Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2020



Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Situação grave na Madeira com precipitação muito intensa, principalmente no norte da ilha. No Porto Moniz, 105.6 mm acumulados em 5 horas, ao nível do mar. Algumas localidades próximas do Porto Moniz reportam pessoas em dificuldade nos seus carros e casas. No Funchal temos períodos de precipitação intensa acompanhado de trovoada desde a hora de almoço.
 

PEAT88

Cirrus
Registo
20 Set 2012
Mensagens
43
Local
Funchal
20201225-164507.jpg

Esta tarde pelas 16:30 em St. António, Funchal.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
https://www.dnoticias.pt/2020/12/25...H2hKh9p5z63sC6lhBDc_zLIcGObqVLOYIyCgMNJA8DGko

O IPMA tem a Ilha apenas em Aviso Amarelo e pelo radar a situação continua complicada na Costa Norte. Como é que é possível? Para que serve o radar? Enfim...

117mm desde o 12h em Porto Moniz. Praticamente o dobro daquilo que está nos critérios para aviso vermelho.

Monte acumulou 22mm em 1 hora.

32mm nas últimas 2 horas no Areeiro.
 

PEAT88

Cirrus
Registo
20 Set 2012
Mensagens
43
Local
Funchal
https://www.dnoticias.pt/2020/12/25...H2hKh9p5z63sC6lhBDc_zLIcGObqVLOYIyCgMNJA8DGko

O IPMA tem a Ilha apenas em Aviso Amarelo e pelo radar a situação continua complicada na Costa Norte. Como é que é possível? Para que serve o radar? Enfim...

117mm desde o 12h em Porto Moniz. Praticamente o dobro daquilo que está nos critérios para aviso vermelho.

Monte acumulou 22mm em 1 hora.

32mm nas últimas 2 horas no Areeiro.
Estava agora mesmo a comentar isso... não consigo compreender ... caros amigos.. pela imagem de radar desde esta manhã bem cedo, era obvia a aproximação de precipitação muito intensa. E os avisos mantiveram-se amarelos, foram prolongados 2 vezes..sempre com a mesma cor. Eu acho isto incompreensível e inaceitavel.

Havia tempo de sobra para tomar medidas preventivas para garantir a segurança das populações e colocar no terreno meios humanos e logísticos para acautelar as situações e garantir evacuações com a devida antecedência.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Mais 12.9mm em Porto Moniz na última hora. Quase 130mm no total.

19.8mm no Areeiro e 52mm em 3 horas.

12.3mm no Monte e 51.7mm em 4 horas.

Aviso Vermelho? Nem laranja, quanto mais.

Não costumo atacar o IPMA, mas isto é vergonhoso.

Sabia que estava previsto um natal instável para a Madeira, mas quando vi as imagens na televisão fiquei chocado. Entretanto, fui ao site e estava o mesmo aviso que lançaram há uns dias.

Estava agora mesmo a comentar isso... não consigo compreender ... caros amigos.. pela imagem de radar desde esta manhã bem cedo, era obvia a aproximação de precipitação muito intensa. E os avisos mantiveram-se amarelos, foram prolongados 2 vezes..sempre com a mesma cor. Eu acho isto incompreensível e inaceitavel.

Havia tempo de sobra para tomar medidas preventivas para garantir a segurança das populações e colocar no terreno meios humanos e logísticos para acautelar as situações e garantir evacuações com a devida antecedência.
Podemos dizer que o dinheiro gasto no radar e nas estações instaladas na ilha foi só porque sim. Podiam ter um serviço fantástico, mas por vezes há com cada falha, que tristeza! Coitados é daqueles que passam por estas situações.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
https://www.dnoticias.pt/2020/12/25...H2hKh9p5z63sC6lhBDc_zLIcGObqVLOYIyCgMNJA8DGko

O IPMA tem a Ilha apenas em Aviso Amarelo e pelo radar a situação continua complicada na Costa Norte. Como é que é possível? Para que serve o radar? Enfim...

117mm desde o 12h em Porto Moniz. Praticamente o dobro daquilo que está nos critérios para aviso vermelho.

Monte acumulou 22mm em 1 hora.

32mm nas últimas 2 horas no Areeiro.

Estava agora mesmo a comentar isso... não consigo compreender ... caros amigos.. pela imagem de radar desde esta manhã bem cedo, era obvia a aproximação de precipitação muito intensa. E os avisos mantiveram-se amarelos, foram prolongados 2 vezes..sempre com a mesma cor. Eu acho isto incompreensível e inaceitavel.

Havia tempo de sobra para tomar medidas preventivas para garantir a segurança das populações e colocar no terreno meios humanos e logísticos para acautelar as situações e garantir evacuações com a devida antecedência.

Mais 12.9mm em Porto Moniz na última hora. Quase 130mm no total.

19.8mm no Areeiro e 52mm em 3 horas.

12.3mm no Monte e 51.7mm em 4 horas.

Aviso Vermelho? Nem laranja, quanto mais.

Não costumo atacar o IPMA, mas isto é vergonhoso.

Sabia que estava previsto um natal instável para a Madeira, mas quando vi as imagens na televisão fiquei chocado. Entretanto, fui ao site e estava o mesmo aviso que lançaram há uns dias.


Podemos dizer que o dinheiro gasto no radar e nas estações instaladas na ilha foi só porque sim. Podiam ter um serviço fantástico, mas por vezes há com cada falha, que tristeza! Coitados é daqueles que passam por estas situações.


Situação mais do que previsível a horas de distância:

 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Mais 12.9mm em Porto Moniz na última hora. Quase 130mm no total.

19.8mm no Areeiro e 52mm em 3 horas.

12.3mm no Monte e 51.7mm em 4 horas.

Aviso Vermelho? Nem laranja, quanto mais.

Não costumo atacar o IPMA, mas isto é vergonhoso.

Sabia que estava previsto um natal instável para a Madeira, mas quando vi as imagens na televisão fiquei chocado. Entretanto, fui ao site e estava o mesmo aviso que lançaram há uns dias.


Podemos dizer que o dinheiro gasto no radar e nas estações instaladas na ilha foi só porque sim. Podiam ter um serviço fantástico, mas por vezes há com cada falha, que tristeza! Coitados é daqueles que passam por estas situações.

Olhando e comparando a assinatura de radar entre o Porto Moniz (onde há estação) e a localidades de Ponta Delgada/Boaventura (onde não há estações), não me admirava que nestas os acumulados fossem mais de 50% superiores aos do Porto Moniz.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Situação mais do que previsível a horas de distância:


Ponta Delgada, que foi a localidade mais afetada, está exatamente no local onde as células com eco vermelho passaram e estavam constantemente a nascer. Porto Moniz só começou a ter acumulados superiores a 10/20mm ao 12h.

Antes disso, ao início da manhã, as estações da região de Santana já tinham tido acumulados elevados:

51mm em 3 horas na estação de S. Jorge.
72mm em Santana em 4 horas.

Ou seja, todas as estações existentes na Costa Norte (à exceção de S. Vicente) registaram algo severo e não houve alterações de nada. Será que se isto tivesse acontecido no Funchal teriam lançado os avisos corretos?
Tendo em conta o que já choveu na ilha ao longo destes meses era para se ter ainda mais cautela com possíveis eventos de precipitação que possam ocorrer.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Distribuição espacial dos acumulados hora a hora e por estação:

jyiYrj3.jpg

r0FTruz.jpg

nr11InK.jpg

8ksZ599.jpg

37RyxHz.jpg

TfVVyCn.jpg

ej0syRI.jpg

pFpBD2K.jpg

Lrs4DT4.jpg

I43rAV1.jpg

Vw53P7v.jpg

JMLzXOf.jpg

UJAqC59.jpg

hfc1bgY.jpg

BwEbBqN.jpg

egd4VEq.jpg

IsCDozZ.jpg

uWYHmbF.jpg


Última hora (18h às 19h): continuou a chover forte em Porto Moniz
q05qwOH.jpg


Continua a chover na costa norte, especialmente na parte ocidental, depois das 19h. As células não param de nascer e descarregar sobre esta limitada zona, a ilha funciona como um impulsionador da convecção, um obstáculo na forte corrente de Leste.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Isto não pode estar certo ..
160 litros por m2 entre as 11:30 e as 18h
https://www.dnoticias.pt/2020/12/25/244220-chuva-a-norte-bem-acima-do-vermelho/
Está correto sim. A estação de Porto Moniz do IPMA tem 160mm acumulados até à última atualização.

Segundo o radar, a linha de instabilidade está a perder força, mas ainda tem alguns ecos amarelos entre Porto Moniz e a zona de Ponta Delgada que é onde as células têm estado a ser geradas constantemente. Certamente que essa zona passou dos 200mm.