Seguimento Especial FILOMENA (08-10 Jan 2021)

Estado
Fechado para novas mensagens.

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Por aqui sigo com 2.3ºC...

Hoje de manhã, apesar da mínima ter sido positiva 0.2ºC, uns recipientes com água que tinha no quintal começaram a formar uma fina película de gelo. O arrefecimento radiativo devia estar potente e em conjugação com o ar seco deve ter permitido isto.

Não espero grande mínima para esta noite, o frio em altitude é muito mas a ventania também é demais.. Ou seja este evento para mim será um dia cheio de nada, nem mínimas, nem geada, nem neve só um dia gelado de temperaturas positivas céu nublado e mais nada, para isto dispenso...

Enfim, estou a entrar no modo lamechas, mas pronto morro sempre na praia nestes fenómenos e amanhã vai ser mais uma frustração ficar a ver nevar aqui ao lado :facepalm:...
é complicado...estes eventos de neve, para além do sítios altos ou no Norte já bem conhecidos, acho sempre que ficam muito aquém do esperado - vai havendo sempre qq coisa, mas nunca é aquele evento generalizado esperado por todos...
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Por aqui sigo com 2.3ºC...

Hoje de manhã, apesar da mínima ter sido positiva 0.2ºC, uns recipientes com água que tinha no quintal começaram a formar uma fina película de gelo. O arrefecimento radiativo devia estar potente e em conjugação com o ar seco deve ter permitido isto.

Não espero grande mínima para esta noite, o frio em altitude é muito mas a ventania também é demais.. Ou seja este evento para mim será um dia cheio de nada, nem mínimas, nem geada, nem neve só um dia gelado de temperaturas positivas céu nublado e mais nada, para isto dispenso...

Enfim, estou a entrar no modo lamechas, mas pronto morro sempre na praia nestes fenómenos e amanhã vai ser mais uma frustração ficar a ver nevar aqui ao lado :facepalm:...
Deixa lá, também não vai ser aquele nevao que todos ansiamos, infelizmente a precipitação não é muita....:(
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Hoje dia muito frio, no mesmo registo dos últimos, com máxima de 10.3°C e vento de NW moderado. Deixo uma foto de hoje ao início da tarde, onde se observam, numa perspetiva para Sul, nuvens médias (alto estratos) a meandrar/ondular. Achei interessante...

10.2°C agora
67a787344742e1c8afbd1b335a7b76af.jpg


Sent from my ANE-LX1 using Tapatalk
Parecem-me nuvens Kelvin-Helmholtz já muito desfeitas:
https://earthsky.org/earth/kelvin-helmholzt-clouds
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
O IPMA na sua previsão a 10 dias na sua atualização colocou o Concelho de Ourém com precipitação da 14h ás 18h o que dá-me mais algumas esperanças apesar de eu preferir que essa precipitação se eventualmente caísse fosse mais para o final do dia. O factor que acho relevante e que pode explicar as cotas do IPMA só de 400 metros é o vento que pode fazer estagnar a temperatura. Nesto momento 3,0 ºC e 38% HR esta temperatura já estagnada talvez devido algum vento que está lá fora.
Edit: O IPMA aumentou e muito as chances de precipitação para o distrito de Santarém. Quase todos os concelhos senão todos com chances de precipitação acima de 40%.
 
Última edição:

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
O IPMA na sua previsão a 10 dias na sua atualização colocou o Concelho de Ourém com precipitação da 14h ás 18h o que dá-me mais algumas esperanças apesar de eu preferir que essa precipitação se eventualmente caísse fosse mais para o final do dia. O factor que acho relevante e que pode explicar as cotas do IPMA só de 400 metros é o vento que pode fazer estagnar a temperatura. Nesto momento 3,0 ºC e 38% HR esta temperatura já estagnada talvez devido algum vento que está lá fora.
Edit: O IPMA aumentou e muito as chances de precipitação para o distrito de Santarém. Quase todos os concelhos senão todos com chances de precipitação acima de 40%.

Olha que pela minha experiência em Fátima é melhor a precipitação cair durante o dia devido à mais baixa humidade :) e claro à luz do dia sempre é mais bonito! :D
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Calma que a hora de Portugal é amanhã :D Claro está que nada a ver com o cenário espanhol mas... qualquer coisa é bem vinda. O GFS 18z (não que já importe muito) mantém o cenário como esperado, mas também achava que era para estar a chover agora... Prolonga um pouco o evento pela madrugada de sábado a dentro.
O GFS lá vai mantendo qualquer coisa... mas agora não vale a pena olhar mais os modelos, é ir acompanhado, pois podem falhar perfeitamente.
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Olha que pela minha experiência em Fátima é melhor a precipitação cair durante o dia devido à mais baixa humidade :) e claro à luz do dia sempre é mais bonito! :D
Mas mesmo que caía precipitação existe um factor que não está a deixar muito otimista o vento. Se ele estiver como hoje a temperatura vai estar sempre estagnada. Pode ser que ele acalme até á eventual chegada de precipitação. Na noite passada já estava quase ás 22h com 0 graus e começou o vento e a temperatura subiu até 2 graus e por isso praticamente não houve geada.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas noites,

Hoje o dia voltou a ser mais frio pela lezíria, muito por culpa do vento absolutamente gélido que se fez/faz sentir. Máxima de 10,7 ºC e mínima de 3,7 ºC. Neste momento já desceu para 5,2 ºC. Bonito entardecer, do qual só dei conta quando tirei os olhos das roseiras que estava a podar no jardim :D Já foi tarde demais para ir correr buscar a máquina... :disgust: (Mas pronto, a neve que cairá amanhã ajudar-me-á a esquecer o infortúnio de hoje...:lol: )
 
Estado
Fechado para novas mensagens.