Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Penso que é prudente colocar as expectativas por baixo, ainda estamos a falar de um potencial evento algo "longinquo".

Por exemplo, o GFS na sua saida mais recente mostra isto:

NCXsfr2.png


TFpUZcq.png


Daria boa neve em especial no Interior Norte e Centro, e até mais a Sul, mas é preciso que haja precipitação ( em princípio haveria assim como instabilidade) :unsure:

Iremos ter uns dias bastante frios, mas sem precipitação nada feito, ficam as geadas e gelos, que já não é nada mau.. :cold:

Por isso é que eu falei em sonhar .
Mas volto a frisar que não é assim tão comum ver cotas tão baixas no litoral a menos de 120 horas .
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Por isso é que eu falei em sonhar .
Mas volto a frisar que não é assim tão comum ver cotas tão baixas no litoral a menos de 120 horas .

Sim, não é de todo comum, agora se se confirmam ou não, até podia ser cota -100 que sem precipitação nada feito, é o "velho problema" são muitas "peças" para se encaixarem na perfeição.. :unsure:

Vamos aguardar, não podemos ter sempre "azar" :D
 
Última edição:

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Sim, não é de todo comum, agora se se confirmam ou não, até podia ser cota -100 que sem precipitação nada feito, é o "velho problema" são muitas "peças" para se encaixarem na perfeição.. :unsure:

Vamos aguardar, não podemos ter sempre "azar" :D
O choque de massas continental com altlantico como vinha a ser modelado parecia ser um desfecho lógico para esta situação parece agora que o gfs começa a mostrar uma baixa no mar cantabrico que está a baralhar as contas
Em relação à neve a cotas baixas não se trata de ter expectativas altas ou baixas é claro que é um evento pouco usual mas no ponto em que estamos seria um desfecho provável, são poucos os invernos em que temos as peças todas encaixadas como agora, no entanto os modelos mostram mais opções e qualquer uma delas é viável
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Muito interessante e fria esta saída 12z do GFS :cold:

Já a precipitação não é tão certa ou abundante como o frio :unsure:
 

Northern Lights

Cumulus
Registo
1 Ago 2019
Mensagens
436
Local
Lisboa (Ocidental)
Está é a previsão para Lisboa quanto aos próximos dias, via AccuWeather.



Não me lembro de ver tantos dias seguidos com máximas e até mínimas assim.

Por curiosidade este é o panorama previsto para a Torre, Serra da Estrela (IPMA)



Deverá ser um excelente evento de frio prolongado. Quanto á precipitação, deverá acontecer o costume. Vai faltar nas horas cruciais.

Veremos como tudo evolui!

Enviado do meu HD1903 através do Tapatalk
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Era bom, era.. Mas a verdade é que os modelos estão ainda, com um nível de certeza da ordem dos 250-500km norte ou sul ou a leste.

Digo-vos uma coisa.. Estas últimas previsões a concretizarem-se, o nosso amigo AA, era homem para se vingar e só sair de cima da península ibérica, lá para 2022!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Era bom, era.. Mas a verdade é que os modelos estão ainda, com um nível de certeza da ordem dos 250-500km norte ou sul ou a leste.

Digo-vos uma coisa.. Estas últimas previsões a concretizarem-se, o nosso amigo AA, era homem para se vingar e só sair de cima da península ibérica, lá para 2022!

Ou lá para 2023 ou 2024!
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Neste momento não temos um único modelo que coloque boa precipitação para a próxima semana nas saídas operacionais , é um facto, mas da forma como as coisas estão a nível de ensembles , eu não atirava já a toalha ao chão , sabemos como tudo isto é volátil, e ainda estamos a algum tempo de um possível evento que poderá ser de sonho

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk