A gripe e a pneumonia não são causadas pelo frio. Isso é um mito falso e há provas suficientes para confirmar isso: :facepalm:
https://www.scimed.pt/geral/o-frio-e-a-constipacao-o-mito-que-se-recusa-a-morrer/

A sério que vamos utilizar mitos falsos como argumentos? Ganharam esta discussão, outra vez... :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
A gripe e a pneumonia não são causadas pelo frio. Isso é um mito falso e há provas suficientes para confirmar isso: :facepalm:
https://www.scimed.pt/geral/o-frio-e-a-constipacao-o-mito-que-se-recusa-a-morrer/

A sério que vamos utilizar mitos falsos como argumentos? Ganharam esta discussão, outra vez... :D

Depois de voltas e voltas, com estudos que demonstram efetivamente a relação, apresento a clara conclusão do artigo que tu próprio colocaste sem ler como deve ser...

"Concluindo
Depois de décadas e décadas a estudar a questão, algumas dúvidas subsistem. A evidência parece apontar que o arrefecimento do corpo e das vias respiratórias aumenta o risco de ficar doente quando estamos expostos ao vírus que provocam estas doenças.

Portanto, o senso comum dos nossos pais e avós poderá estar correto. Poderá ser importante manter o corpo quente, principalmente a zona das vias aéreas (boca e nariz), para reduzir o risco de nos constiparmos."
 

Sleet

Cumulus
Registo
2 Dez 2010
Mensagens
130
Local
Loriga, Seia (800m)
A namorada de um familiar meu é polaca. Logo, ela está habituada ao frio. No entanto quando vem a Portugal no inverno morre de frio dentro de casa. Na Polónia, mesmo no inverno, andam de roupa interior dentro de casa...

Não é à toa que muitos emigrantes só vêm a Portugal no Verão. Há-os que já aposentados vêm em Maio e vão-se embora no final de Outubro, porque mal arrefece um pouco enregelam dentro de casa.

Para quem está habituado às más condições térmicas da maioria das habitações por cá e não conhece a realidade da Europa Central acredito que seja difícil de acreditar, mas em vários países não é incomum terem a janela aberta com vinte e tal graus em casa para só para renovar o ar enquanto que na rua está abaixo de zero. Sim, eles aquecem muito as casas porque têm dinheiro para isso. Mas para terem um mínimo de conforto não precisam de aquecer assim tanto, porque a maioria das casas é tão isolada que o calor se mantém horas e horas sem ser necessário aquecer de novo. Aqui em Portugal (Norte e Centro), na maioria das casas e quando está mesmo frio, podes estar sempre a bombar aquecimento em casa mas se conseguires ter 16 ºC já é uma maravilha.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
A namorada de um familiar meu é polaca. Logo, ela está habituada ao frio. No entanto quando vem a Portugal no inverno morre de frio dentro de casa. Na Polónia, mesmo no inverno, andam de roupa interior dentro de casa...
Bem verdade. Nunca passei frio como cá na Polónia ou na Suécia. Cheguei a ter -15°C na rua mas dentro dos edifícios sempre agradável
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Bem verdade. Nunca passei frio como cá na Polónia ou na Suécia. Cheguei a ter -15°C na rua mas dentro dos edifícios sempre agradável

Na Lapónia finlandesa, com perto de -20ºC, estive hospedado numa casa pré-fabricada de madeira onde andava de manga curta.
Na Sibéria, em Yekaterinburg, com temperaturas perto de 0 (já era maio), tive que dormir de janela aberta porque não aguentava o calor dentro do quarto.
Até em países menos habituados ao frio, como Itália, estive em L'Aquila com -8ºC e o quarto estava bem quente.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,451
Local
Olhão (24 m)
A nossa casa é típica da história do "lobo mau e dos três porquinhos", basta o lobo mau assoprar de Norte no Inverno e as casas entra vento por todo o lado, por mais, que tenhamos o ar condicionado, aquecedor, termoventilador etc, para aquecer a casa, basta só desligar por umas horas e o calor que a casa tinha desaparece num ápice. :lol:

Se, no Inverno é do frio, no Verão é do calor, se as nossas casas funcionassem ao contrário, seriam as melhores casas do mundo, com 10ºC no Verão e 30ºC no Inverno, mas assim está frio no Inverno e calor no Verão. :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
A nossa casa é típica da história do "lobo mau e dos três porquinhos", basta o lobo mau assoprar de Norte no Inverno e as casas entra vento por todo o lado, por mais, que tenhamos o ar condicionado, aquecedor, termoventilador etc, para aquecer a casa, basta só desligar por umas horas e o calor que a casa tinha desaparece num ápice. :lol:

Se, no Inverno é do frio, no Verão é do calor, se as nossas casas funcionassem ao contrário, seriam as melhores casas do mundo, com 10ºC no Verão e 30ºC no Inverno, mas assim está frio no Inverno e calor no Verão. :D
Não podia estar mais de acordo! :lol: No Inverno, na divisão mais fria aqui de casa (porque está virada para o lado que não apanha sol nesta altura), chego a ter 9ºC ou até menos em situações de mais frio e no Verão, com valores de temperatura elevados e prolongados (como foi o caso deste ano em julho), chega aos 30ºC. Enfim, é o que temos! :p
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Suporta-se melhor o frio aqui, dentro das casas, que em muitas casas de Portugal :cold: :D

Ao minuto 8:11 pode-se ver o efeito da abertura de uma janela, a casa estava com uns excelentes 25 graus (!) de temperatura ou seja + 72 graus que na rua, mas o abrir a janela apenas por 20 segundos fez logo baixar a temperatura para 17ºc tal o frio :cold:

É um video um pouco longo, mas interessante sobre a vida nas cidades mais frias do Mundo:

TxoAgS0.jpg


BZAAdfY.jpg

 
Última edição:

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Na Lapónia finlandesa, com perto de -20ºC, estive hospedado numa casa pré-fabricada de madeira onde andava de manga curta.
Na Sibéria, em Yekaterinburg, com temperaturas perto de 0 (já era maio), tive que dormir de janela aberta porque não aguentava o calor dentro do quarto.
Até em países menos habituados ao frio, como Itália, estive em L'Aquila com -8ºC e o quarto estava bem quente.

Também é verdade que estive até ontem na Gralheira com temperaturas negativas na rua e a casa manteve-se quente. Mas quando voltei ontem a casa, depois de 10 dias fora, tive que ligar três aquecedores para a meter a uma temperatura suportável. Em Oeiras...