Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
"Noutros países, com temperaturas mais frias do que o nosso, o aquecimento está ligado 24 horas por dia."
Isto é uma estupidez, é só um gasto de energia completamente desnecessário... As perdas de energia são proporcionais à diferença de temperatura entre o interior e o exterior. Mas concordo em geral com o resto do artigo

Depende...
O aquecimento ligado 24 por dia pode ser ainda mais eficaz e barato do que aquecer a casa por meras horas.
Os sistemas de aquecimento podem ser reguláveis tanto na temperatura como no tempo.
Um exemplo: eu tenho sistema de aquecimento a gasóleo. Muito oneroso. Quando instalei o gasóleo era barato e parecia-me rentável.
Hoje não penso assim, o custo é incomportável. óbvio!
Há uns anos ligava o sistema 2 horas por dia, fim de tarde, a temperatura alta (>60ºC).
Agora ligo o dobro do tempo a temperatura de cerca de 46ºC.
Resultado: gasto menos gasóleo. E o resultado é melhor. Porquê? Aprendi em viagens à Espanha "fria".
Constatei nalguns hotéis\restaurantes que a temperatura da água nos radiadores era baixa, mas ainda assim a temperatura ambiente era muito agradável. Indaguei e respondiam-me que era mais eficaz e barato aquecer as casas a mais baixa temperatura regulada.
Testei e comprovei. Penso que as perdas térmicas em todo o circuito são menores, e as caldeiras ligam e desligam os queimadores menos vezes.

É claro que tenho uma salamandra que uso de forma mais usual hoje em dia, gasto 2\2,5 toneladas de lenha por inverno (ou mais se mais frio). É bem mais barato. O senão é ter tempo para o fazer se quiser aquecer rapidamente a casa - para isso recorro a 2 horas de aquecimento a gasóleo, enquanto aguardo que a salamandra comece "a trabalhar a velocidade de cruzeiro". ;)
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Depende...
O aquecimento ligado 24 por dia pode ser ainda mais eficaz e barato do que aquecer a casa por meras horas.
Os sistemas de aquecimento podem ser reguláveis tanto na temperatura como no tempo.
Um exemplo: eu tenho sistema de aquecimento a gasóleo. Muito oneroso. Quando instalei o gasóleo era barato e parecia-me rentável.
Hoje não penso assim, o custo é incomportável. óbvio!
Há uns anos ligava o sistema 2 horas por dia, fim de tarde, a temperatura alta (>60ºC).
Agora ligo o dobro do tempo a temperatura de cerca de 46ºC.
Resultado: gasto menos gasóleo. E o resultado é melhor. Porquê? Aprendi em viagens à Espanha "fria".
Constatei nalguns hotéis\restaurantes que a temperatura da água nos radiadores era baixa, mas ainda assim a temperatura ambiente era muito agradável. Indaguei e respondiam-me que era mais eficaz e barato aquecer as casas a mais baixa temperatura regulada.
Testei e comprovei. Penso que as perdas térmicas em todo o circuito são menores, e as caldeiras ligam e desligam os queimadores menos vezes.

É claro que tenho uma salamandra que uso de forma mais usual hoje em dia, gasto 2\2,5 toneladas de lenha por inverno (ou mais se mais frio). É bem mais barato. O senão é ter tempo para o fazer se quiser aquecer rapidamente a casa - para isso recorro a 2 horas de aquecimento a gasóleo, enquanto aguardo que a salamandra comece "a trabalhar a velocidade de cruzeiro". ;)
Todos os estudos apontam para um gasto muito maior pelas razões que disse: as perdas dependem do gradiente térmico, e aumentando esse gradiente térmico o dia todo, gasta-se muito mais do que aquilo que se "ganha" ao não ter que aquecer tudo duma vez ao voltar a casa. Isto aponta para 10% de poupanças energéticas:
https://www.energy.gov/energysaver/thermostats
Em geral vejo dados de 5 a 15%, o que é bastante significativo. Se esse sistema de aquecimento tem um "tempo de estabilização" tão grande que não compensa mesmo... Aconselho comprar um sistema de aquecimento novo
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Manter uma temperatura alta dentro de casa (ou baixa, no verão) quando se está fora de casa a trabalhar é um desperdício de energia. Para quem não tem paciência de chegar a casa e ainda esperar 15 minutos que a casa aqueça (ou arrefeça, se for o caso), há termóstatos que funcionam com temporizadores. Algumas casas mais modernas até já vêm de origem com isso, e mesmo que seja preciso comprar e instalar algo assim, paga-se a si próprio em meses ou no máximo um par de anos com as poupanças de energia. É que mesmo que haja dinheiro para pagar...


