Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Northern Lights

Cumulus
Registo
1 Ago 2019
Mensagens
436
Local
Lisboa (Ocidental)
Uma coisa é certa. Poderemos vir a ter perspetivas de um inverno mais "a sério".
Nas previsões a 10 dias do IPMA, já há muito que não via tantos dias seguidos com máximas inferiores ou iguais a 13ºC na capital.
Não acredito em surpresas como em Janeiro 2006 (quem me dera), mas acredito que mantendo-se a sinóptica atual no médio/longo prazo, que certamente este forum terá mais participação neste inverno em comparação com os anteriores .:nicephoto:
 


Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Eu sei que os últimos invernos têm sido (muito) fracos, mas não nevou em grande parte do interior há pouco mais de meio ano, no fim de março? Não estou a falar de neve quase ao nível do mar como nos janeiros de 2009 e 2010, claro

Em janeiro de 2009 nevou ao nível do mar . Aliás nevou à beira mar em alguns sítios .
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu sei que os últimos invernos têm sido (muito) fracos, mas não nevou em grande parte do interior há pouco mais de meio ano, no fim de março? Não estou a falar de neve quase ao nível do mar como nos janeiros de 2009 e 2010, claro

Ora aí está, nos últimos anos as primaveras têm sido bestiais. Já os invernos... Lembro-me de 1 evento de neve a cotas médias no interior Norte e Centro salvo erro em finais de fevereiro de 2018 (e que fugiu de raspão ao resto do país, mais 1 dia de advecção fria e teria sido em grande para quase todo o lado). De resto, entre 2017 e 2020 não me lembro de mais nenhum evento relevante de neve a cotas médias, até ao passado de 4 de dezembro.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ora aí está, nos últimos anos as primaveras têm sido bestiais. Já os invernos... Lembro-me de 1 evento de neve a cotas médias no interior Norte e Centro salvo erro em finais de fevereiro de 2018 (e que fugiu de raspão ao resto do país, mais 1 dia de advecção fria e teria sido em grande para quase todo o lado). De resto, entre 2017 e 2020 não me lembro de mais nenhum evento relevante de neve a cotas médias, até ao passado de 4 de dezembro.

Nesse evento de 27/28 de Fevereiro, tivemos um fenómeno extremo de freezing rain que deixou várias localidades da Beira Alta sem luz e telefone durante várias horas/dias.
Quase 3 anos depois, em Várzea da Serra, ainda há soitos onde as árvores não recuperaram deve fenómeno.

Em termos de neve, saiu o jackpot a Bragança.

Ler este seguimento dessa altura deixa algumas saudades: https://www.meteopt.com/forum/topic...-norte-e-centro-fevereiro-2018.9682/pagina-42
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Em janeiro de 2009 nevou ao nível do mar . Aliás nevou à beira mar em alguns sítios .
Isso foi o que disse, não me lembro se nevou mesmo ao nível do mar, mas as cotas andaram no máximo pelos 100/200 metros, porque nevou no Porto
Ora aí está, nos últimos anos as primaveras têm sido bestiais. Já os invernos... Lembro-me de 1 evento de neve a cotas médias no interior Norte e Centro salvo erro em finais de fevereiro de 2018 (e que fugiu de raspão ao resto do país, mais 1 dia de advecção fria e teria sido em grande para quase todo o lado). De resto, entre 2017 e 2020 não me lembro de mais nenhum evento relevante de neve a cotas médias, até ao passado de 4 de dezembro.
Sim, esse evento de fevereiro de 2018 foi filho único, infelizmente... Mas neve fora de dezembro/janeiro/fevereiro é neve na mesma, há aqui quem possa não ver o elemento branco no inverno há anos, mas teve-a em março/abril deste ano
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Para quem já não se lembra do quão anormal foi esse fim de março/começo de abril, aqui na Figueira a máxima do dia 31 de março foi de apenas 8,5, e a temperatura chegou a descer aos 3 ºC com precipitação! Um pouco mais de frio instalado (tinham estado quase 30 ºC uma semana ou duas antes...) e teríamos tido um evento histórico
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
nao sei se a malta já se apercebeu mas esta ultima saida do gfs dá neve para sitios pouco usuais como torres vedras ou santarem, na previsão automatica do windy


a entrada vinda do atlantico no dia 4/5 pode mesmo trazer surpresas dependendo da trajectória que esta levar até lá muitas runs fora do comum vamos assistir
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
nao sei se a malta já se apercebeu mas esta ultima saida do gfs dá neve para sitios pouco usuais como torres vedras ou santarem, na previsão automatica do windy


a entrada vinda do atlantico no dia 4/5 pode mesmo trazer surpresas dependendo da trajectória que esta levar até lá muitas runs fora do comum vamos assistir


importante recordar que são previsões muito longas logo com probabilidades baixas mas a possibilidade está presente
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
importante recordar que são previsões muito longas logo com probabilidades baixas mas a possibilidade está presente
Uma semana não é assim tanto, embora até lá muito possa mudar, claro. É algo mais provável que o "Já não chove mais até ao fim do mês!" que se vê por nos primeiros dias do mês com bastante regularidade...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Neste momento ECMWF e ambas as saídas do GFS colocam um bom nevão no Interior Norte na terça-feira. Frio instalado, depressão a sudoeste que coloca humidade vinda de Sul a níveis médios, mas mantém-se a componente leste à superfície, perfil de temperaturas plano nos 2000m mais superficiais, a rondar os -2/0ºC, típico cenário para brutais acumulações no interior a Norte do sistema montanhoso.
A 12z do ECMWF tem quase 20cm de acumulação em Bragança e Montalegre.
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,531
Local
Castelo Branco
Daí serem tão raras, talvez 1 vez a cada 10 anos, estou a recorda-me de 2010. Julgo que a sinoptica era semelhante.. Agora se havia mais ou menos frio instalado, não sei dizer. Em C. Branco foi um nevão memorável.

Mas ainda falta muito! Sonhar também é bom..
Ainda hoje me recordo do dia 10 janeiro de 2010, tivemos tudo, sleet, graupel e neve fofa... A neve demorou 3 dias até derreter toda.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Ainda hoje me recordo do dia 10 janeiro de 2010, tivemos tudo, sleet, graupel e neve fofa... A neve demorou 3 dias até derreter toda.
Dia que ficará para sempre na minha memória. Não é todos os dias que se vê o Alentejo com um belo manto de neve :D
Por cá foi assim:
IMqkQJ2.jpg

ZONLHra.jpg


O Outono tinha sido muito seco, mas frio e depois lá apareceu este evento que surpreendeu toda a gente. Quando me disseram que estava a nevar, nem conseguia acreditar.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Não quero ser um "criador de esperanças falsas", mas os modelos estão um espetáculo no que toca à precipitação para o início do ano. Tanto os ensembles como as saídas operacionais estão muito boas e se antes apenas o ECMWF parecia prever a tendência para um janeiro chuvoso, neste momento tanto o ECMWF como o GFS parecem estar em concordância. Esperemos que assim se mantenha (ainda falta uma semana)! :pray: :rain: