Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Só para complementar o tópico, hoje voltei a deixar o datalogger na vala do Caramujo no Parque da Paz.
Mínima de -3.6ºC obtida no passado dia 27/12, completamente pulverizada esta madrugada, com registo de -4.6ºC pelas 00h18m.

Malta ali a correr de manga curta como se nada fosse. Excelente para arritmias cardíacas :rolleyes:.

5p7Ng6Q.jpg


UOZCeSc.jpg


s3peJov.png

UOZCeSc
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Boas,

Lá instalei o sensor auriol no ponto mais frio do concelho, vale da Ribeira da Penha longa/atrozela nas traseiras do autódromo do Estoril.
É incrível pois uma pessoa passa na A16 e nem sonha o que se passa naquele pequeno vale, uma inversão muito violenta.
Eu mesmo nunca pensei que a zona do Pisão que era de longe até então o ponto mais frio do concelho tivesse rival.Sai de lá com 0 graus.Que grande surpresa.:cold:

Hoje


@jonas_87 consegues comparar os valores da temperatura em relação a este novo modelo utilizando o antigo? Acabei de o fazer e estou a ficar um pouco intrigado... Ambos os sensores lado a lado e o novo modelo apresenta uma temperatura de 2ºC abaixo do registado pelo modelo antigo :intrigante:

--

Mais logo quando tiver tempo faço a "reportagem" dos sensores que deixei colocados durante a noite passada.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Hoje lá saí de casa pelas 6:20 da manhã para ir fazer uns registos de temperaturas a alguns dos mais interessantes pontos do concelho de Sesimbra e da Arrábida. Deixei o sensor na rua de casa, pelo que não tenho nenhuma temperatura mínima dos locais observados, mas sim temperaturas registadas ao momento. Deixava o sensor estabilizar a temperatura durante alguns minutos, e quando acontecia, foto nele!

Quando saí de casa, o sensor marcava -1.6ºC. Os carros e mesmo as ervas estavam cheias de gelo. É uma temperatura algo extrema para o local, pois raramente desce para negativos, não é propriamente propício a inversões. Prometia...

xwjzzHN.jpg


iRQiaR2.jpg


Fui em direcção ao Calhariz, onde fiz a primeira paragem, numa zona baixa na estrada de terra que termina nos Casais da Serra. É um local propício a inversões relativamente fortes, não sendo porém o local com maior potencial. A sul é sempre a subir até o topo da Serra do Risco, com 384m de altura, a estrada está a 100m, e a norte, junto desta, tem um pequeno relevo que atinge cerca de 140 metros e onde está situado o Palácio de Calhariz, dos duques de Palmela. Ali perto passa uma ribeira temporária (Marmitas do Gigante). A temperatura registada foi de -5,3ºC!

nrNUVZj.jpg


dybgMFQ.jpg


Segui pela estrada de terra, a temperatura do carro estava nos -4,5ºC, cerca de 1ºC superior ao sensor. Foi subindo ligeiramente até aos Casais da Serra, e voltou a descer até aos -5ºC no Vale do Alambre. Saí, sabendo que ia bater a mínima do Calhariz. E assim foi: -6.3ºC. Infelizmente apaguei a foto sem querer para comprovar. Segui de carro, e um pouco mais à frente o termómetro do mesmo bateu nos -6ºC. Obrigou-me a sair ver o que se passava ali. E aí registei -6.9ºC! Estive ainda bastante tempo a ver se ainda ia aos -7ºC, mas com as mãos quase congeladas e a doer imenso, desisti... fica para a Lagoa Pequena, local onde depositava as maiores expectativas.

r6RTrGx.jpg


O Vale do Alambre tem a encosta da Arrábida a sul, com os seus picos entre os 400 e 500 m de altitude, e afunila naquele local, com encostas a E e W com cerca de 170/180 m, estando o vale à cota entre 80/90 m.

