Seguimento Meteorológico Livre - 2021



Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Tá bem bom assim..
d30620ce2bdc153a5cc091cc18106ae4.jpg


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Neve acumulada no solo ao meio dia do próximo domingo, segundo a 12z do ECMWF. Já não precisa de mexer mais:

eR1dE10.png



situação muito volátil acho que já esteve muito melhor do que está

segundo o europeu esta madrugada podem ocorrer aguaceiros de neve no interior norte e centro parece já estar a entrar a precipitação a norte
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Neve aqui em CB nem vê-la :(, ao menos que venham dias mais quentes, já chega de tanto gelo.
Eu não perdia a esperança.. Alguns mapas são de neve acumulada no solo, portanto, por mim ver nevar já seria bom. Se acumular melhor!
Também há que ter em consideração que os mapas têm pouca definição da grelha, portanto um quadrado de 2km2 acima de 400m altitude (C. Branco), nem sequer aparece pintado nos mapas quando a cota for > 400m.

Eu não tenho criado ilusões, só começo a imaginar quando o cenário previsto dista apenas de 2 dias no máximo, pelo que já andamos nisto desde 24 dez 2020 mais coisa, menos coisa. Se seguir assim a adiar, a adiar, daqui a pouco virá o Carnaval da neve (16 fev 2020).

Uma coisa é certa, já não me recordo muito bem de tantos dias seguidos de frio, acrescentando ainda os previstos.
 

jfo

Cirrus
Registo
30 Dez 2020
Mensagens
91
Local
Aveiro
Estão prever que o frio irá durar ainda mais tempo e ainda mais severo para meado do mês, o mês de Janeiro poderá ser mesmo marcado por um inverno siberiano, e as temperaturas minímas poderão chegar a recordes desde de 2000. O IPMA já prevê que as temperaturas no Nordeste Transmontano poderão chegar aos -9.
É importante agasalhar-se bem nos próximos dias.

https://mkweather.com/2021/01/03/si...some-regions-should-be-buried-under-the-snow/
 
Última edição:

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
não fiquem já demasiados entusiasmados, também fico contente quando vejo ali santarém com cota neve a 0 metros, mas tendo em conta que falta 1 semana calma senão desilusão é maior

estive a ver com calma o gfs, e realmente deve ter havido um bug no modelo para apresentar neve cota zero de sábado para domingo.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Estão prever que o frio irá durar ainda mais tempo e ainda mais severo para meado do mês, o mês de Janeiro poderá ser mesmo marcado por um inverno siberiano, e as temperaturas minímas poderão chegar a recordes desde de 2000. O IPMA já prevê que as temperaturas no Nordeste Transmontano poderão chegar aos -9.
É importante agasalhar-se bem nos próximos dias.

https://mkweather.com/2021/01/03/si...some-regions-should-be-buried-under-the-snow/
O recorde deste século é de -13 ºC em fevereiro/março de 2005, não vi até agora previsão de nenhum valor dessa ordem