Plantas silvestres comestíveis de Portugal

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
No Porto achavam que eu era louco por apanhar as urtigas e cozinhar. As urtigas sao um excelente alimento e podem substituir os espinafres ou as couves em sopas. Como cha tem varias propriedades medicinais.
 
  • Gosto
Reactions: belem e luismeteo3


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Parece que em Marrocos as sementes da esteva sao usadas como condimento. Nunca experimentei.

Esteva-1-site-CEBAL-810x783.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
No Porto achavam que eu era louco por apanhar as urtigas e cozinhar. As urtigas sao um excelente alimento e podem substituir os espinafres ou as couves em sopas. Como cha tem varias propriedades medicinais.
Parece que em Marrocos as sementes da esteva sao usadas como condimento. Nunca experimentei.

Esteva-1-site-CEBAL-810x783.jpg

Eu uso já à vários anos, o chorume de urtigas, pois faço agricultura biológica, é uma das melhores fontes de nutriente que se pode pode obter, com uma planta vegetal
E as urtigas é de facto uma planta muito rica em ferro, que se pode e deve comer, por exemplo num esparregado, ou cozidas.
A esteva e a roselha são duas plantas autóctones muito bonitas e interessante para se ter num jardim, e ainda por cima não precisal de cuidados nem de regas.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Última edição:

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
No Alentejo os pobres matavam a fome com bolotas de azinheira, cozidas em agua e sal, nos tempos da Primeira Republica e do Estado Novo.

Na Serra algarvia ha uma variedade de azinheira que da umas bolotas muito doces. Ja sao poucas as que restam. Quando era miudo comi muitas do Monte dos Cintados.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Ha um arbusto ou pequena arvore o Catapereiro que era comum na Serra algarvia e Andevalo mas tem desaparecido e ate ja comeca a ser uma especie rara. Da uma especie de pera-brava que pode ser usada para Fazer compotas e nao tem actualmente qualquer aproveitamento comercial apesar do seu potencial.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Hoje estou a incluir no meu jantar um excelente esparregado de acelgas bravas com alho e azeite e um bocadinho de sal.
Na frigideira deixei um naco de pão de cereais (ao lado do esparregado) com um fio de azeite em cima e no fim meti as acelgas com alho no pão e está fantástico!

Esta semana vou incluir urtigas e acelgas numa sopa e pode ser que opte também por um esparregado de urtigas.
 
Última edição: