Seguimento Meteorológico Livre - 2021



4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Acho que já se pode ter a certeza que a A1 vai levar com neve entre Leiria e Santarém no fim de semana! Já são demasiadas saídas a apontar combinação de frio e precipitação naquela zona e cada vez mais perto :D

A não ser que á última da hora haja uma grande desilusão!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Acho que já se pode ter a certeza que a A1 vai levar com neve entre Leiria e Santarém no fim de semana! Já são demasiadas saídas a apontar combinação de frio e precipitação naquela zona e cada vez mais perto :D

A não ser que á última da hora haja uma grande desilusão!
Espero bem que tenhas razão. Queria ver o Santuário coberto de neve.
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Pois bem aprece que estamos já perante uma sequêncai sióptica bem difinida para as próximas 96 horas, os modelos convergem .
Nas próximas 48 horas a nível peninsular entraremos numa fase terrível com fortes quedas de neve, este nevão não será nada fácil de modelizar, pois toda ele é fortemente patiocinado por uma frente quente, logo a melhor forma de o seguir será através de mapas, radares etc.... nowcasting .
A precipação entrará no sentido S - N, resta-nos saber se o frio que se instala bem com a humidade serão suficientes para que a neve possa cair em Portugal, até ver tudo para isso aponta, cuidado com a orografia .
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,819
Local
Faro
Se repararem com muito cuidado os modelos tem vindo lentamente a empurrar a depressão mais para leste e a adiar a precipitação...
Primeiro chovia na Quarta, depois na Quinta depois na sexta... AGORA as expectativas no fim de semana.
Com estas mudanças de última hora vai prevalecer mais o frio do que a chuva.
Muitos olham ao frio presente mas esquecem que terá que haver precipitação...
E essa precipitação presente me parece muito residual!
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Vendo os modelos , aqui no Litoral Norte no próximo sábado parece - me que estão reunidas as condições clássicas para neve a qualquer cota . O problema é que , como quase sempre , falta precipitação .
Quer o GFS quer o ECM mantêm ainda uma vaga probabilidade de ( muito escassa ) precipitação . No entanto , isso também é clássico , quase todas as nevadas do género foram sempre de baixa probabilidade de precipitação , sempre para o nowcasting .
Se aquela pequenina manchinha de precipitação conseguir entrar pela manhã do próximo sábado ...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego