Seguimento Sul - Janeiro 2021



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Por aqui, assim de repente, o nevoeiro já se dissipou por completo. Pelas webcams do MeteoAlentejo de Vila Viçosa e de Campo Maior, também desapareceu por lá.

Posto isto, rápida descida de temperatura, o que poderá ser muito perigoso, pois está tudo molhado e vai congelar.

Sigo com -2,8ºC. Há pouco mais de meia hora estava em -0,7ºC. Incrível!

Entretanto, -6,3ºC em Barqueira. Já esteve nos -6,5ºC.

No Recanto, o vento aparece de vez em quando e a temperatura tem os seus altos e baixos. Mínima até ao momento, de -3,4ºC.

-1,8ºC na estação da Barragem. O gráfico mostra bem a descida acentuada na última hora devido à dissipação do nevoeiro:
uLsN9g6.png
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
307
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Por Cuba mínima mais baixa da estação com -1.7ºC pelas 04:30h. Actuais -0.1°C
Com o vento que se faz sentir onde tenho a estação o wind chill chegou aos -8.9°C (atuais -6.1ºC)... andou toda a noite entre os 20/30km/h e a intensidade máxima até foi quando a temperatura baixou mais. Imagino nos vales abrigados...
Agora prevejo que também a minha máxima mais baixa (8.6ºC) vá ser batida
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Bom dia

Manhã alva e gelada no Alto Alentejo. Exemplos à entrada de Arronches, na ponte de Santa Maria:

rvRTDK0.jpg


4XC2Y1r.jpg


SSWEOnm.jpg


eLgvmTE.jpg


Locais havia em que o topo das árvores estava totalmente branco. Há a referir que, desde Água de Prata, à saída de Portalegre que o carro registou temperaturas próximas de 0 ºC com excepção da zona de São Tiago, onde havia vento com 3 ªC e quase sem geada.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
A estação do Recanto sem nevoeiro, certamente, segue com -1,4ºC.

A essa hora, em Esperança, havia nevoeiro, mas é claro que a orografia do local onde está a estação poderá ter contribuído a não haver nevoeiro. Mas se havia nevoeiro ou neblina, decerto que essa temperatura dava uma sensação térmica ártica...
 
Última edição:

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Boas.
Muito muito frio e noite gelada por aqui.
Não é muito comum haver geada aqui onde vivo pois é num local um pouco elevado, mas hoje apareceu com força:
Au1pmYq.jpg

O monte de cortiça do meu vizinho ficou assim:
3LxX8xI.jpg

Agora já vai aparecendo o sol...
FtvFslK.jpg

Fiz algo que já não fazia há muito tempo....acendi a lareira assim que me levantei, pois não se podia estar...
A minha gata deu-me o seu total apoio ;) !
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
Temperatura mínima brutal por aqui. Hoje não acordei cedo o suficiente, mas certamente que estava tudo branquinho, ainda mais que ontem devido ao nevoeiro que houve antes da potente inversão. Houve várias pessoas aqui da terra a publicar fotos dos carros a marcarem -5/-6ºC de manhã cedo. O @Dias Miguel também mostrou bem isso. Obrigado pela partilha, dá para ter uma ideia do cenário gelado que por aqui havia de manhã.

Esta foto que um vizinho meu tirou hoje de manhã, retrata também bem a situação:


As árvores aqui do quintal têm as folhas todas torcidas e algumas plantas estão queimadas, devia estar tudo cheio de gelo. As laranjas da laranjeira que tenho também estão todas a cair devido à forte geada.
Tem sido uma coisa descomunal e promete continuar.

Há pouco ainda havia recipientes com água congelada e gelo em alguns locais:
ZwbA6j7.jpg

fUzNdhd.jpg

bBCXAE6.jpg

ooQM2yl.jpg


Mínima de -5,2ºC.

Na estação da Barqueira e do Recanto o vento estragou as mínimas, mas não deixam de ser significativas:
Barqueira: -6,6ºC
Recanto: -3,4ºC
Barragem: -4,1ºC

Uma estação nos arredores do Crato teve mínima de -5,0ºC.

:cold::cold::cold:

Hoje está um pouco mais "quente" que ontem. 7,5ºC atuais e céu com nuvens altas.
ZiusUsA.jpg


8,4ºC na divisão mais fria da casa, virada para o lado onde o sol não dá nesta altura. Em Julho, com aqueles 40ºC durante quase todos os dias, chegou a ter 32ºC. Enfim, Alentejo sendo Alentejo e numa localidade propícia a fortes inversões, a diferença é ainda maior! :D
XgdSVsf.jpg
 
Última edição: