Seguimento Meteorológico Livre - 2021



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Nunca me esquecerei. Em janeiro de 2017, o ECM a 24h não previa queda de neve no algarve mas o GFS sim. A verdade é que nevou mesmo. :D
Portanto veremos. Previsões de neve nunca podem ser subestimadas no nosso país. :)

Aqui, fica a previsão do GFS, para esse dia :D

20194996_OW7ul.jpeg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,020
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Pois bem, a situação nos modelos continua à nora. Há modelos que preveem a entrada da depressão no Golfo de Cádis e outros que preveem a sua entrada na Costa Vicentina. Veremos o que acontece! :pray: :rain:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores

Pois bem, a situação nos modelos continua à nora. Há modelos que preveem a entrada da depressão no Golfo de Cádis e outros que preveem a sua entrada na Costa Vicentina. Veremos o que acontece! :pray: :rain:

Kamarada,...

0YXu6eZ.gif


... não me parece que chegue a tanto.

Se calhar até podem estão todos errados. Mas por agora... até há algum consenso?
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O ECMWF decidiu tornar muitos dos dados públicos mas isso - obviamente, acrescento - foi irrelevante para o IPMA. Houve algum tipo de comunicado para avisar a malta? Não é isso o básico? Os (2) portais de previsão continuam iguais.

Malta continental desespera quando um radar está inoperacional. Gente, há um radar novo na Terceira que ninguém sabe quando vai ficar disponível ao público. Será que está a funcionar? Quem sabe?

Até nem queria mais dados do IFS. Extraordinário, sim, seria se o IPMA disponibilizasse dados do EPS. Nunca irá acontecer, infelizmente, e este tipo de dados é muito relevante:

OgXHw6z.jpg


Para finalizar... Está-se em 2021 e isto continua igual:

262UlNu.png
 
Última edição:

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Um principio básico sobre modelos que de vez em quando acho que ainda é esquecido.

- Modelos de previsão global NÃO tem estados de espírito: Eles não andam à nora... são computadores a compilar dados. O GFS ou o ECM não são mais ou menos mauzinhos. Nem sequer são pessoas. E as pessoas que os alimentam em termos de conhecimento muito menos têm estados de espírito. Nos EUA alguns membros do GFS, provavelmente, nem sabem onde fica Portugal...


Enfim... Um desabafo. Modelos, sem dúvida a melhor arma de previsão que temos (se não, porque olharíamos para eles). O resto é o que fazemos com eles.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Eu por mim ficava já com esta saída do APREGE:
arpegesp-45-76-0_brn6.png
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Nesta altura está assim o que é divulgado para o público em geral. Andei à procura dos extremos das mínimas.
Surpresa interessante: Vimioso (Alt. 700 m, SSE de Bragança) teria a mínima mais baixa das previstas para as sedes de concelho, -7ºC na 3ªfeira.
Isto não poderá ser verificado pois não há estação IPMA em Vimioso nem lá perto e também não encontrei estação amadora nas imediações.
Só poderá ser verificado pela negativa se em alguma outra estação na região registar valor inferior.

KbehWaL.jpg


Isto sem contar, claro, com as previsões para as estações de altitude da Serra da Estrela. Nem a Torre chegaria aos -10ºC.
OraAaMu.jpg


fcMbsz2.jpg


0ZNwmPl.jpg