Seguimento Meteorológico Livre - 2021

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
É doloroso olhar para um meteograma destes. Não é todos os dias que se vê quase cota 0 em Lisboa. Nem uma pinga :(

868b10a331fffec513b0b526a67b1d6f.jpg
É a primeira saída do GFS a não prever precipitação. Vamos esperar. :)
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas,
Amanhã tenho esperança que na previsão descritiva do IPMA para sábado, que escrevam algo assim:

"Previsão para sábado, 9.janeiro.2021
Continuação de tempo frio, com períodos de céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, mais prováveis nas regiões Norte e Centro e no Alto Alentejo, em especial a partir da tarde, sendo de neve acima de 150 metros de altitude."
Cotas previstas pelo ECMWF (modelo que o IPMA segue) vs GFS:
gihfG7E.gif

Em princípio o pessoal do IPMA não terá "coragem" para escrever algo assim. :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Cotas previstas pelo ECMWF (modelo que o IPMA segue) vs GFS:
gihfG7E.gif

Em princípio o pessoal do IPMA não terá "coragem" para escrever algo assim. :D
Esse produto não corresponde à cota de neve. A cota de neve é geralmente um bom bocado abaixo do Freezing Level, especialmente em casos de convecção. Apenas será semelhante no caso de precipitação muito fraca com humidade nos 100%.
Nesse mesmo site, tens o produto Snow Line, que sim é uma estimativa da cota à qual pode nevar (pelo menos no ECMWF tem, no GFS não sei).
No Meteociel algums modelos também apresentam o produto Snow Level, que é equivalente a esse.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Cotas previstas pelo ECMWF (modelo que o IPMA segue) vs GFS:
gihfG7E.gif

Em princípio o pessoal do IPMA não terá "coragem" para escrever algo assim. :D

Cota de neve para esse momento, segundo o ECMWF (a Norte parece que a cota é superior, mas é apenas porque o modelo não admite cotas de neve inferiores à cota do terreno, logo quando a célula está à cota 800, a cota de neve é 800m mesmo que a temperatura seja de -20ºC):

90n2fvj.png
 

jfo

Cirrus
Registo
30 Dez 2020
Mensagens
91
Local
Aveiro
Eu não entendo como é que algumas pessoas dizem que o ECMWF retirou a precipitação quase toda para sábado... quando a probabilidade de ocorrer até aumentou, segundo as últimas atualizações da AEMET. :intrigante:

Eu também cada vez menos entendo a abordagem da ECMWF, é que se houver precipitação cortam na cota de neve, se abaixam na cota de neve cortam na precipitação. Isto parece o jogo do Pisca-Pisca da Ruth Marlene.