Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2020

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Vendo pelo radar, naquela zona de Ponta Delgada continua sob um eco vermelho contínuo. Impressionante... :surprise:
 


Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
São 219.3 mm acumulados no Porto Moniz em menos de 24h. O Porto Moniz está nesta altura com ecos amarelos no radar e a zona fustigada de Ponta Delgada/Boaventura com ecos laranja/vermelhos. Persiste o aviso amarelo. Este dia ficará na história por vários motivos.

Já agora, alguém sabe onde é possível identificar os máximos diários de precipitação em Portugal nos últimos anos?
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Desde que o responsável no IPMA falou na SicNoticias pelas 21h e deu o evento praticamente como terminado, choveram mais 40 mm no Porto Moniz (e certamente mais ainda na Ponta Delgada/Boaventura.

Cadeia de eventos/avisos do IPMA.

Aviso amarelo lançado até às 12h de dia 25.

Aviso amarelo estendido até às 15h de dia 25.

Aviso amarelo estendido até às 03h de dia 26.

Aviso amarelo estendido até às 18h de dia 26.

O IPMA anda completamente aos papeís com este evento.

Assinatura de radar às 01h40:

Screenshot-20201226-020330-Chrome.jpg


Não dá tréguas. A ver se as primeiras horas da manhã não nos trazem notícias ainda mais desagradáveis...
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Excelentes, sem dúvida. Retratam não só a actividade eléctrica mas também em parte a estrutura das nuvens e a intensidade da precipitação.

Entretanto a publicação dos registos horários da rede de EMA's do IPMA começou a falhar depois da 1h de hoje. No registo das 3h já só figuram duas estações na Ilha da Madeira.

Continua a chover, forte, naquela restrita zona da costa norte:
Registo do radar até às 3h30 de hoje, dia 26.


Há meia hora atrás o radar continuava a mostrar precipitação intensa associada às células em contínua formação pelo efeito orográfico da ilha no fluxo de ESE:
7tgHvhD.jpg


Pelas 4h30, mantém-se a mesma situação. A linha de precipitação passa por Porto Moniz, mas a EMA deixou de registar ou de ter registo publicado, assim como S.Vicente e Santana. Restam apenas as estações amadoras.

HUbas6Z.jpg


E mesmo das estações WU, só a de Arco de S.Jorge mostra um valor isolado volumoso, 23,4 mm desde as 00h de hoje (no dia 25 acumulou 80,8 mm)

5xrzihv.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Uma autêntica pluma de precipitação agarrada na encosta NNE do maciço do Pico Ruivo. Mantèm-se há mais de 24 horas. É certamente um raro equilíbrio entre a constância da direcção do fluxo de ESE e a interferência do relevo particular naquela zona da ilha:

Acumulados horários estimados até às 5h de hoje:
 

PEAT88

Cirrus
Registo
20 Set 2012
Mensagens
43
Local
Funchal
Concordo com várias opiniões aqui expressadas de que a orografia e as caraterísticas geográficas da Madeira serão sempre fatores potenciadores destes fenómenos que podem ser mais ou menos catastróficos. Também concordo que a ocupação humana do espaço não garante a segurança de várias populações.
No entanto, deixem-me que diga que se ha um sistema integrado entre protecção civil, ipma e demais forças de segurança e entidades oficiais é precisamente para que haja uma intercomunicação fluida e constante para que a resposta seja preventiva, antecipada e atempada.
Se já houveram vários fenómenos/eventos nos quais não foi possível tomar medidas antecipadamente (evacuação de habitações, corte de estradas etc. salvaguardando a vida humana e eventualmente alguns bens materiais), este não foi um desses casos.
Na minha opinião as autarquias em coordenação com a protecção civil e ipma já deviam ter acautelado esta situação bem cedo na manhã do dia 25.

Felizmente, não se registaram estragos para além dos materiais.

Espero que sirva de exemplo para o futuro.
Temos neste momento as ferramentas que em tempos nos faltaram. Estamos a esgotar todo o conhecimento e utilidade que podemos tirar das mesmas?
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures

PEAT88

Cirrus
Registo
20 Set 2012
Mensagens
43
Local
Funchal
Sinceramente, creio que a instalação desta estação na altura deste temporal foi apenas uma mera coincidência. Isto não se decide de um dia para o outro, além de que foi instalada na costa Sul e não na costa Norte, onde o temporal foi (bem) mais intenso.
Penso que tem a ver com uma questão estratégica.
É na sede do SRPC a base do helicoptero que combate os incendios na região. Penso que pode estar relacionado com o registo em tempo real da intensidade/direcção de vento.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Arco de S.Jorge acumulou 125 mm em 36 horas, desde aproximadamente as 23h30 de dia 24 às 12h15 de hoje 26.
Queimadas, Santana sensivelmente no mesmo período, 87 mm, mas ainda chove fraco até agora, cerca de 1 mm mais.
Santana, perto da estação anterior, acumulou, em dois períodos apenas, um total de 97 mm e só ontem dia 25: 83 mm entre as 3h e as 9h, aproximadamente, e depois os restantes 14 mm entre as 15h30 e as 18h30.

São as únicas estações privadas WU que testemunham o evento de precipitação da Costa Norte deste Natal, mas nenhuma suficientemente perto da faixa de maior intensidade dos ecos de radar e de estimativas dos acumulados e que abrange Ponta Delgada.

Estes valores estão concordantes com os das EMA's de S.Jorge e Santana. Mas é entre os 222,7+31,9 mm=254,6 mm de Porto Moniz e os prováveis 125 mm de Arco de S.Jorge que situa a área de maior acumulação, e sem dúvida pelo radar terá sido superior ao acumulado de Porto Moniz.

i6CLfVt.jpg


A EMA de Porto Santo acumulou 7,0 mm.

Edição: adicionado o total de hoje de Porto Moniz: 31,9 mm até às 8h.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
https://www.rtp.pt/madeira/sociedad...tragos-na-costa-norte-diz-geologo-video_50430

https://www.rtp.pt/madeira/sociedade/socorro-ja-chegou-sitio-da-lombadinha_50438





A que nível são monitorizadas as escarpas da Costa Norte quanto à sua estabilidade?

A relação centenária com os fenómenos geológicos e geofísicos por parte das sociedades humanas depende sempre, e demasiado, da falível memória colectiva. Vulcanismo e sismologia nos Açores, meteorologia e geologia na Madeira, sismologia no Continente, quantos exemplos históricos são esquecidos para que tudo continue na mesma, até à próxima catástrofe?
 
Última edição: