Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2021

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Tempo mais parecido com este só me lembro mesmo em Janeiro de 2009, em que mal dava para derreter o gelo durante o dia. Nesse ano uma sucessão de dias como estes acabou em grande, naquela mítica sexta-feira. Penso que desta vez não teremos a mesma sorte. Mas será por pouco.

Agora mesmo passei a pé por uns campos que ainda tinham geada. O mais incrível nesta situação é a sucessão de dias em que a temperatura média nem chega aos 5°C (desde o dia 1).


Foto tirada há 20 minutos.

cff3acbe43f7ff32fe952a4b6e9ba8fa.jpg

Tivemos em 2016 ( se não estou em erro ) e mais frio do que agora. Na altura tive temperaturas negativas a partir das 6 da tarde.
E , se não estou em erro , também tivemos o azar habitual aqui no Litoral Norte . Cota 0 e com uma depressão no Norte de Espanha que não chegou cá.
 
Última edição:


Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Boa tarde,

Por aqui mais um dia frio. Máxima de 5.5ºC e mínima de -2.8ºC. É muito raro as mínimas descerem para além dos -3.
Só há uns anos atrás registei -5.7ºC.

Finalmente a humidade a baixar rondando neste momento os 70% e neste momento registo 1.5ºC.

Não foi em janeiro de 2016 ? Eu registei -4.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

@guimeixen foste às compras ao lidl...:)
PXL-20210107-173318060.jpg


No windy, ainda preve alguma neve para Freamunde, no final do dia de sabado e madrugada de domingo.

Isso era porreiro. Tenho seguido e realmente na app windy o gfs tem dado queda de neve para Freamunde. Espero que sim se realize.

Nem me lembrem de tal. Vou ter de olhar para o céu até me deitar. Já sinto dores no pescoço só de pensar nisso! :rolleyes:

A noite vai fria sim senhor. Mais uma noite de geada marcada, com a humidade a descer são noites favoráveis à geada negra. É boa para controlo populacional de várias espécies inimigas a uma agricultura sustentável e ecológica. Não precisamos de produtos químicos ou outras acções mais energéticas contra a bicharada. O PAN agradece...:malandro:
O vento sopra fraco de N\NNE.

Tmín: - 4,0ºC
Tmáx: 8,7ºC

Tactual: - 0,9ºC
Hr: 73%



Ema de Paços de Ferreira
Tmín: - 4,8ºC
Tmáx: 9,2ºC

Tactual: - 1,9ºC
Hr: 94%

EMA Luzim-Penafiel
Tmín: - 2,0ºC
Tmáx: 7,7ºC

Tactual: 0,3ºC (21.00h)
Hr: -
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa tarde,

Mais uma madrugada gelada :cold:. Mínima de -2,1°C.

De manhã passei pela tal zona de Santa Lucrécia e havia bastante gelo e geada. Muita da geada já e um acumular destes últimos dias. Reparei agora que a geada e gelo está-se a acumular também onde moro na parte virada a norte, tem nos passeios, estrada e nos jardins dos prédios.

Uns registos:



"Flores" de inverno... Belíssimo efeito :)
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Não foi em janeiro de 2016 ? Eu registei -4.

Eu diria Janeiro de 2017, houve um evento interessante de frio (entrada de leste) entre 18-22 de Janeiro com mínimas muito baixas, inclusive chegou a ser batido um ou outro valor absoluto no Litoral, e chegaram a cair uns flocos no sotavento :)
----
Boa noite,

Até aqui ao lado do mar (Esmoriz) as noites têm sido muito frias, com uma duração que já nao me recordo há algum tempo... todas as manhãs têm sido presenteadas com geada generalizada e tudo o que for água parada congelado à superfície:cold:

Neste momento sigo com 1.6ºC, e já há geada nos carros... Se não levantar o vento de leste durante a noite (na última noite impediu que a temperatura descesse mais, mínima de 2.1ºC), sou capaz de ter uma mínima interessante amanhã :rolleyes: