Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2020



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Por cá mínima de -2.2ºC. A geada não foi muito abundante, diria que o vento do início da noite reduziu os níveis de HR%.

Apesar de tudo e do seu valor poder ter erro associado, este é o valor de temperatura mais baixo do ano, destronando os -2.1ºC do inverno passado.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Lentículas constituídas por gelo transparente com estrutura de fibras geralmente verticais, e por vezes com inclusões de ar. Aparecem de todos os tamanhos, desde a dimensão microscópica até 20 cm de espessura.

Formam-se agulhas de gelo com cerca de 1 mm de diâmetro que crescem perpendicularmente ao solo ou ligeiramente encurvadas e em tão grande número umas junto às outras que no seu conjunto parecem um pente. Levantam a manta morta, partículas de solo e pedras, a vários centímetros de altura.
(GAIGER, R., 1980)​


O Pipkrake está normalmente associado a situações anticiclónicas com uma forte perda de radiação. Estas condições originam valores inferiores a zero na superfície do solo e a alguns centímetros de profundidade. É também necessária a existência de alguma água no solo para que se possam formar as agulhas de gelo.

É relativamente comum. Ainda na manhã do dia 25 pude observar um pouco de Pipkrake, aqui muito perto de casa. Claro que sem a espetacularidade que este tipo de formações pode adquirir nas montanhas.
21981525_GBGN5.jpeg


Mais um fenómeno para o qual não há um termo na nossa língua.
Obrigado Dan :thumbsup: "Agulhas de gelo" parece-me ser uma boa designação em português :)
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Desagravamento algo súbito do vento aqui pela zona há sensivelmente 10 minutos depois de cerca de 3 horas de vento mais forte (cerca de hora e meia dessas 3 bastante forte até), ainda com algumas rajadas mais chatas, mas diria que a passagem da frente propriamente dita já estará concluida. Agora vem o resto.


(100º post. Agora já posso ir chatear o pessoal do off-topic :lol::lol:)
 

Ruk@

Cirrus
Registo
19 Dez 2019
Mensagens
24
Local
Lamago
chuva e muito vento principalmente
vários cortes de luz... agora não pode chover aqui que a luz vai abaixo várias vezes!!
já devem ter sido mais de dez,, é ridiculo

Aqui ao lado, Lamego, a luz falhou mais de 20 vezes num espaço de 90 minutos, na restante cidade estava tudo ligado. Esta zona deve ter algum problema na central, quase todos os dias há uma falha de energia. Quando está mau tempo, é certinho, parte da cidade com luz e a minha zona com todo às escuras. Tenho de reportar a situação à EDP.