Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Ha muitos anos que percebi que a Estrela para Neve e um erro para quem vive no Norte de Portugal. Um conselho a quem vive no Norte, esquecam a Estrela e vao a Sanabria ou aos Picos da Europa. A Sanabria esta a mesma distancia da Estrela para quem vive no Porto e tem muito mais Neve.

Eu vou a Sanábria todos os anos. E aos Picos da Europa também já fui . Só fui duas vezes à Serra da Estrela quando era pequeno.
 


Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Ha muitos anos que percebi que a Estrela para Neve e um erro para quem vive no Norte de Portugal. Um conselho a quem vive no Norte, esquecam a Estrela e vao a Sanabria ou aos Picos da Europa. A Sanabria esta a mesma distancia da Estrela para quem vive no Porto e tem muito mais Neve.

Eu vou a Sanábria todos os anos. E aos Picos da Europa também já fui . Só fui duas vezes à Serra da Estrela quando era pequeno.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A Sanabria tem de longe muito mais neve que a Estrela e também mais altitude, é frequente em Maio e até por vezes em Junho ainda ver alguma neve nas zonas mais elevadas em certos anos :cold:
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Não tem só a ver com o clima , mas também com a altitude , a interioridade , a HR . O número de vezes que cai neve na Serra da Estrela , Gerês , Larouco não deve ficar muito atrás do Norte de Espanha . O problema é que cá as condições para que a neve permaneça muito tempo no terreno são muito piores .

No norte de Espanha também há diferenças significativas entre as regiões montanhosas mais litorais e as mais interiores .
 

karkov

Cumulus
Registo
15 Nov 2007
Mensagens
428
Local
Guimarães
Não tem só a ver com o clima , mas também com a altitude , a interioridade , a HR . O número de vezes que cai neve na Serra da Estrela , Gerês , Larouco não deve ficar muito atrás do Norte de Espanha . O problema é que cá as condições para que a neve permaneça muito tempo no terreno são muito piores .

Fosse só esse o “problema”


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Vejam bem a diferença de altitude e sua dimensão/extensão em Km's da Sanábria para perceber porque é que nas entradas de Norte/Noroeste fica retida a maior parte de precipitação sobre a forma de neve naquela zona:

lLwJH91.png
 

ampa62

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
751
Local
Covas, V N Cerveira
Alias se fores pelo meu percurso passas por Montalegre e podes desviar e ir a Pitoes.

Do Porto a Guimaraes, depois Fafe, Cabeceiras, Montalegre, Chaves, Verin, Sanabria. Da para desviar e ir a Pitoes no caminho.

PS: da para encher o deposito em Espanha a 20 ou 25 centimos o litro abaixo do nosso preco e nao se paga portagens neste percurso.
Se deixarem passar a fronteira.... Um destes dias vim de volta.

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Se deixarem passar a fronteira.... Um destes dias vim de volta.

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk
Não sei em que altura foste, mas penso que este mês a Galiza esteve em confinamento durante um certo período de tempo e por consequência, com a passagem pela fronteira limitada. Agora não sei como está.