Seguimento Meteorológico Livre - 2021

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Meus amigos, existe um conceito no mundo da meteorologia que se chama nowcasting. E só com nowcasting é possível verificar se vai nevar ou não. Por isso não vale a pena estar a lamuriar... Ai o litoral norte não vai ter nada, Viseu vai morrer na praia... E se aquelas manchinhas azuis de precipitação começarem a aparecer no radar, como será??? Por isso é que existe o nowcasting. Tendo em conta que se trata de uma cut-off, a imprevisibilidade será sempre grande até à altura do acontecimento, por mais que os modelos inclusive não prevejam nada. É como as trovoadas no verão, é exatamente a mesma coisa. Lembro-me que a 25 de agosto de 2019 houve um evento de trovoadas um pouco por todo o país. E o litoral norte era o que tinha maior probabilidade de ficar a ver navios nesse dia. E no entanto, contra todos os prognósticos, houve festa da grossa para esses lados... Portanto nada de estar a fazer funerais antes do tempo, com nowcasting tudo será possível!!!
Por ser como as trovoadas de verão é que não tenho muita esperança, pode aparecer em qualquer sítio e tal mas o que é certo é calham (quase) sempre nos sítios do costume
 


dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
O que é que o IPMA quer dizer com serras da Região Sul? Refere-se apenas à Serra de São Mamede e de Monchique que são as mais altas? Ou também outras ?

Acho que ninguém entende o que querem dizer... Se formos considerar as mais altas, a cota rondava os 650 mts (considerando a Serra de Ossa); mas se formos para o Espinhaço de Cão, são 297 mts...
De acordo com o GFS, a cota poderá estar a 0 metros, pelo que em qualquer local das regiões onde houver probabilidade de precipitação, irá nevar
 

jfo

Cirrus
Registo
30 Dez 2020
Mensagens
91
Local
Aveiro
Meus amigos, existe um conceito no mundo da meteorologia que se chama nowcasting. E só com nowcasting é possível verificar se vai nevar ou não. Por isso não vale a pena estar a lamuriar... Ai o litoral norte não vai ter nada, Viseu vai morrer na praia... E se aquelas manchinhas azuis de precipitação começarem a aparecer no radar, como será??? Por isso é que existe o nowcasting. Tendo em conta que se trata de uma cut-off, a imprevisibilidade será sempre grande até à altura do acontecimento, por mais que os modelos inclusive não prevejam nada. É como as trovoadas no verão, é exatamente a mesma coisa. Lembro-me que a 25 de agosto de 2019 houve um evento de trovoadas um pouco por todo o país. E o litoral norte era o que tinha maior probabilidade de ficar a ver navios nesse dia. E no entanto, contra todos os prognósticos, houve festa da grossa para esses lados... Portanto nada de estar a fazer funerais antes do tempo, com nowcasting tudo será possível!!!

Ainda mais que os modelos estão em constante contorcionismo, por outro lado os modelos previam que a depressão fosse para a leste, a verdade é que a precipitação nunca chegou com grande intensidade para leste, como previsto, por isso pode haver bastantes surpresas. É como já disse variadas vezes os modelos nunca irão conseguir prever neve em Portugal, agora é tudo uma questão de "ver o que vai acontecer", por isso o Nowcasting ser uma opção.
Além disso com a quebra do Vórtice Polar, está visto que o frio ainda vai continuar instalado por algumas semanas no nosso território, ainda está para vir muito mais surpresas e espera-se que o IPMA não faça frete, como tem feito. É que se não for agora, então nunca mais.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Boas,
Amanhã tenho esperança que na previsão descritiva do IPMA para sábado, que escrevam algo assim:

"Previsão para sábado, 9.janeiro.2021
Continuação de tempo frio, com períodos de céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, mais prováveis nas regiões Norte e Centro e no Alto Alentejo, em especial a partir da tarde, sendo de neve acima de 150 metros de altitude."
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
'Se eu não vejo neve, tu também não'

No final da reunião de Conselho de Ministros, António Costa anunciou que foi aprovado uma extensão das regras em vigor para os próximos sete dias. "Como medida cautelar no fim de semana vão aplicar-se por igual, a todos os concelhos com mais de 240 casos por cem mil habitantes por concelho as regras de circulação entre concelhos e da proibição de circulação na via pública após as 13 horas", acrescentou o primeiro-ministro. Apenas 25 concelhos ficam de fora destas medidas.

471289cde2490c80f60d5e85bcdfb6da.gif


-> https://covid19estamoson.gov.pt/renovacao-do-estado-de-emergencia-2/
 

jfo

Cirrus
Registo
30 Dez 2020
Mensagens
91
Local
Aveiro
Boas,
Amanhã tenho esperança que na previsão descritiva do IPMA para sábado, que escrevam algo assim:

"Previsão para sábado, 9.janeiro.2021
Continuação de tempo frio, com períodos de céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, mais prováveis nas regiões Norte e Centro e no Alto Alentejo, em especial a partir da tarde, sendo de neve acima de 150 metros de altitude."

eu-fico-aqui-a-espera-sentado.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares

Felizmente, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa, provavelmente os locais onde os acumulados de neve deverão ser maiores, fazem parte dos 25 concelhos em risco moderado, logo não têm condicionamentos à circulação durante a tarde. E como homem prevenido vale por dois, já estou no concelho de Bragança desde dia 3, e terei que passar por esses concelhos para regressar a casa. Provavelmente, para não arriscar a condução na neve, terei que pernoitar em algum desses locais de sábado para domingo.
 

Northern Lights

Cumulus
Registo
1 Ago 2019
Mensagens
439
Local
Lisboa (Ocidental)
Boas,
Amanhã tenho esperança que na previsão descritiva do IPMA para sábado, que escrevam algo assim:

"Previsão para sábado, 9.janeiro.2021
Continuação de tempo frio, com períodos de céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, mais prováveis nas regiões Norte e Centro e no Alto Alentejo, em especial a partir da tarde, sendo de neve acima de 150 metros de altitude."

O mínimo que me lembro de ver o IPMA dar creio que foram "300/400 metros".

O ideal seria:
"Tempo frio com céu muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros, temporariamente sobre a forma de neve em todo o território, subindo a cota para os 300/400 a partir do meio da tarde", ou algo do género :)

Creio que à ultima da hora os 300/400 m vão acabar por aparecer :)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Felizmente, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa, provavelmente os locais onde os acumulados de neve deverão ser maiores, fazem parte dos 25 concelhos em risco moderado, logo não têm condicionamentos à circulação durante a tarde. E como homem prevenido vale por dois, já estou no concelho de Bragança desde dia 3, e terei que passar por esses concelhos para regressar a casa. Provavelmente, para não arriscar a condução na neve, terei que pernoitar em algum desses locais de sábado para domingo.

De facto não tens qualquer tipo de sensibilidade...