Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Em 2010 , 2013 e 2016 anos em que nevou em Fátima chegaram a por cotas de 200/300 metros na previsão.

Em 2006 não. Vamos esperar, talvez estejam com medo de apostar numa cota mais baixa tão cedo mas realmente não faz muito sentido os 700/900 metros.

Mas esses 200/300 metros na previsão apenas foram englobados na véspera ou mesmo no próprio dia. Aguardemos os próximos dias...
 


Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Tens razão. Em Famalicão quando nevou a cota zero em 2009, o IPMA atualizou no momento.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

E o problema é que o mais provável é chegar a sexta-feira e ainda com os 700/900 metros nas previsões. Na previsão de ontem para o dia de sexta puseram a cota a subir para os... 1000/1400 metros.:lol:

Eu já preparei o meu casaco, as minhas botas e o meu trenó para sexta-feira.

Eu já nem olho para os modelos, porque os modelos hoje prevêm uma coisa, amanhã prevêm outra. Parecem os nossos políticos quando fazem promessas:lol::lol::lol:

Ou as crianças quando hoje querem uma coisa e amanhã já querem outra ou não querem mesmo nada. :lol:
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Mas esses 200/300 metros na previsão apenas foram englobados na véspera ou mesmo no próprio dia. Aguardemos os próximos dias...

Tens razão. Em Famalicão quando nevou a cota zero em 2009, o IPMA atualizou no momento.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Falava de outros anos que não 2009, 2009 só me lembro dos telejornais à hora do jantar a dizer que ia nevar no litoral centro e sul em qualquer lugar, foi um fiasco.
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
O IPMA tem um problema em admitir a possibilidade de certos eventos mais extremos. Seja pôr cotas de 900 metros quando os modelos sugeriam cota 0, ou ignorar que há 50% de probabilidade de um furacão afetar o território nacional nos dias seguintes
ainda bem depois os media diziam que era o fim do mundo e acabava por não acontecer nada
 

jfo

Cirrus
Registo
30 Dez 2020
Mensagens
91
Local
Aveiro
No fim de semana quando virem imagens de praticamente todo o país pintado de branco os modelos ECMWF e GFS até vão ficar surpreendidos e boquiabertos. Porque era algo que não estava nas suas previsões. :lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Vou colocar fotografias, e vou dedicá-las a todos os modelos, principalmente ao ECMWF, GFS e também ao ICON. "Inchem aí".
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
ainda bem depois os media diziam que era o fim do mundo e acabava por não acontecer nada
Se eu não tivesse vindo ao fórum por acaso no dia anterior, nunca teria imaginado que havia uma possibilidade bem real da Leslie nos atingir e não teria avisado familiares para saírem da sua casa numa zona desprotegida do vento (casa essa que depois ficou inabitável), visto que o IPMA só na tarde do próprio dia (e um sábado, ainda por cima!) é que se lembrou que se calhar era boa ideia falar a sério no assunto. Prefiro mil vezes que pequem por excesso nestes casos...
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
E pronto, já começo a conformar, mais uma saída do GFS a mandar a depressão Filomena muito para leste de nós, pena com tanto frio que por cá temos... vamos ver para sábado/domingo se dá ao menos para vermos uns flocos a pairar.

Segundo o ensemble do GFS, existe probabilidade superior a 50% de nevar na Covilhã no fim de semana... por isso ainda nada está perdido. :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Resumindo: se a depressão passar mais a oeste = +precipitação -frio; passando mais a leste = + frio -precipitação.
Opinião pessoal? Prefiro mais precipitação, melhor deslocar-me a uma serra para ver neve do que ter muito frio no "meu quintal" mas sem cair nada. Ainda por cima nem para as mínimas dá à conta das nuvens :lol:
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Eu acho que vai nevar e no Algarve olhando para as previsões.
A Serra de Monchique e Caldeirão irão ver neve certamente...
Mas olhem quando vejo modelos a retirarem quase toda a precipitação, vejam esta run das 12h com a depressão completamente empurrada para leste e sendo sábado é domingo ainda tão distante acreditam mesmo em neve.
O que vejo nisto é eu a morrer de frio no fim de semana!