Termometro minima/maxima - LIDL

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Que pilhas é que usas na estação da direita? É incrível, eu meti umas Duracell novas e não liga. Se meter umas mais gastas, funciona. Experimentei com recarregáveis e também não dá.

De que tipo? Note-se que as baterias recarregáveis disponíveis comercialmente têm um valor nominal mais baixo (AA: 1,2v).
Para ter AA em 1.5v é necessário recorrer à indústria com elevado potencial mah > 2150mah
 


Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite,

A suite amanhã. Já podemos concluir que se o seu objectivo é registar o mini/maxi, parece-me comprometido.
Requer um pouco mais de estudo.

2021-01-13_22-36-09.jpg
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

Francamente, pelo preço, não somos roubados!
Se se tiver em conta o tempo que leva a estabilizar, não é mau.
Teremos de testar a outras temperaturas.
Podemos tirar duas conclusões:
Não adequado para medições rápidas quando se está numa caminhada nómada.
Irá requerer protecção contra a radiação solar.

2021-01-14_08-11-48.jpg
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite,

Para concluir, este sensor é inutilizável na sua configuração original durante o dia.
É muito sensível à radiação solar mesmo debaixo de céus nublados.
As leituras entre as 15h e as 21h são inequívocas.
Isto é típico para resistência térmica: aquecimento, arrefecimento, estabilização muito lenta.
Resta uma questão; porque é que ontem à noite e esta manhã eu tinha medidas próximas do meu VP2.
Se tiver tempo amanhã de manhã, depois de uma noite de descanso, farei outro teste. Acho que sei a razão.
Se eu tiver tempo este fim-de-semana, vou fazer um abrigo para esta sonda.

Boa Sorte a todos vós com esta nova confinamento a aproximar-se.

2021-01-14_22-08-05.jpg
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
719
Local
Montijo
Confirmo tudo o que aqui foi dito, estou com 25º assim que o sensor começou a apanhar sol.. Mas também, as temperaturas mínimas são normalmente atingidas á noite e aí não há sol, por 4.99€, o que podemos querer? :D
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Quanto a apanhar Sol esqueçam... Não há nenhum sensor do Mundo que possa apanhar Sol direto sem RS e que dê temperaturas fiáveis. O problema é mesmo o valor das mínimas que parece ser exageradamente baixo. Ao Sol sem proteção queriam o quê? Nem da Davis quanto mais do Lidl! :D
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
O problema é mesmo o valor das mínimas que parece ser exageradamente baixo. Ao Sol sem proteção queriam o quê? Nem da Davis quanto mais do Lidl! :D

É normal, é um NTC.
PI: as minhas medições são feitas SEM solar directa, o sol altera a resistência nominal do que está a montante do sensor, tal como o frio (mas na direcção oposta)
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Quanto a apanhar Sol esqueçam... Não há nenhum sensor do Mundo que possa apanhar Sol direto sem RS e que dê temperaturas fiáveis. O problema é mesmo o valor das mínimas que parece ser exageradamente baixo. Ao Sol sem proteção queriam o quê? Nem da Davis quanto mais do Lidl! :D

Basicamente é isto que o @MSantos diz, qualquer sensor, por muito bom que seja, nunca poderá ter valores fiáveis durante o dia se não estiver protegido, quer tenha luz direta do Sol, quer não tenha, por isso os valores medidos durante o dia para mim não são surpresa nenhuma, até porque eu sempre tive destes sensores mais baratos, já sei o que a casa gasta.

A questão é mesmo a discrepância das temperaturas medidas durante a noite, entre o sensor antigo e os novos, com as medições a serem feitas nas mesmas condições. Talvez um dia eu faça alguns radiation shield e compare os valores entre o sensor antigo e os novos.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Basicamente é isto que o @MSantos diz, qualquer sensor, por muito bom que seja, nunca poderá ter valores fiáveis durante o dia se não estiver protegido, quer tenha luz direta do Sol, quer não tenha, por isso os valores medidos durante o dia para mim não são surpresa nenhuma, até porque eu sempre tive destes sensores mais baratos, já sei o que a casa gasta.

A questão é mesmo a discrepância das temperaturas medidas durante a noite, entre o sensor antigo e os novos, com as medições a serem feitas nas mesmas condições. Talvez um dia eu faça alguns radiation shield e compare os valores entre o sensor antigo e os novos.

o meu último lote de medições (8h45->9h44) a sonda está no mesmo abrigo 7714 que o meu VP2 e SHT75 +7714!