Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Belo nevão sim senhor, daria boa acumulação no Interior Norte e Centro em geral, onde a circulação seria de Leste.

Em Espanha então um nevão monumental:

XjB4gNs.png


6L0DTvh.png
 


RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Que saída de sonho do ECMWF com tanta chuva no Alentejo :D
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Temos "campeonato" até ao fim, ou não tivéssemos a falar de meteorologia

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O que eu acho mais interessante é a completa imprevisibilidade dos modelos neste momento. Estamos a menos de 5 dias dum evento que poderá ser interessante na metade sul de Portugal, contudo ainda nem se sabe por onde é que a maldita da depressão irá entrar. Na última saída, enquanto que o GFS prevê a depressão a entrar entre Sagres e Lisboa, o ECMWF prevê a mesma depressão a entrar pelo Golfo de Cádis. Esta última situação faria com que grande parte do país, à exceção do Algarve e do interior do Baixo Alentejo, não tivesse qualquer tipo de precipitação. Curiosamente, poderia nevar bem... em Barrancos! :rolleyes:
 

jfo

Cirrus
Registo
30 Dez 2020
Mensagens
91
Local
Aveiro
Os modelos principais parecem um gajo a circular de carro em Lisboa, sempre no pára-arranca :D

Eu já tinha dito aqui que quando a neve cair em cotas mais baixas ou lugares incomuns, os modelos irão todos falhar.

Eu acompanho notícias de fenómenos meteorológicos, está previsto a partir meados deste mês que o ar polar da Sibéria vá atravessar o Atlântico Norte em direcção aos EUA e Canadá, ou seja, ainda virá muito mais frio, mas o ECMWF do seu lado prevê ainda mais calor. Eu tenho aqui a fonte: https://mkweather.com/2021/01/01/pe...ntinental-europe-30c-and-british-islands-20c/
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Os modelos principais parecem um gajo a circular de carro em Lisboa, sempre no pára-arranca :D

Eu já tinha dito aqui que quando a neve cair em cotas mais baixas ou lugares incomuns, os modelos irão todos falhar.

Eu acompanho notícias de fenómenos meteorológicos, está previsto a partir meados deste mês que o ar polar da Sibéria vá atravessar o Atlântico Norte em direcção aos EUA e Canadá, ou seja, ainda virá muito mais frio, mas o ECMWF do seu lado prevê ainda mais calor. Eu tenho aqui a fonte: https://mkweather.com/2021/01/01/pe...ntinental-europe-30c-and-british-islands-20c/
Tal e qual meu amigo, és Grande :)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
O que eu acho mais interessante é a completa imprevisibilidade dos modelos neste momento. Estamos a menos de 5 dias dum evento que poderá ser interessante na metade sul de Portugal, contudo ainda nem se sabe por onde é que a maldita da depressão irá entrar. Na última saída, enquanto que o GFS prevê a depressão a entrar entre Sagres e Lisboa, o ECMWF prevê a mesma depressão a entrar pelo Golfo de Cádis. Esta última situação faria com que grande parte do país, à exceção do Algarve e do interior do Baixo Alentejo, não tivesse qualquer tipo de precipitação. Curiosamente, poderia nevar bem... em Barrancos! :rolleyes:

Não se diz essas coisas de depressões, o único maldito é o AA, mas depressões são sempre benditas. :D Só, por isso, e segundo o polígrafo do fórum é pimenta na língua. :lol:

O ECM tem um ensemble que coloca 0.2 cm de neve no Ameixial dia 6. :D Depois, vem mais neve no dia 15/16 com 1 cm, mesmo nesse dia 15 indica 0.2 cm em Olhão. :D :rolleyes: