Seguimento Meteorológico Livre - 2020

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Vocês estão-se a esquecer de 2 fatores extremamente importantes: vento e humidade. 8 ºC com vento forte e humidade de quase 100% (algo relativamente comum em Portugal) pode ser mais desconfortável do que os 0 ºC sem vento e com humidade abaixo dos 50% que se vivem noutros lugares da Europa. Atenção, eu não estou a negar que temos um inverno suave para os padrões europeus, especialmente em Lisboa e no Algarve, e o nosso isolamento em geral é péssimo. Mas a minha mãe trocou as janelas de casa há uns tempos, o isolamento melhorou bastante (notou-se mais até em termos acústivos que térmicos), mas a humidade dentro de casa é demasiada alta para se estar confortável de qualquer modo...
Depois também não ajuda que haja montes de pessoas para quem se a temperatura descer dos 25 ºC já está imenso frio, e não estou só a falar de quem tem 90 anos - eu acho pouca piada a entrar num supermercado de inverno e ter que ficar de t-shirt, com 3 casacos e camisolas nas mãos, e mesmo assim ter calor... Mas muita gente gosta de sentir o "quentinho", não sei até que ponto é algo cultural (por não estarmos habituados a frio a sério) ou se é algo geral
Percebo o que queres dizer mas acho que não faz muito sentido. Esse quentinho que falas é o comum em qualquer casa ou espaço comercial dos países frios que demos como exemplo. Isso é o normal, ter uma temperatura ambiente confortável na ordem dos 20 e poucos graus (claro que mais que isso já não é conforto).
O anormal é ter frio em casa como cá e que nos leva a ter vestuário desadequado e a passar por situações como essas que referes, precisamente porque estamos habituados a uma situação que não deveria ser normal. E volto a referir que eu sou calorento e percebo o que dizes, e já senti muitas vezes esse desconforto por exemplo em transportes públicos.

Outra coisa, relativamente ao isolamento com boas janelas. Infelizmente, tirando o isolamento sonoro, na maior parte dos casos pouco resolve dado o terrível material isolante dos edifícios. Não serve de muito ter boas janelas quando as paredes deixam passar o calor. É como ter janelas duplas em paredes de papel, pouco resolve em eficiência. Ajudam, mas pouco, dado o problema estar a montante.

Mais ainda, usando o exemplo aparentemente "absurdo" de em países com -20° se chegar a abrir janelas para não ter calor em casa, então ainda mais justifica o disparate que é o nosso parque habitacional. Sendo o nosso clima muito mais ameno que esses locais, então parece-me óbvio que construções decentes com eficiência energética permitiriam que se mantivesse casas numa temperatura agradável com pouca despesa energética. Isso sim deveria ser o normal...

Para não falar do outro lado, do calor, onde obviamente este fator de boa construcao e isolamento também evitaria tremendos desconfortos e problemas de saúde pública com mortalidade nas ondas de calor.

Colega @"Charneca" Mundial , lamento mas neste assunto estás a mandar os tiros todos ao lado...
 
Última edição:


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Na Lapónia finlandesa, com perto de -20ºC, estive hospedado numa casa pré-fabricada de madeira onde andava de manga curta.
Na Sibéria, em Yekaterinburg, com temperaturas perto de 0 (já era maio), tive que dormir de janela aberta porque não aguentava o calor dentro do quarto.
Até em países menos habituados ao frio, como Itália, estive em L'Aquila com -8ºC e o quarto estava bem quente.
Vivi três anos em Massachusetts e lá é igual, um frio de rachar na rua e dentro de casa andava de calções e manga curta. O pior que apanhei foram -25 ºC um bocadinho mais a norte, em Vermont, mas assim que entras em casa tens de te despir pois as casas estão quentíssimas. A casa onde vivi durante esses três anos era velha, devia ter mais de 100 anos, feita de madeira, o chão e as escadas rangiam ao andar e, no entanto, nem o frio entrava nem o calor saía. Tinha duas portas, com uma "mudroom" entre ambas; uma espécie de pequeno hall de entrada onde deixávamos os sapatos, e o frio da rua.

A casa era tão quente que sabia bem vir cá fora ao alpendre beber um chá quente no frio :D

No primeiro Natal que vim passar a Portugal senti mais frio cá com 0ºC do que lá com -20 ºC, algo extraordinário...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Vivi três anos em Massachusetts e lá é igual, um frio de rachar na rua e dentro de casa andava de calções e manga curta. O pior que apanhei foram -25 ºC um bocadinho mais a norte, em Vermont, mas assim que entras em casa tens de te despir pois as casas estão quentíssimas. A casa onde vivi durante esses três anos era velha, devia ter mais de 100 anos, feita de madeira, o chão e as escadas rangiam ao andar e, no entanto, nem o frio entrava nem o calor saía. Tinha duas portas, com uma "mudroom" entre ambas; uma espécie de pequeno hall de entrada onde deixávamos os sapatos, e o frio da rua.