Não está 24 horas todos os dias, se estiver fora de casa ligo o temporizador para arrancar um pouco antes de chegar, claro, mas como podes imaginar, nesta altura é fácil estar 24 horas em casa :rolleyes:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas pessoal! Para perceberem o como são mal contruídas as casas em Portugal, vou explicar-vos a minha experiência.
Vivo atualmente numa moradia que foi construída no ano 2000, mas no fundo com as técnicas de construção são dos anos 70 início dos anos 80 do século passado.
A moradia não tem (ou praticamente não tem caixa de ar) as paredes são de tijolo de cimento (sim, não são duas fileiras de tijolo com isolamento), as janelas são de vidro duplo mas, o que interessa o vidro duplo se são de correr e por isso existe meio centímetro (no mínimo) entre a calha inferior e calha superior com portadas das mais baratas (microperfuradas) que não permitem regular minimamente a temperatura. Resumindo, quando faz frio, a temperatura no quarto ronda os os +12/13ºC, se fizer geada, (entre os os+ 0ºCe os + 3ºC) a temperatura no quarto desce aos +9ºC /10ºC, isto porque não tenho nenhum tipo de aquecimento central em casa, e a minha mulher tem imensos problemas respiratórios, o que torna difícil conjugar o aquecimento da casa com os problemas respiratórios dela, o ar condicionado não dá, radiadores a óleo, etc.., (só tolera lareira), nada lhe faz bem,..., e claro, pneumonia, também não, isto é o retrato da maior parte das condições de vida/casa/isolamento térmico da maior parte dos idosos residentes em Portugal! É assim infelizmente!...
 
Última edição:

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas pessoal! Para perceberem o como são mal contruídas as casas em Portugal, vou explicar-vos a minha experiência.
Vivo atualmente numa moradia que foi contruída no ano 2000, mas no fundo com as técnicas de construção são dos anos 70 início dos anos 80 do século passado.
A moradia não tem (ou praticamente não tem caixa de ar) as paredes são de tijolo de cimento (sim, não são duas fileiras de tijolo com isolamento), as janelas são de vidro duplo mas, o que interessa o vidro duplo se são de correr e por isso existe meio centímetro entre a calha inferior e calha superior com portadas das mais baratas (microperfuradas) que não permitem regular minimamente a temperatura. Resumindo, quando faz frio, a temperatura no quarto ronda os os +12/13ºC, se fizer geada, (entre os os+ 0ºCe os + 3ºC) a temperatura no quarto desce aos +9ºC /10ºC, isto porque não tenho nenhum tipo de aquecimento central em casa, e a minha mulher tem imensos problemas respiratórios, o que torna difícil conjugar o aquecimento da casa com os problemas respiratórios dela, o ar condicionado não dá, radiadores a óleo, etc.., (só tolera lareira), nada lhe faz bem,..., e claro, pneumonia, também não, isto é o retrato da maior parte das condições de vida/casa/isolamento térmico da maior parte dos idosos residentes em Portugal! É assim infelizmente!...
Tirando a questão dos problemas de saúde, é exatamente a situação da minha casa, construída em 1996. Acresce que há grandes diferenças em várias divisões da casa: na garagem (metade da qual abaixo do nível do solo) a temperatura é relativamente amena ao longo do ano; o quarto dos meus pais está voltado a sul e apanha com sol todo o dia no verão tornando-se um forno; o meu voltado a norte não apanha sol direto quase 3 meses tornando-se num congelador. Felizmente não temos problemas de humidade, senão seria insuportável.

Ainda assim no fim de semana cheguei a acordar com 8°C no quarto mesmo tendo tido o aquecimento (recuperador de lenha) aceso no dia anterior desde as 17h até às 23h e 16°C ao deitar.
Eu sou jovem e saudável, e mesmo assim passo mal cá por casa no inverno principalmente quando stou horas a estudar parado, ficando com as mãos tão geladas que deixo de as sentir. Um idoso passa muito mal nestas condições.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Boas pessoal! Para perceberem o como são mal contruídas as casas em Portugal, vou explicar-vos a minha experiência.
Vivo atualmente numa moradia que foi construída no ano 2000, mas no fundo com as técnicas de construção são dos anos 70 início dos anos 80 do século passado.
A moradia não tem (ou praticamente não tem caixa de ar) as paredes são de tijolo de cimento (sim, não são duas fileiras de tijolo com isolamento), as janelas são de vidro duplo mas, o que interessa o vidro duplo se são de correr e por isso existe meio centímetro (no mínimo) entre a calha inferior e calha superior com portadas das mais baratas (microperfuradas) que não permitem regular minimamente a temperatura. Resumindo, quando faz frio, a temperatura no quarto ronda os os +12/13ºC, se fizer geada, (entre os os+ 0ºCe os + 3ºC) a temperatura no quarto desce aos +9ºC /10ºC, isto porque não tenho nenhum tipo de aquecimento central em casa, e a minha mulher tem imensos problemas respiratórios, o que torna difícil conjugar o aquecimento da casa com os problemas respiratórios dela, o ar condicionado não dá, radiadores a óleo, etc.., (só tolera lareira), nada lhe faz bem,..., e claro, pneumonia, também não, isto é o retrato da maior parte das condições de vida/casa/isolamento térmico da maior parte dos idosos residentes em Portugal! É assim infelizmente!...

Estou farto de avisar as pessoas que vidro duplo pouco ou nada resolve se não houver boa calafetagem e se houver caixilhos de alumínio. Calafetar janelas de correr é quase impossível, ou portas de correr, por isso em Inglaterra nunca vi uma janela ou porta de correr! Só há janelas que abrem para o exterior, ou portas que abrem para dentro. As marquises de alumínio nas varandas são outra grande ilusão, tanto que não se vê nada disso no Norte da Europa e as casas são quentes. A Grande Lisboa é o reino das marquises de alumínio! Outro erro são as portas de entrada em alumínio e sem calafetagem, pior ainda quando são de correr.

Arrendar ou comprar algo com isolamento decente é um luxo de rico quando deveria ser a norma.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boa tarde, ainda hoje passei pelo Rio Sado e continua seco, sem água corrente. Previsões de chuva para hoje no Sul e nem uma pinga caiu. No início de Setembro falei aqui que iria ser mais um Inverno Seco para o Vale do Sado e infelizmente vai bater certo. Cada ano que passa tudo cada vez mais seco, e o desespero de quem vive da produção da terra cada vez é maior. As nuvens passam bem carregadas mas chuva nem vê-la. Os solos por baixo estão secos, confirmei hoje ao ver uma Rectroescavadora a abrir um buraco e comprova o grau severo de seca que atravessamos, está seca. Enfim......
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde, ainda hoje passei pelo Rio Sado e continua seco, sem água corrente. Previsões de chuva para hoje no Sul e nem uma pinga caiu. No início de Setembro falei aqui que iria ser mais um Inverno Seco para o Vale do Sado e infelizmente vai bater certo. Cada ano que passa tudo cada vez mais seco, e o desespero de quem vive da produção da terra cada vez é maior. As nuvens passam bem carregadas mas chuva nem vê-la. Os solos por baixo estão secos, confirmei hoje ao ver uma Rectroescavadora a abrir um buraco e comprova o grau severo de seca que atravessamos, está seca. Enfim......
A sério que mal o inverno começou e já se está a dizer que vai ser seco? Valha-me Deus! :facepalm:
Quanto à precipitação, para hoje nem estava prevista grande coisa para aí, no máximo uns 0,3 ou 0,4 mm. A estação de Alvalade do Sado (rede IPMA) acumula até ao momento 0,1 mm, o que é pouquíssimo contudo já era o esperado. :(
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
A sério que mal o inverno começou e já se está a dizer que vai ser seco? Valha-me Deus! :facepalm:
Quanto à precipitação, para hoje nem estava prevista grande coisa para aí, no máximo uns 0,3 ou 0,4 mm. A estação de Alvalade do Sado (rede IPMA) acumula até ao momento 0,1 mm, o que é pouquíssimo contudo já era o esperado. :(

Não falo por pessimismo, falo porque infelizmente é a realidade. Estamos em Dezembro e nós agricultores desesperamos pela falta de água no rio Sado, só alguns pegos têm água, as barragens estão sem fornecer água há 2 anos. Não temos água, tem chovido muito pouco e estamos em pleno Dezembro e não passa disto, aqui as tempestades se entram pelo Algarve aqui apanhamos os restos, se vêm do oceano atlântico o Norte e Centro são beneficiados e aqui só restos. São já 5 anos seguidos com restos.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Não falo por pessimismo, falo porque infelizmente é a realidade. Estamos em Dezembro e nós agricultores desesperamos pela falta de água no rio Sado, só alguns pegos têm água, as barragens estão sem fornecer água há 2 anos. Não temos água, tem chovido muito pouco e estamos em pleno Dezembro e não passa disto, aqui as tempestades se entram pelo Algarve aqui apanhamos os restos, se vêm do oceano atlântico o Norte e Centro são beneficiados e aqui só restos. São já 5 anos seguidos com restos.
Este é o acumulado previsto pelo modelo ECMWF em Ourique até dia 24 de dezembro: :rolleyes:
- Máximo: 98,4 mm
- Percentil 90: 70,4 mm
- Mediano: 49,6 mm
- Percentil 10: 31,7 mm
- Mínimo: 20,9 mm
(média de dezembro em Alvalade do Sado - 96,3 mm)

A sério que, no dia 9 de dezembro, com somente 9 dias de inverno, vale a pena afirmar que o inverno vai ser seco? Aliás, na nascente do Sado o outono até foi mais chuvoso que a média, logo não há razões de queixa, para já. :console:
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig e joselamego

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Boa tarde, ainda hoje passei pelo Rio Sado e continua seco, sem água corrente. Previsões de chuva para hoje no Sul e nem uma pinga caiu. No início de Setembro falei aqui que iria ser mais um Inverno Seco para o Vale do Sado e infelizmente vai bater certo. Cada ano que passa tudo cada vez mais seco, e o desespero de quem vive da produção da terra cada vez é maior. As nuvens passam bem carregadas mas chuva nem vê-la. Os solos por baixo estão secos, confirmei hoje ao ver uma Rectroescavadora a abrir um buraco e comprova o grau severo de seca que atravessamos, está seca. Enfim......
A situação nessa zona é a mais grave de momento! Não sei porquê não há um único evento a jeito para aí...talvez seja uma zona dependente de frentes mais ativas/pós-frontais que praticamente deixaram de existir. O mesmo se aplica a bacias como Odelouca e Mira que precisam de mais chuva orográfica ou o mesmo que dizer eventos/frentes. No sotavento a maior parte da precipitação acumulada é de origem convectiva o que por vezes ainda vai aparecendo. Agora desenganem-se os mais incautos pois nada está resolvido e se calhar nunca mais vai estar. Teremos de aprender a viver com menos água!
O positivo é que em príncipio vamos continuar com mais alguma chuva. É esperar o melhor e preparar-se para o pior...
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Este é o acumulado previsto pelo modelo ECMWF em Ourique até dia 24 de dezembro: :rolleyes:
- Máximo: 98,4 mm
- Percentil 90: 70,4 mm
- Mediano: 49,6 mm
- Percentil 10: 31,7 mm
- Mínimo: 20,9 mm
(média de dezembro em Alvalade do Sado - 96,3 mm)

A sério que, no dia 9 de dezembro, com somente 9 dias de inverno, vale a pena afirmar que o inverno vai ser seco? Aliás, na nascente do Sado o outono até foi mais chuvoso que a média, logo não há razões de queixa, para já. :console:

Queixas?!? Não!! Está-se cada vez melhor nesta zona, hoje até está a chover!!! 2 mm acumulados!! Sim, é verdade e já mencionei isso em comentários anteriores, este outono tem chovido mais, mas pensem um pouco: estamos há 5 anos com seca no Vale do Sado, aqui já caíram pouco mais que 200 mm na zona de Alvalade e o rio sado continua sem corrente de água. Estamos a iniciar o Inverno e continuamos com falta de água. Os agricultores da região continuam a não ter água em furos e poços para dar ao gado, o que nos safa são alguns pegos do rio sado que ainda subsistem, e os agricultores têm de a ir buscar em depósitos cisternas para o gado.

Para quem fala que logo não há razões de queixa, fala sem saber, é atirar palavras no escuro, não conhece a realidade. Convido desde já a quem duvida da real situação de seca no Vale do Sado que venha visitar a zona. Saiam dos carros e percorram a pé os campos, o Rio Sado e vejam e confirmem o que estou a dizer.
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Queixas?!? Não!! Está-se cada vez melhor nesta zona, hoje até está a chover!!! 2 mm acumulados!! Sim, é verdade e já mencionei isso em comentários anteriores, este outono tem chovido mais, mas pensem um pouco: estamos há 5 anos com seca no Vale do Sado, aqui já caíram pouco mais que 200 mm na zona de Alvalade e o rio sado continua sem corrente de água. Estamos a iniciar o Inverno e continuamos com falta de água. Os agricultores da região continuam a não ter água em furos e poços para dar ao gado, o que nos safa são alguns pegos do rio sado que ainda subsistem, e os agricultores têm de a ir buscar em depósitos cisternas para o gado.

Para quem fala que logo não há razões de queixa, fala sem saber, é atirar palavras no escuro, não conhece a realidade. Convido desde já a quem duvida da real situação de seca no Vale do Sado que venha visitar a zona. Saiam dos carros e percorram a pé os campos, o Rio Sado e vejam e confirmem o que estou a dizer.

A mim cheira-me é a desvios de água ilegais que depois não chegam aonde a água deveria mais de chegar...