YqPwzqE.jpg


Lá fui até à Lagoa pequena, sempre com o termómetro do carro a registar valores negativos de temperatura em todo o percurso, mesmo fora de locais de inversão. Quando lá cheguei, já havia luz. A geada era imensa. E a temperatura, uma surpresa!

MXvOh6m.jpg


jApXRr8.jpg


Ainda foi por breves momentos aos -7.5ºC! O local está mais que identificado há muito tempo. Só esperava uma oportunidade destas, porque sabia que se havia sítio para registos muito extremos era esta. Está a apenas 3m acima do nível do mar, e convergem ali várias ribeiras.

QA1Z8HY.jpg


Fiz mais 2 medições nesta bacia hidrográfica. A segunda baixou aos -5.3ºC, num local onde vi poças completamente congeladas. A terceira, a uma cota mais elevada de um afluente, registou -4.3ºC. De salientar que nesse local, a apenas 5 metros a mais de cota, na estrada, registou "apenas" -3.2ºC, daí a importância de, se possível, descer mesmo ao nível das linhas de água.

zfMJDYf.jpg


MFOz9jM.jpg


E assim foi a "aventura", mas não podia desperdiçar esta oportunidade, noites destas não aparecem todos os anos!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
@jonas_87 consegues comparar os valores da temperatura em relação a este novo modelo utilizando o antigo? Acabei de o fazer e estou a ficar um pouco intrigado... Ambos os sensores lado a lado e o novo modelo apresenta uma temperatura de 2ºC abaixo do registado pelo modelo antigo :intrigante:

--

Mais logo quando tiver tempo faço a "reportagem" dos sensores que deixei colocados durante a noite passada.

Sim este sensor está a desiludir mete um bocado abaixo do real. O outro efectivamente era melhor.
Comprei 4 utilizei aquele que mais se aproximava do real.
Tive mínima de -9 graus so que claro que estava mal, e nem postei esse valor, -6/-7 graus são reais.
A espessura do gelo como viram era surreal.
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Hoje lá saí de casa pelas 6:20 da manhã para ir fazer uns registos de temperaturas a alguns dos mais interessantes pontos do concelho de Sesimbra e da Arrábida. Deixei o sensor na rua de casa, pelo que não tenho nenhuma temperatura mínima dos locais observados, mas sim temperaturas registadas ao momento. Deixava o sensor estabilizar a temperatura durante alguns minutos, e quando acontecia, foto nele!

Quando saí de casa, o sensor marcava -1.6ºC. Os carros e mesmo as ervas estavam cheias de gelo. É uma temperatura algo extrema para o local, pois raramente desce para negativos, não é propriamente propício a inversões. Prometia...

xwjzzHN.jpg


iRQiaR2.jpg


Fui em direcção ao Calhariz, onde fiz a primeira paragem, numa zona baixa na estrada de terra que termina nos Casais da Serra. É um local propício a inversões relativamente fortes, não sendo porém o local com maior potencial. A sul é sempre a subir até o topo da Serra do Risco, com 384m de altura, a estrada está a 100m, e a norte, junto desta, tem um pequeno relevo que atinge cerca de 140 metros e onde está situado o Palácio de Calhariz, dos duques de Palmela. Ali perto passa uma ribeira temporária (Marmitas do Gigante). A temperatura registada foi de -5,3ºC!

nrNUVZj.jpg


dybgMFQ.jpg


Segui pela estrada de terra, a temperatura do carro estava nos -4,5ºC, cerca de 1ºC superior ao sensor. Foi subindo ligeiramente até aos Casais da Serra, e voltou a descer até aos -5ºC no Vale do Alambre. Saí, sabendo que ia bater a mínima do Calhariz. E assim foi: -6.3ºC. Infelizmente apaguei a foto sem querer para comprovar. Segui de carro, e um pouco mais à frente o termómetro do mesmo bateu nos -6ºC. Obrigou-me a sair ver o que se passava ali. E aí registei -6.9ºC! Estive ainda bastante tempo a ver se ainda ia aos -7ºC, mas com as mãos quase congeladas e a doer imenso, desisti... fica para a Lagoa Pequena, local onde depositava as maiores expectativas.

r6RTrGx.jpg


O Vale do Alambre tem a encosta da Arrábida a sul, com os seus picos entre os 400 e 500 m de altitude, e afunila naquele local, com encostas a E e W com cerca de 170/180 m, estando o vale à cota entre 80/90 m.

YqPwzqE.jpg


Lá fui até à Lagoa pequena, sempre com o termómetro do carro a registar valores negativos de temperatura em todo o percurso, mesmo fora de locais de inversão. Quando lá cheguei, já havia luz. A geada era imensa. E a temperatura, uma surpresa!

MXvOh6m.jpg


jApXRr8.jpg


Ainda foi por breves momentos aos -7.5ºC! O local está mais que identificado há muito tempo. Só esperava uma oportunidade destas, porque sabia que se havia sítio para registos muito extremos era esta. Está a apenas 3m acima do nível do mar, e convergem ali várias ribeiras.

QA1Z8HY.jpg


Fiz mais 2 medições nesta bacia hidrográfica. A segunda baixou aos -5.3ºC, num local onde vi poças completamente congeladas. A terceira, a uma cota mais elevada de um afluente, registou -4.3ºC. De salientar que nesse local, a apenas 5 metros a mais de cota, na estrada, registou "apenas" -3.2ºC, daí a importância de, se possível, descer mesmo ao nível das linhas de água.

zfMJDYf.jpg


MFOz9jM.jpg


E assim foi a "aventura", mas não podia desperdiçar esta oportunidade, noites destas não aparecem todos os anos!
Esse registo na Lagoa Pequena é incrível.
Fica relativamente perto do centro interpretativo, ou estou enganado Jorge?



Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Esse registo na Lagoa Pequena é incrível.
Fica relativamente perto do centro interpretativo, ou estou enganado Jorge?

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Estacionei o carro mesmo no centro interpretativo, e andei para trás uns 100 metros para descer mais um pouco. Quanto aos valores são de facto impressionantes, mas as dúvidas que colocaste sobre os sensores faz-me pensar se serão mesmo reais. Eles andavam, regra geral, cerca de 1ºC abaixo do sensor do meu carro. Tenho de testar de alguma forma, pois comprei-o ontem e não tive muito tempo para verificar.
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Hoje lá saí de casa pelas 6:20 da manhã para ir fazer uns registos de temperaturas a alguns dos mais interessantes pontos do concelho de Sesimbra e da Arrábida. Deixei o sensor na rua de casa, pelo que não tenho nenhuma temperatura mínima dos locais observados, mas sim temperaturas registadas ao momento. Deixava o sensor estabilizar a temperatura durante alguns minutos, e quando acontecia, foto nele!

Quando saí de casa, o sensor marcava -1.6ºC. Os carros e mesmo as ervas estavam cheias de gelo. É uma temperatura algo extrema para o local, pois raramente desce para negativos, não é propriamente propício a inversões. Prometia...

xwjzzHN.jpg


iRQiaR2.jpg


Fui em direcção ao Calhariz, onde fiz a primeira paragem, numa zona baixa na estrada de terra que termina nos Casais da Serra. É um local propício a inversões relativamente fortes, não sendo porém o local com maior potencial. A sul é sempre a subir até o topo da Serra do Risco, com 384m de altura, a estrada está a 100m, e a norte, junto desta, tem um pequeno relevo que atinge cerca de 140 metros e onde está situado o Palácio de Calhariz, dos duques de Palmela. Ali perto passa uma ribeira temporária (Marmitas do Gigante). A temperatura registada foi de -5,3ºC!

nrNUVZj.jpg


dybgMFQ.jpg


Segui pela estrada de terra, a temperatura do carro estava nos -4,5ºC, cerca de 1ºC superior ao sensor. Foi subindo ligeiramente até aos Casais da Serra, e voltou a descer até aos -5ºC no Vale do Alambre. Saí, sabendo que ia bater a mínima do Calhariz. E assim foi: -6.3ºC. Infelizmente apaguei a foto sem querer para comprovar. Segui de carro, e um pouco mais à frente o termómetro do mesmo bateu nos -6ºC. Obrigou-me a sair ver o que se passava ali. E aí registei -6.9ºC! Estive ainda bastante tempo a ver se ainda ia aos -7ºC, mas com as mãos quase congeladas e a doer imenso, desisti... fica para a Lagoa Pequena, local onde depositava as maiores expectativas.

r6RTrGx.jpg


O Vale do Alambre tem a encosta da Arrábida a sul, com os seus picos entre os 400 e 500 m de altitude, e afunila naquele local, com encostas a E e W com cerca de 170/180 m, estando o vale à cota entre 80/90 m.

YqPwzqE.jpg


Lá fui até à Lagoa pequena, sempre com o termómetro do carro a registar valores negativos de temperatura em todo o percurso, mesmo fora de locais de inversão. Quando lá cheguei, já havia luz. A geada era imensa. E a temperatura, uma surpresa!

MXvOh6m.jpg


jApXRr8.jpg


Ainda foi por breves momentos aos -7.5ºC! O local está mais que identificado há muito tempo. Só esperava uma oportunidade destas, porque sabia que se havia sítio para registos muito extremos era esta. Está a apenas 3m acima do nível do mar, e convergem ali várias ribeiras.

QA1Z8HY.jpg


Fiz mais 2 medições nesta bacia hidrográfica. A segunda baixou aos -5.3ºC, num local onde vi poças completamente congeladas. A terceira, a uma cota mais elevada de um afluente, registou -4.3ºC. De salientar que nesse local, a apenas 5 metros a mais de cota, na estrada, registou "apenas" -3.2ºC, daí a importância de, se possível, descer mesmo ao nível das linhas de água.

zfMJDYf.jpg


MFOz9jM.jpg


E assim foi a "aventura", mas não podia desperdiçar esta oportunidade, noites destas não aparecem todos os anos!

Reportagem fabulosa, parabéns!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Como disse anteriormente, ontem após ter comprado 3 dos novos sensores que a LIDL colocou à venda, da marca Auriol, fui colocá-los em alguns pontos aqui do concelho de Loures.

Os sensores foram todos colocados sensivelmente a 1,70m e completamente expostos. É importante referir que a irradiação dos materiais circundantes, sobretudo da vegetação, pode influenciar a temperatura. Para termos registos considerados 100% fiáveis seria necessário que os sensores fossem dotados de um radiation shield. Além disso, como já foi discutido nos posts anteriores, estes novos sensores que foram colocados à venda aparentam registar temperaturas mais baixas que aquelas que se verificam na realidade. Ainda assim, esta experiência serve sobretudo para comparar 3 locais diferentes e o seu potencial em situações de inversão térmica :)

Apresento então os locais e as temperaturas registadas.
  1. Ponte de Lousa
  2. Bairro da Vitória (entrada, por baixo do viaduto da CREL)
  3. Lezíria de Loures (junto ao Infantado)
0EBQUeb.png


------------------------------------------
Localização 1:
Ponte de Lousa
Altitude: 98 metros
Temperatura registada: -4,5ºC

zUlnCxJ.png


7lEpKAl.png


5hbcQT4.png


Ok7u8CX.png


jp7tsuB.jpg


1MN1sQn.jpg


P1rUqtn.jpg






------------------------------------------
Localização 2:
Bairro da Vitória (entrada, por baixo do viaduto da CREL)
Altitude: 18 metros
Temperatura registada: -4,2ºC

6CPAwop.png


2D3XoEP.png


ZcQKfyJ.png


RNgNzdu.png


0blRsoo.jpg


8HzTPY3.jpg


ecrpDlq.jpg






------------------------------------------
Localização 3:
Lezíria de Loures (junto ao Infantado)
Altitude: 2 metros
Temperatura registada: -6,5ºC

MzwlsC4.png


eLRNb0V.png


9LvswRO.png


kmzmAtI.png


A2QRZl7.jpg


KoQTvqG.jpg


ohI6iMS.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
É importante referir que a irradiação dos materiais circundantes, sobretudo da vegetação, pode influenciar a temperatura. Para termos registos considerados 100% fiáveis seria necessário que os sensores fossem dotados de um radiation shield.

Gostava de frisar isto que o Duarte disse.
O facto do sensor não ter proteção influência a temperatura medida.

E obviamente que se a temperatura for medida junto ao solo ou perto/encostado à vegetação, também não será a temperatura do ar a 1,50m mas a temperatura do solo ou das superfícies, que nestas condições é bastante inferior.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Tendo em conta a polémica com os novos sensores do LIDL, estou convencido que os meus registos, e alguns do pessoal, estão cerca de 1 a 1,5ºC abaixo da realidade. Isso está de acordo com o que fui registando no carro, comparando com o sensor. De qualquer das formas, não dou o meu tempo por perdido. Ficou para mim provado que os pontos mais frios do concelho serão a Lagoa Pequena e o Vale do Alambre, que podem atingir valores entre os -5ºC e os -6ºC neste tipo de dias, talvez mais em dias com ainda mais frio em altitude. Tais valores são comparáveis ao de outros "spots" reconhecidamente muito frios pelo país, tais como Aljezur ou Seiça.

Por falar nisso, a nova estação wunderground num vale encaixado muito perto de Aljezur registou ontem uma mínima de -5.5ºC (https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IALJEZ3), enquanto a estação do IPMA registou -6.3ºC. Hoje a mínima foi de -5.4ºC no WU e a horária no IPMA de -5.9ºC. Isso revela uma enorme consistência numa diferença de valores entre as duas estações de cerca 0.5/1ºC, sendo a do IPMA ligeiramente mais fria. Prova também que os pontos de convergência de vários vales e linhas de água são mais favoráveis que simples vales encaixados.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
@Jorge_scp parabéns pela iniciativa, não é qualquer um que se dispõe a tal e só por isso merece ser destacado. Pelo vistos fomos sem saber um pouco enganados com os novos sensores, mas não é preciso grandes dramas pois se tirarmo 1,5 graus por exemplo talvez tenhamos o valor mais real. Quando tiver mais tempo posto aqui o meu relato do dito vale.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas pessoal,

Pois é , tal como tinha dito ontem lá fui colocar dois sensores Auriol em diferentes locais, um dos antigos e um novo, e sem dúvida que o novo deixa muito a desejar para este tipo de dinâmicas ,contudo logo vou voltar a experimentar a colocar os dois no meu jardim e verificar se existe diferenças a fazer a medição no mesmo local! ;)

Um dos locais que deixei , o Vale do Alambre já não é novidade para ninguém que acompanha este tópico, contudo quis deixar nos dois locais para comparar , já que são ambos fortes locais de inversão e um deles nunca lá tinha deixado , o Vale da Ribeira da Ajuda ( Muito perto do Vale da Rasca) e aqui o velhinho sensor que fui buscar à hora de almoço não falhou , forte inversão com mínima de -4.2ºc :cold:


92kd6Hc.jpg


rpfQT8c.jpg


No Alambre , aquela base! Apesar dos -9.6ºc registados pelo novo sensor de forma errada, não tenho dúvidas que tenha tido uma mínima a rondar o mesmo valor de dia 6 que foi de -5.8ºc :cold:

Medição errada!

Frost in the Arrábida Natural Park, January 2021 by Ricardo Carvalho, no Flickr

As fotos do costume :D E de salientar a espessura do gelo das poças que deveria ter cerca de 5 miímetros :shocking:

Frost in the Arrábida Natural Park, January 2021 by Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost in the Arrábida Natural Park, January 2021 by Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost in the Arrábida Natural Park, January 2021 by Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost in the Arrábida Natural Park, January 2021 by Ricardo Carvalho, no Flickr

Frost in the Arrábida Natural Park, January 2021 by Ricardo Carvalho, no Flickr
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Aproximação termográfica 12-01-2021 nos arredores de Lisboa. Pontos em branco com temperaturas entre -6 e -6,7 ºC

87fd0d68fdb887cba0fc98b347a4ba65o.png



P.S.: Pontos em branco com temperaturas entre -6,7 e -7,3 ºC:

abcfc8b6153885c912fe54c003c1e376o.png
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa tarde a todos,

No seguimento de algumas publicações anteriores, relativamente à famosa estação meteorológica da rede WU, na zona de Maçã, vertente Norte da Arrábida, venho divulgar um registo efectuado no passado dia 5/11 com o @Sanxito e o @Lightning junto à mesma.

Aproveitámos a descoberta desta estação (o qual desde já agradecemos ao @jonas_87) pela partilha, para iniciarmos os testes a um dispositivo inovador (MeteoTracker), criado e patenteado pela startup Italiana IoTopn Srl em Cagliari, e que consiste numa mini estação meteorológica portátil, cuja utilização se destina a todos aqueles que pretendem investigar os diversos aspectos micro climáticos da sua área de residência e não só.

O dispositivo é passível de ser utilizado no carro, colocado no tejadilho e fixo através de dois potentes imans protegidos por uma capa de silicone, de forma a não danificar a pintura, numa bicicleta com recurso a uma pequena bracelete que acompanha o aparelho, e também para todos aqueles que gostam de realizar caminhadas, colocando o sensor no exterior de uma mochila.

A fiabilidade é completamente inquestionável e não me irei alongar muito neste tópico, porque toda a informação relativamente a este assunto está disponível nos sites da própria marca, bem como da empresa que a detém, mas posso adiantar que a problemática habitual da incidência de radiação solar directa e difusa, ou a eventual reflexão de radiação em determinadas superfícies, é completamente anulada pela existência de dois sensores que corrigem automaticamente essa possibilidade, através do (Radiation Error Correction System, RECS - ver os anexos).

A particularidade interessante do Meteotracker, é o facto de que qualquer interessado, pode seguir atentamente o trajecto dos utilizadores, verificando em tempo real as condições presentes (Através do site ou da App), sendo que as medições podem ser efectuadas de 10 em 10m, 20 em 20m, consoante a escolha do utilizador. Das variáveis medidas pelo aparelho, incluem-se a temperatura do ar, pressão atmosférica, ponto de orvalho, humidade, humidex, gradiente a cada 100m e altitude.

Uma vez que já aqui foi explicado e muito bem pelo @jonas_87 pelo @Tiagolco e pelo @Ricardo Carvalho sobre a dinâmica extremamente complexa envolvida nos micro climas, dadas as condições que encontrámos no local, consideramos aquela estação bastante fiável, sendo que o comparativo estabelecido entre a estação e o meteotracker na altura, foi de apenas +0,1ºC (2,2ºC e 2,3ºC respectivamente).
Não nos foi infelizmente possível chegar ao local exacto da estação, devido ao facto de a mesma estar em propriedade privada, no entanto, dada a proximidade com a mesma (à volta dos 20 a 30m), os valores aceitam-se perfeitamente. Convém também realçar, que o MeteoTracker estava instalado no tejadilho do carro a cerca de 1,70m do solo, pelo que acreditamos que a estação está também devidamente instalada, caso contrário os valores desceriam abruptamente junto ao solo.

E porque o texto já vai longo, deixarei os respectivos links para consultarem um pouco mais ao pormenor o Meteotracker, bem como algumas imagens que retirámos da App, do trajecto efectuado até ao local da estação e os valores obtidos.
Importa salientar, que o shipping é feito através do Indiegogo e passa obrigatoriamente pela Alfândega, pelo que se alguém estiver interessado poderei tentar agilizar o processo.

-> https://meteotracker.com/
-> https://www.kwos.it/joomla/it/articoli/154-meteotracker-the-weather-station-for-those-on-the-move
-> http://iotopon.com/

1.jpg
Capturar.JPG