A casa era tão quente que sabia bem vir cá fora ao alpendre beber um chá quente no frio :D

No primeiro Natal que vim passar a Portugal senti mais frio cá com 0ºC do que lá com -20 ºC, algo extraordinário...

Se o chão e as escadas rangem é sinal de fantasmas, cá para mim, a casa era assombrada. :D :inocente:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Isto já é provavelmente mais uma questão cultural e de hábito (a juntar aos factores pessoais de eu ser calorento e novo), mas a ideia de vir da rua com temperaturas negativas e em casa estar tanto calor que tenho que estar em roupa interior parece-me só um gasto desnecessário de energia (e consequentemente de dinheiro) e um incómodo extra a mudar de roupa, mesmo tendo em conta que com bom isolamento o gasto de energia para manter uma temperatura de 25 ºC ou superior será bem mais baixo. Tenho um primo que mora em Milão e eles fazem isso, mas quando soube achei estranho. E então se for em lugares com muita densidade de pessoas ainda me aumenta mais a sensação de calor, como centros comerciais e transportes públicos.
Ah, esse familiar também me disse o que já referi: sente mais frio com 5 ºC húmidos e ventosos na Figueira que com -5 ºC secos e com ar parado em Milão. E isto na rua, não tem que ver com isolamentos/aquecimento :D
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
As temperaturas que às vezes se encontram em sítios públicos durante o Inverno em Portugal são absurdas. No ano passado entrei no Palácio do Gelo (nem sequer estava um dia particularmente frio na rua, segundo a minha memória) e quando lá cheguei a sensação que tive foi a mesma de quando estou a fazer um assado e abro o forno para ver se já está a ficar tostado. Lá tive de encurtar as compras. Lembro-me de outra vez entrar numa farmácia que não é a 'minha', aí sim, num dia frio, e ter pensado que tinha acabado de aterrar no Rio, no 'Inverno'. Não devia andar longe dos 30°C. Uma idiotice.
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
[QUOTE="N_Fig, post: 811397, member: 2085"sente mais frio com 5 ºC húmidos e ventosos na Figueira que com -5 ºC secos e com ar parado em Milão. E isto na rua, não tem que ver com isolamentos/aquecimento :D[/QUOTE]

Isso é porque na Figueira ninguém abre as janelas.. naturalmente. ;)
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
As temperaturas que às vezes se encontram em sítios públicos durante o Inverno em Portugal são absurdas. No ano passado entrei no Palácio do Gelo (nem sequer estava um dia particularmente frio na rua, segundo a minha memória) e quando lá cheguei a sensação que tive foi a mesma de quando estou a fazer um assado e abro o forno para ver se já está a ficar tostado. Lá tive de encurtar as compras. Lembro-me de outra vez entrar numa farmácia que não é a 'minha', aí sim, num dia frio, e ter pensado que tinha acabado de aterrar no Rio, no 'Inverno'. Não devia andar longe dos 30°C. Uma idiotice.
Eu concordo a 100%, mas se leres as últimas duas páginas deste tópico, vais ver imenso louvores às casas no estrangeiro com mais de 25 ºC no inverno. Tu não viveste na Alemanha? Lá deve ser igual, são gostos (em parte)
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
[QUOTE="N_Fig, post: 811397, member: 2085"sente mais frio com 5 ºC húmidos e ventosos na Figueira que com -5 ºC secos e com ar parado em Milão. E isto na rua, não tem que ver com isolamentos/aquecimento :D

Isso é porque na Figueira ninguém abre as janelas.. naturalmente. ;)[/QUOTE]
Se estás a falar do vento constante na Figueira, podes crer... Então no verão é horrível, eu convivo bem com as temperaturas "baixas", a falta de sol não me faz impressão, a água fria é chata mas uma pessoa habitua-se e até um chuvisco se pode tolerável, mas rajadas de 30/40 km/h (ou mais) e levar com montes de areia dolorosa... Epá, não dá, é a única coisa que me faz logo ir para casa, ou pelo menos mudar de lugar
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Eu concordo a 100%, mas se leres as últimas duas páginas deste tópico, vais ver imenso louvores às casas no estrangeiro com mais de 25 ºC no inverno. Tu não viveste na Alemanha? Lá deve ser igual, são gostos (em parte)

