Seguimento Meteorológico Livre - 2021



cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
nao querendo criar falsas expectativas a paralela do gfs mostra um nevao à moda antiga
114-780PSP.GIF
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Valendo o que valem as previsões e ainda por cima tão distante ainda , no próximo sábado o GFS voltou a colocar a hipótese de qualquer coisa para o próximo sábado no Litoral Norte .
Coincidência interessante : o próximo sábado é dia 9 de janeiro .
vejo a previsão do ecm e até fico enjoado com a carrada de neve prevista para Espanha...
É um absurdo a quantidade de neve e deste lado da fronteira 0.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
nao querendo criar falsas expectativas a paralela do gfs mostra um nevao à moda antiga
114-780PSP.GIF
O GFS normal então, subiu imenso as cotas, mas mostra temperaturas baixas na altura da precipitação. O ICON coloca muita precipitação, mas pouca neve.
Entretanto, o ARPEGE:
QoZhIe0.png


Não sei qual era o cenário que os modelos mostravam para o dia de 10 de janeiro de 2010 porque ainda não seguia muito isto ao pormenor, mas foi tudo apanhado de surpresa. Sei que o IPMA previa neve para Portalegre, mas nunca se pensou que caísse um nevão daquele calibre nas zonas mais baixas.

É ir acompanhando, mas pelo menos já começar a haver novamente previsão de chuva em quase todos os modelos. No entanto, como ainda faltam alguns dias, tudo pode mudar para pior novamente nesse sentido. Os modelos estão muito à toa com isto.
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
O GFS normal então, subiu imenso as cotas, mas mostra temperaturas baixas na altura da precipitação. O ICON coloca muita precipitação, mas pouca neve.
Entretanto, o ARPEGE:
QoZhIe0.png


Não sei qual era o cenário que os modelos mostravam para o dia de 10 de janeiro de 2010 porque ainda não seguia muito isto ao pormenor, mas foi tudo apanhado de surpresa. Sei que o IPMA previa neve para Portalegre, mas nunca se pensou que caísse um nevão daquele calibre nas zonas mais baixas.

É ir acompanhando, mas pelo menos já começar a haver novamente previsão de chuva em quase todos os modelos. No entanto, como ainda faltam alguns dias, tudo pode mudar para pior novamente nesse sentido. Os modelos estão muito à toa com isto.

Quase todas as ocorrências de neve a cotas menos habituais apanham sempre todos de surpresa , até as entidades oficiais .
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Valendo o que valem as previsões e ainda por cima tão distante ainda , no próximo sábado o GFS voltou a colocar a hipótese de qualquer coisa para o Litoral Norte .
Coincidência interessante : o próximo sábado é dia 9 de janeiro .
Exatamente 11 anos depois desde a última vez :rolleyes:
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
vejo a previsão do ecm e até fico enjoado com a carrada de neve prevista para Espanha...
É um absurdo a quantidade de neve e deste lado da fronteira 0.


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Mesmo... Foi exatamente o que aconteceu em janeiro de 2020 com a tempestade Glória, os nossos vizinhos espanhóis tiveram alturas de centímetros de neve até dizer chega (até em cotas baixas do sueste/levante espanhol nevou como Múrcia, Alicante e afins, locais onde é extremamente raro nevar)... e nós aqui como sempre a ver os navios passar!!! E pelo que se vai vendo nos modelos para estes dias... é só mais do mesmo!!! :angry::angry::angry:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Europeu coloca a baixa mais a sul com menos potência e precipitação passa ao lado novamente, está complicado isto, europeu a 96 horas não costuma falhar vai ser mesmo de raspão e fica tudo do lado de lá da fronteira.
E com isso, o modelo europeu coloca alguma neve no Norte Alentejano, vamos esperar pelas próximas saídas.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Europeu coloca a baixa mais a sul com menos potência e precipitação passa ao lado novamente, está complicado isto, europeu a 96 horas não costuma falhar vai ser mesmo de raspão e fica tudo do lado de lá da fronteira.
Nunca me esquecerei. Em janeiro de 2017, o ECM a 24h não previa queda de neve no algarve mas o GFS sim. A verdade é que nevou mesmo. :D
Portanto veremos. Previsões de neve nunca podem ser subestimadas no nosso país. :)
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Nunca me esquecerei. Em janeiro de 2017, o ECM a 24h não previa queda de neve no algarve mas o GFS sim. A verdade é que nevou mesmo. :D
Portanto veremos. Previsões de neve nunca podem ser subestimadas no nosso país. :)
A questão não se põe na neve mas na tragetoria que a depressão toma e o gfs e europeu para já não coicidem
Vamos aguardar para já ambos os ensembles estão divergentes