Seguimento Meteorológico Livre - 2021

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
anda a malta a seguir modelos à uma semana para agora o gfs a 72h desviar depressao tanto que já nem aterra na penisula iberica

aquele frente de norte do dia 9/10 ainda pode trazer qualquer coisa da maneira que estão os modelos todos à nora já acredito em tudo
 


VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Os modelos estão precisamente com sempre estiveram.
Agora, não podemos tudo querer, se nevar boa, caso não neve, nada de anormal tem a situação toda ela é complicadissima de entender e visualizar, concerteza pelo GFS 06AM tudo aponta para uma fortissima entrada de ar frio que trará cota 0 com chuva, veremos se acontece, mas não será infelizmente para todos.
Nowcasting .
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Previsão para sábado, 9.janeiro.2021

Continuação de tempo frio, com períodos de céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e
Centro e a partir da tarde, sendo de neve acima de 700/900 metros.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, rodando
para o quadrante oeste na região Sul a partir do final da manhã,
soprando por vezes forte (até 45 km/h) nas terras altas.
Formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro.
Pequena descida de temperatura.


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Nem o próprio IPMA consegue fazer bem a previsão descritiva dado a imprevisibilidade dos modelos . Parece que embicou na cota 700/900 mas pelo menos está a ver precipitação.
 

fcapelas

Cirrus
Registo
24 Out 2012
Mensagens
49
Local
Terrugem Elvas
Os modelos estão precisamente com sempre estiveram.
Agora, não podemos tudo querer, se nevar boa, caso não neve, nada de anormal tem a situação toda ela é complicadissima de entender e visualizar, concerteza pelo GFS 06AM tudo aponta para uma fortissima entrada de ar frio que trará cota 0 com chuva, veremos se acontece, mas não será infelizmente para todos.
Nowcasting .
Mas pq raio assume o Sr. q toda a gente quer neve!!!!

E adorava quem alguém me explicasse qual é a vantagem q a agricultura retira da neve, é que eu ainda n consegui perceber qual é???
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Mas pq raio assume o Sr. q toda a gente quer neve!!!!

E adorava quem alguém me explicasse qual é a vantagem q a agricultura retira da neve, é que eu ainda n consegui perceber qual é???
Desculpe meu amigo quero neve?
Eu se por acaso quiser neve volto para a minha terra, mas quem é você para dizer que eu quero neve ?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Consultas modelos que o IPMA não usa?
O modelo que o IPMA usa, o ECMWF, prevê precipitação para sábado em Trás-os-Montes, com circulação de NE e -5ºC a 850 hpa. Não consigo entender como isto só dá uma cota 700/900... Obviamente que nestas condições nevaria a qualquer cota em Trás-os-Montes...
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
adorava quem alguém me explicasse qual é a vantagem q a agricultura retira da neve, é que eu ainda n consegui perceber qual é???

Na larga maioria das situações, é claramente prejudicial, mas creio que as geadas fortes e severas que temos presentemente, conseguem ser mais nefastas.
A neve pode somente ajudar ao controlo das pragas, sejam elas através de insectos ou de pequenos mamíferos, para além de beneficiar os terrenos através da infiltração nos níveis freáticos.
Mas, há casos em que a neve poderá até ser bastante benéfica, como pode consultar nesta notícia.
 

carlitinhos

Cumulus
Registo
13 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Fundão (540m)
bem animada vai a conversa por aqui, mas ao que vai acontecendo com as previsões dos modelos quero crer que o frio irá embora e nem um farrapito branco irei ver pela minha zona,
mas que hoje estava uma geada que já não se via á muito lá isso estava,
temperatura esta manhã (pelas 09:00) bem negativa na zona industrial o carro marcava -3.