Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,819
Local
Faro
Faro teve em Dezembro somente cerca de 12 mm, enquanto que este mês com a chuva de hoje leva cerca de 8 mm.
Olhando aos próximos tempos será de assinalar que a hipótese de chover será bastante baixa por estas bandas e como se sabe ao contrário do Outono, os meses de Inverno são normalmente bastante idênticos.
Assim sendo pelo menos a sul espero mais um mês seco, será apenas mais um Inverno igual a tantos outros recentes.
A minha dúvida reside na Primavera.
 


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,819
Local
Faro
Faro teve em Dezembro somente cerca de 12 mm, enquanto que este mês com a chuva de hoje leva cerca de 8 mm.
Olhando aos próximos tempos será de assinalar que a hipótese de chover será bastante baixa por estas bandas e como se sabe ao contrário do Outono, os meses de Inverno são normalmente bastante idênticos.
Assim sendo pelo menos a sul espero mais um mês seco, será apenas mais um Inverno igual a tantos outros recentes.
A minha dúvida reside na Primavera.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Amanhã vai ser uma lotaria a neve no distrito de Santarém. A minha ida a Fátima já tinha ido por água a baixo a partir do momento em que os modelos afastaram a hipótese de os aguaceiros do mar entrarem no litoral. Mesmo assim aquela previsão de chuva do IPMA para Santarém deixa-me inquietante. A própria capital de distrito poderia ter uns flocos se lá chegassem os aguaceiros, ou não dada a fraca intensidade..

O IPMA está tão conservador nas previsões. Cota de 400/600 metros, chuva para Portalegre com temperaturas entre 2 e -1ºC e neve na previsão horária... até arrisco dizer que Évora vai ter um manto branco.
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Pessoal de Lisboa, ainda há uma luz lá no fundo, pequena, mas acesa, ainda dá para ter em conta, vamos a ver, o GFS tem andado sempre a descontar, mas ainda deixou a base:

skk58GD.png

https://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=38.78&lon=-9.39&lang=en&type=txt&units=m
Serra de Sintra, vamos ver no que pode vir, já me dava por contente ver flocos

q2JHLV1.png

Já o ECM coloca tais flocos a cair a partir do Leste de Lisboa, sim, seria apenas uns flocos, nada de mais, mas acho que já seria bom, é ver se vier
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Bom dia.

Nos eventos anteriores o radar tem ficado "off". Ninguém me tira da cabeça que é PROPOSITADO, que algum(ns) mau(s) funcionário(s) do IPMA resolve "cortar" as pernas à comunidade amadora, como que o radar e a análise meteorológica fosse um FEUDO de uns quantos iluminados.

Também já reparei.. hoje (falo por mim) é mais uma questão de curiosidade para ver se se pode esperar que caia alguma coisa ou não, mas é excepcionalmente irritante quando se tratam de situações com muita actividade convectiva que é quando o radar faz mais falta e mais falha... às vezes parece mesmo má vontade.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
já à alguns dias que os modelos mostram anomalias de pressão positiva no polo norte nos próximos dias, parece estar querer formar-se uma siberiana
EDH101-240.GIF
gfsnh-0-192.png

Quanto a essa suposta "nova siberiana" é melhor não ter expetativas. Porque depois da desilusão e do grande fiasco deste fim de semana para mim agora tudo é possível... Certezas só mesmo no próprio dia.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Os modelos estão a prever qualquer coisa para a segunda quinzena do mês e isso já é visível nos ensembles. Uma cut-off, uma entrada de norte? Veremos! :pray: :rain:
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig e joselamego