Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2020

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa noite,

Alguns aguaceiros de madrugada e manhã, a maioria deles fracos, permitindo um acumulado de 2.52 mm.
A tarde caracterizou-se por períodos de boas abertas.

O vento soprou de NNW moderado até meio da tarde, enfraquecendo desde então, favorecendo a descida da temperatura, a mínima será feita até à meia noite. Mantém-se o padrão de tempo fresco convidativo ao recolhimento em casa.

Máxima de 13.3ºC.
EDIT: a mínima foi de 8.6ºC

Sigo com céu pouco nublado, vento fraco, 9.6ºC.

@Ricardo Carvalho brutal a foto da nossa Arrábida.
 
Última edição:


VazCosta

Cirrus
Registo
15 Set 2014
Mensagens
38
Local
Sacavém/Torres Vedras
Imagens de hoje dos satélites Terra, às 11h50, e Aqua, às 13h30.

joGhgd0.jpg


jgGy26x.jpg


Padrão de células com aguaceiros fracos ou moderados e de alvéolos de céu pouco nublado, típico de uma corrente polar.
No gráfico de Parque Santa Iria contei 11 aguaceiros com acumulação durante o dia de hoje, o último cerca das 17 horas.
Depois daquela hora o vento enfraqueceu e passou a uma média de 10 Km/h com rajadas à volta de 20 Km/h. As rajadas máximas estiveram à volta dos 50 Km/h enquanto houve aguaceiros, coincidindo com a passagem destes.
No entanto, o acumulado foi modesto, 4,3 mm.

Máxima de hoje 12,1ºC
Mínima da madrugada passada já foi batida, assim que o sol se pôs. Desceu aos 7,2ºC, depois recuperou ligeiramente e agora recomeçou a descer, 7,1ºC neste momento.

Na estação da Escola aqui ao pé, 5,1 mm, mas a mínima da madrugada, 7,4ºC, ainda não foi atingida, 7,8ºC presentes. Registo 11,2ºC na marquise e 18,4ºC no interior. A máxima do dia foi 12,8ºC.

Boa noite.
O gráfico da minha estação de Sacavem, mostra 10 aguaceiros num total de 4,1mm de acumulado, o que bate certo com os 11 aguaceiros de Santa Iria, @StormRic.:)
Nada mau para um dia em que o IPMA não dava chuva para LX.:shocking:
No Maxial atingi os 9,4mm, (é sempre o dobro de Lisboa, incrível) e já vou com 3,9 graus.:cold:


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Obrigado @Mammatus , ontem estava especialmente bonita, com aquelas nuvens baixas a descer a encosta Sul ;)

------------------------------------------------------------------------

Hoje mínima de 3.5ºc na estação do vizinho @vortex , dado que a minha voltou a apresentar problemas e fique sem dados online, tenho que ver quando chegar a casa! No caminho para o trabalho alguma geada , ver se para a semana vou deixar o sensor num local de inversão :) Fica uma fotos desta manhã!

nTonJHZ.jpg






E11NOJE.jpg
 

rmsg

Cumulus
Registo
26 Fev 2016
Mensagens
101
Local
Foz de Arouce, Lousã (116m)
Mínima de -0,9 ºC. Neste momento estou com 9,5 ºC.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Madrugada e dia calmos. Estratocumulus, restos de células na forma de Cumulus mediocris, sem precipitação pois esta fica toda para norte de Leiria.
Vento fraco, entre 10 e 15 Km/h e calmas intercaladas. Algumas rajadas à volta dos 20 Km/h.

Mínimas de 5,1ºC em Santa Iria e 6,2ºC aqui na Escola; 12,3ºC e 13,4ºC agora, respectivamente, máximas do dia até ao momento.

A crista anti-ciclónica pré-frontal a produzir esta calma:
CUoDsn7.gif


Hoje às 10h55:
D2FAIQm.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Por aqui ontem, fruto dos aguaceiros pós-frontais durante a tarde, ainda consegui acumular 2,6 mm. O mês segue portanto com 96,8 mm e ainda deverei acumular amanhã, embora não esteja à espera de muita coisa... :rain:

Entretanto o dia de hoje foi fresquinho. A mínima foi mais fresca que as anteriores e a máxima foi abaixo de 14°C. O vento, esse hoje tem sido quase nulo ou até mesmo inexistente, tanto que a rajada máxima até agora foi de 7 km/h. O dia começou com céu limpo mas foi-se tornando cada vez mais nublado.

Dados de ontem:

Charneca de Caparica
Máx: 13,9°C
Mín: 7,3°C
Prec: 2,6 mm

Agora estão 11,3°C e céu nublado. A temperatura está descendo bem... :cold:

Entretanto parece que a próxima semana será interessante ao nível da precipitação, pelo menos no que toca às previsões do modelo ECMWF. Não é todos os anos que vejo 50 a 80 mm previstos nos oito primeiros dias de janeiro... Para mim nem vale a pena falar de neve - neve, para mim, é algo alheio e completamente fora da minha realidade. A única vez que vi neve na vida aqui na minha zona foi em 2006, tinha eu uns 10 anos, e a única coisa que realmente vi foram uns flocos de neve já quase derretidos nuns cantos (de manhã dizem que caiu neve em Corroios, mas eu estava a dormir - era domingo)! :lol: