Termometro minima/maxima - LIDL

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
o meu último lote de medições (8h45->9h44) a sonda está no mesmo abrigo 7714 que o meu VP2 e SHT75 +7714!

Então parece que tendo uma proteção em condições, o sensor consegue ser fiável. Talvez este perca mais calor do que o sensor antigo da Auriol, ou então é mesmo uma questão de estar mal calibrado.
 


Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Então parece que tendo uma proteção em condições, o sensor consegue ser fiável. Talvez este perca mais calor do que o sensor antigo da Auriol, ou então é mesmo uma questão de estar mal calibrado.

não aparece de todo (ver às 9h40 da manhã) o sol aparece e assim aquece o que não está em 7714 (especialmente o fio).
Este sensor (desmontei-o) uma resistência de baixo custo para que todo o circuito que transmite a corrente seja hiper-sensível ao frio e às radiações solares.
Com outro sensor e um fio de melhor qualidade, penso que podemos obter um sensor coerente.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
não aparece de todo (ver às 9h40 da manhã) o sol aparece e assim aquece o que não está em 7714 (especialmente o fio).
Este sensor (desmontei-o) uma resistência de baixo custo para que todo o circuito que transmite a corrente seja hiper-sensível ao frio e às radiações solares.
Com outro sensor e um fio de melhor qualidade, penso que podemos obter um sensor coerente.

Sim, estava-me a referir a temperaturas noturnas :)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O Auriol antigo parecia dar mínimas relativamente confiáveis, talvez devido ao seu compartimento maior. O díodo do sensor estava colocado num compartimento com uma área muito maior que o atual, o que talvez também permitisse mais alguma circulação de ar. Vendo fotos do sensor do Auriol novo, não me surpreende muito acumular o frio todo dentro daquele círculo pequenino :D
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
O Auriol antigo parecia dar mínimas relativamente confiáveis, talvez devido ao seu compartimento maior. O díodo do sensor estava colocado num compartimento com uma área muito maior que o atual, o que talvez também permitisse mais alguma circulação de ar. Vendo fotos do sensor do Auriol novo, não me surpreende muito acumular o frio todo dentro daquele círculo pequenino :D

:nono: sorry, não há circulação de ar, é um contacto de superfície. E um NTC

auriol2.jpg
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Este é um dos sensores antigos, cujo cabo já tinha ido à vida. Parece-me totalmente diferente dos novos.

aF9G6av.png

É também um NTC, mas para aplicação eléctrica, veja o diâmetro dos seus fios.
funciona de forma totalmente diferente. Ela precisa de ar, não do outro.
O novo é um NTC para aplicação electrónica a monitorizar por contacto com uma caixa, etc...
O teste de amanhã que farei será um sensor nu.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite,

Aqui está, a sonda sem a sua embalagem está num abrigo Davis 7714.
Por volta das 19:00 horas, vou colocar o mini/maxi a zero (abrigo + sonda à temperatura ambiente).
Vou tentar fazer alguns turnos na cama.
Esperando que esta sonda possa ser utilizada para as suas aplicações.

test01.jpg

test02.jpg

test03.jpg

test04.jpg
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa tarde,

2021-01-17_18-01-07.jpg


Duas conclusões positivas já podem ser tiradas:
1/ não mais sobreaquecer mesmo com luz solar directa no abrigo.
2/ a sonda é muito mais reactiva.
Uma conclusão negativa: subestima.

Penso que podemos remediar esta subestimação.
Amanhã vou colar de novo o seu pequeno porta-sonda para que o fluxo de ar não seja varrido por ele.
Se sobrestimarmos novamente: a solução será uma espuma (como espuma para micro).
Se isso não funcionar: caixote do lixo. ;)
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

Com os problemas deste sensor Lidl, tenho a ideia de "desviar" os meus sensores AQI para fazer um sensor T°/HUM ou T°/HUM/PRESSURE.
Pessoalmente, não preciso disso (já tenho o suficiente).
A escolha dos sensores é bastante grande e mesmo um SHT30
Alguém interessado?
Depende de si, orçamento, interesse, ....

2021-01-18_09-38-09.jpg

2021-01-18_09-39-49.jpg

2021-01-18_09-40-28.jpg

2021-01-18_09-44-25.jpg


um passo depois : multilingue online (o código de programação é mais difícil mas não impossível) e SHT75 :thumbsup: the best :)

2021-01-18_09-52-14.jpg
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

Uma excelente pista que estou a explorar para medições correctas a um preço excelente (com a ajuda de um amigo italiano)

CH1 : Sensor de +/-17€ + abrigo
CH2 : Sensor de +/-17€ + abrigo
CH3 : Sensor modificar (SHT35) de +/- 55€ + abrigo
CH4 : VP2/SHT35 + abrigo
CH5 : Sensor modificar (SHT35) de +/- 55€ + abrigo

2021-01-19_09-54-56.jpg

2021-01-19_09-55-47.jpg


Está interessado?