Seguimento Meteorológico Livre - 2021

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Probabilidade de neve generalizada por todo o Alentejo:

iconeu_sp1-45-77-0_hrd0.png


O GFS antecipou tudo em cerca de 12 horas, mas está semelhante.
 


VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
É doloroso olhar para um meteograma destes. Não é todos os dias que se vê quase cota 0 em Lisboa. Nem uma pinga :(

868b10a331fffec513b0b526a67b1d6f.jpg
Amigo, calma por exemplo aqui tenho precipitação no sábado e domingo, coisa que não acontecia, mas pronto agora apareceu.
Da mesma forma que talvez sim, talvez venhas a ter precipitação (digo eu !?), nowcasting !
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Uma coisa que me tem estado a intrigar . Tenho visto um espesso manto de nuvens muito junto à costa aqui no Litoral Norte ( ainda agora estou a ver ) , que me parece uma circulação N-S ou NE-SO , que estão muito perto da costa , mas que não se aproximam .
Isso será devido a alguma depressão ? Alguém sabe ?
Confesso que não entendi exatamente ao que te referes. Vendo as imagens de satélite é perfeitamente identificável a alguma distância de toda a costa onde começa a zona de aguaceiros, a deslocar-se na direcção que referes. É isso?
Caso sim, serão aguaceiros formados pelo facto de esta massa de ar extremamente fria (embora seca) se deslocar sobre água relativamente "quente", gerando instabilidade vertical suficiente para a sua ocorrência.
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Uma coisa que me tem estado a intrigar . Tenho visto um espesso manto de nuvens muito junto à costa aqui no Litoral Norte ( ainda agora estou a ver ) , que me parece uma circulação N-S ou NE-SO , que estão muito perto da costa , mas que não se aproximam .
Isso será devido a alguma depressão ? Alguém sabe ?

Acho que é uma massa de ar mais fria que está a ser puxada pela depressão a SO de PT, não há nuvens junto à costa porque estão a ser ''desviadas'' pela ponta mais a NO da PI. Vêem-se bem nas imagens de satélite.

GOES16_1km_ir_202101071845_24.75_50.50_-28.75_9.00_ir1_ltng16_hgwy_warn_weathernerds.png



No site do IPMA tens imagens tiradas por um dos MSG com um overlay de temperatura - http://www.ipma.pt/pt/espaco/msg/
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Confesso que não entendi exatamente ao que te referes. Vendo as imagens de satélite é perfeitamente identificável a alguma distância de toda a costa onde começa a zona de aguaceiros, a deslocar-se na direcção que referes. É isso?
Caso sim, serão aguaceiros formados pelo facto de esta massa de ar extremamente fria (embora seca) se deslocar sobre água relativamente "quente", gerando instabilidade vertical suficiente para a sua ocorrência.

Acho que é isso . Porque eu tinha visto a olho nu e sem consultar imagens de satélite.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
O meteorologista que esteve à momentos no Portugal em directo na RTP1 referiu, para amanhã, a probabilidade de aguaceiros nos distritos de Portalegre, Évora, Beja e Faro referindo que podiam ocorrer aguaceiros de neve nos pontos mais altos dos distritos. :intrigante:
No entanto os modelos indicam que essa possibilidade será apenas no fim de semana..

Afinal quem tem razão? :wacko:
 

jfo

Cirrus
Registo
30 Dez 2020
Mensagens
91
Local
Aveiro
O meteorologista que esteve à momentos no Portugal em directo na RTP1 referiu, para amanhã, a probabilidade de aguaceiros nos distritos de Portalegre, Évora, Beja e Faro referindo que podiam ocorrer aguaceiros de neve nos pontos mais altos dos distritos. :intrigante:
No entanto os modelos indicam que essa possibilidade será apenas no fim de semana..

Afinal quem tem razão? :wacko:

Andam todos à nora.