Seguimento Meteorológico Livre - 2020

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
  • Gosto
Reactions: joselamego


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Desde o dia 6 que todo o país tem precipitação, maior ou menor é certo.
Todo o país...
Não é o que desejam? Há quanto tempo não temos 10 dias consecutivos (pelo menos) em que todas as regiões tem chuva?
Eu sei que é pouca para as necessidades nalgumas zonas, que os rios e ribeiros ainda correm com pouca água. Mas com aquíferos tão em baixo é óbvio que seria assim.

Aqui na minha zona, num ano com mais de 2000 mm, apanhando um verão bem seco, há minas e nascentes que secam. E só com duas ou mais semanas de muita chuva (+ de 150 mm) é que voltam as águas. Imagino no sul\interior. Se muitas fontes e nascentes voltaram "à vida", então a situação está bem melhor agora.

Esperemos que se mantenha este regime de dias com precipitação - amanhã será seco! - para as nascentes terem a capacidade de abastecer as barragens.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Dia 19 nova frente, depois disso os modelos estao muito incertos.

O mes no Sul devera ser seco, mas ainda pode haver surpresa. No sotavento Algarvio a media do trimestre ficou feita em Novembro. A situacao esta pior no Vale do Sado, que precisava de um Dezembro chuvoso. A tendencia dos ultimos vinte anos tem Sido de queda da precipitacao entre Dezembro e Fevereiro e aumento notavel na Primavera.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Dia 19 nova frente, depois disso os modelos estao muito incertos.

O mes no Sul devera ser seco, mas ainda pode haver surpresa. No sotavento Algarvio a media do trimestre ficou feita em Novembro. A situacao esta pior no Vale do Sado, que precisava de um Dezembro chuvoso. A tendencia dos ultimos vinte anos tem Sido de queda da precipitacao entre Dezembro e Fevereiro e aumento notavel na Primavera.

Incrível a diferença por exemplo, da Serra de Monchique, que tem zonas com cerca de 200mm acumulados este mês, para o sotavento algarvio não passa dos 10mm... O barlavento, especialmente na zona da costa ocidental, e costa alentejana , não estão tão mal (entre 40 a 70 mm). É o típico de rios atmosféricos, e massas de ar carregadas de humidade vindas de NW que descarregam tudo nas serras e nada deixam do outro lado.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Incrível a diferença por exemplo, da Serra de Monchique, que tem zonas com cerca de 200mm acumulados este mês, para o sotavento algarvio não passa dos 10mm... O barlavento, especialmente na zona da costa ocidental, e costa alentejana , não estão tão mal (entre 40 a 70 mm). É o típico de rios atmosféricos, e massas de ar carregadas de humidade vindas de NW que descarregam tudo nas serras e nada deixam do outro lado.

O mês pode ser seco no Sotavento Algarvio, só por um detalhe, o dilúvio caiu no último dia de Novembro, se tivesse caído no 1º Dezembro, já seria um mês normal e Novembro teria sido acima da média na mesma, é tramado quando o dilúvio cai no último dia do mês pode ser bom como já aconteceu e pode ser mau. :D

Mesmo assim, ontem a Fóia acumulou 7.8 mm e Olhão acumulou 7.7 mm.

Alcácer do Sal foi a 2ª estação com maior precipitação ontem com 46.9 mm, Alvalade teve 8.4 mm, num mapa com poucas estações.
 
Última edição:

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Por algum motivo a Serra de Monchique tem as características que tem e a pluviosidade anual ronda os 1200 a 1600 mm. Por isso não serve de comparação para o que quer que seja.
A questão do diluvio no último dia do mês de Novembro, bem se bem me lembro nas estações do IPMA rondou os 50 mm, por isso não dá para pôr na média do mês de Dezembro se tal acontecesse.
Se... Se.. Se.. Também se não chovesse um diluvio num dia em Outubro em mês de mês chuvoso seria muito seco, se não fosse o regime de torrencial de algumas precipitações as barragens estariam na Amargura.
Mas a meteorologia e as ciências não vivem de ses mas sim de factos.
Quanto ao mês de Dezembro que estamos a ter não vejo surpresa nenhuma segue a mesma linha dos últimos 10 anos por estas bandas.
O mesmo espero para Janeiro e Fevereiro..
Quanto às barragens estão com boas recuperações!
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
O mês pode ser seco no Sotavento Algarvio, só por um detalhe, o dilúvio caiu no último dia de Novembro, se tivesse caído no 1º Dezembro, já seria um mês normal e Novembro teria sido acima da média na mesma, é tramado quando o dilúvio cai no último dia do mês pode ser bom como já aconteceu e pode ser mau. :D

Mesmo assim, ontem a Fóia acumulou 7.8 mm e Olhão acumulou 7.7 mm.

Alcácer do Sal foi a 2ª estação com maior precipitação ontem com 46.9 mm, Alvalade teve 8.4 mm, num mapa com poucas estações.
Na serra de Monchique já é habitual esses acumulados . Vivi um ano em Monchique ( 2017/18) e eu mesmo testemunhei isso ...
Vou regressar a Monchique daqui a uns dias

Enviado do meu Mi 9 Lite através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Na serra de Monchique já é habitual esses acumulados . Vivi um ano em Monchique ( 2017/18) e eu mesmo testemunhei isso ...
Vou regressar a Monchique daqui a uns dias

Enviado do meu Mi 9 Lite através do Tapatalk

Acabou-se o medronho. :D
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Por algum motivo a Serra de Monchique tem as características que tem e a pluviosidade anual ronda os 1200 a 1600 mm. Por isso não serve de comparação para o que quer que seja.
A questão do diluvio no último dia do mês de Novembro, bem se bem me lembro nas estações do IPMA rondou os 50 mm, por isso não dá para pôr na média do mês de Dezembro se tal acontecesse.
Se... Se.. Se.. Também se não chovesse um diluvio num dia em Outubro em mês de mês chuvoso seria muito seco, se não fosse o regime de torrencial de algumas precipitações as barragens estariam na Amargura.
Mas a meteorologia e as ciências não vivem de ses mas sim de factos.
Quanto ao mês de Dezembro que estamos a ter não vejo surpresa nenhuma segue a mesma linha dos últimos 10 anos por estas bandas.
O mesmo espero para Janeiro e Fevereiro..
Quanto às barragens estão com boas recuperações!
Não vale a pena muitas palavras....ainda à dias é que estive a analisar...no Algarve temos o exemplo de Odelouca que entre o fim de Setembro e fim de Novembro conseguiu perder 1.5%. Depois temos Odeleite que ganhou uns 17%. Grande diferença entre barlavento/sotavento. O ano passado apesar da miséria que foi o Outono no geral, acabou por ser bem melhor para a bacia de Odelouca. Temos os solos bem preparados para recuperar alguma água mas como sempre muita incerteza quanto ao futuro... Eu comparo este Outono aquelas equipas que não jogam nada mas depois têm um monento de brilhantismo e ganham o jogo:D
Só que neste caso não está ganho é mais um empate...