Sim, nasci e vivi lá. A casa onde vivia era já algo antiga. Gastava-se algum dinheiro para a manter quente. As janelas congelavam no Inverno e de manhã era muito difícil abri-las. Não tenho memória de passar frio lá dentro mas certamente também não tinha 25°C. Hoje, se estão 5°C na rua, não quero nem preciso ter 25°C dentro de casa. Não quero andar embrulhada num edredão dentro de casa mas também não quero andar de calções e t-shirt em Dezembro. Do mesmo modo que quando estão 36°C na rua, não preciso nem quero que estejam 12°C dentro de casa. Outra coisa completamente diferente é passar frio ou calor intensos dentro de casa. Isso acontece muito em Portugal e não devia. Acho a minha casa mais quente de verão do que fria no inverno. Este Julho não foi fácil e eu tenho AC, ventoinhas comuns e até ventiladores a bateria. Neste momento não tenho nada ligado em casa. Estão 16°C e picos em casa e estou bem. Estando a mexer não tenho frio. Parada, os pés arrefecem. Faço uma botija (daquelas à antiga Portuguesa) antes de deitar e pronto. Naqueles dias mais frios, como ainda aconteceu recentemente, aí sim, ligo o aquecimento central ou o ar condicionado, conforme as circunstâncias.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Eu concordo a 100%, mas se leres as últimas duas páginas deste tópico, vais ver imenso louvores às casas no estrangeiro com mais de 25 ºC no inverno. Tu não viveste na Alemanha? Lá deve ser igual, são gostos (em parte)

Acho que ninguém fez louvores ao facto de no estrangeiro as casas estarem com mais de 25ºC, mas sim ao facto de isso ser possível e algo que é adquirido como "normal" nos países lá de fora. Mas isso também depende de cada um escolher a temperatura a que quer manter a casa. O importante que foi referido é que existe a capacidade de manter a casa quente, enquanto em Portugal isso é algo não tão comum.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Não deixa de ser surrpreendente mas as casas anteriores aos anos 30/40, feitas no Norte com enormes pedras de granito ou no Algarve com pedra e paredes muito espessas, quando levam boas janelas e tecto acabam por isolar melhor que as que foram feitas em décadas posteriores. A partir dos anos 50 houve um crescimento brutal da área urbana que se acentuou muito depois do final dos anos 60. Construiu-se então muito mas sem qualidade, edifícios feios, ausência de espaços verdes, e mau isolamet! Foi quando se fizera aa fortunas dos chamados paros-bravos e o país ficou inundado de mamarrachos! Eu conheço edifícios destes anos que têm tantos problemas de infiltrações, humidade e mau isolamento que a solução mais barata a longo prazo é demolir e fazer tudo de novo. Uma vez falei sobre este problema com um conhecido arquitecto português e ele disse-me, solução, só dinamitando os suburbios de meio país e fazendo tudo de novo.

No Porto percebia que as pessoas achavam normal ter frio em casa e não tinham consciência que isto não deveria ser aceite num país europeu. A mim afectava muito a produtividade no estudo em casa, com uma casa gelada a concentração era mais difícil. Arrendar um apartamento bem isolado e com aquecimento era genericamente um luxo de rico, esses apartamentos normalmente estavam nas zonas e edifícios mais caros. Eu vivi num prédio relativamente recente que tinha um isolamento terrível, janelas que deixavam passar tudo, sem aquecimento a casa vinha para 10 graus.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Acho que ninguém fez louvores ao facto de no estrangeiro as casas estarem com mais de 25ºC, mas sim ao facto de isso ser possível e algo que é adquirido como "normal" nos países lá de fora. Mas isso também depende de cada um escolher a temperatura a que quer manter a casa. O importante que foi referido é que existe a capacidade de manter a casa quente, enquanto em Portugal isso é algo não tão comum.

E Portugal tem sim zonas frias no interior Norte e Centro. No Inverno as temperaturas médias de povoações do Nordeste transmontano, por exemplo, não diferem muito de cidades inglesas, com a diferença que as mínimas podem ser bem inferiores.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Se estás a falar do vento constante na Figueira, podes crer... Então no verão é horrível

Esse vento é maravilhoso para quem, como eu, não faz praia. Se eu não quisesse vento, ficava em Viseu. Nortada da Figueira em Agosto é do melhor. E ligar para o pessoal em Viseu e ouvir que está muito calor, trinta e não sei quantos, e eu: 'aqui está óptimo, vinte e dois com vento'. Ah, saudades! :D