Previsões curto prazo (até 3 dias) - Janeiro 2021

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
O que é que o IPMA quer dizer com serras da Região Sul? Refere-se apenas à Serra de São Mamede e de Monchique que são as mais altas? Ou também outras ?
Possívelmente estará também incluída a Serra de Ossa e Caldeirão.

Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Agora sim :D @joralentejano @SpiderVV @talingas @Davidmpb

jKNtRux.png


3,1 mm, um pouco mais que na run das 06Z

Link: https://www.meteopt.com/modelos/met...de=PORTALEGRE&lang=pt&type=txt&units=m&run=12
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
GFS:
knANtT1.gif


ICON:
YYUU6r5.png


ARPEGE:
It0y5zu.png


O GFS não mostra acumulação para além do extremo Norte da serra, mas na precipitação mete tracinhos em toda a região. Os outros estão promissores e o GEM, também continua a colocar algo.
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Previsão para sábado, 9.janeiro.2021

RESUMO:
Tempo frio, com possibilidade de ocorrência de precipitação, em
especial no interior, que será de neve acima de 400/600 metros.
Vento por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas.
Formação de gelo ou geada.

Continuação de tempo frio, com períodos de céu muito nublado,
apresentando-se pouco nublado no litoral oeste até ao início
da tarde.
Períodos de chuva ou aguaceiros, mais prováveis no interior e a
partir da tarde, sendo de neve acima de 400/600 metros de altitude.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, sendo por
vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental, e sendo
moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 70 km/h, nas
terras altas.
Formação de gelo ou geada, em especial no interior.
Pequena descida da temperatura mínima na região Sul.
Pequena descida da temperatura máxima no interior da região Centro.

METEOROLOGISTA(S):
Alexandra Fonseca e Ricardo Tavares

Atualizado a 8 de janeiro de 2021 às 5:51 UTC
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Estranho o facto do GFS continuar a prever cotas de 0, enquanto o ECM insiste em cotas médias... :intrigante:
O ECM também tem cotas baixas, no entanto, no produto Snow Line disponível no Meteologix, ele vê a serra de São Mamede e mete a cota como o ponto mais baixo ao nível do solo naquele local, que são cerca de 600m para o modelo, que não tem malha fina o suficiente para ver tudo. :p
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Volta a chuva amanhã.
Haverá uma primeira mudança de massa de ar, pouco perceptível, com a passagem bem a norte da península da frente quente, o deslocamento da crista de altas pressões rapidamente para ESE e a instalação da corrente de SW:

Sinóptica de hoje às 12h: esta próxima noite ainda se sentirá o efeito da crista de altas pressões, com as últimas geadas especialmente no interior
M8C8lrz.gif
tZuakGG.gif


Amanhã às 12h estaremos em massa de ar húmida de sudoeste, frente fria em aproximação rápida:
EF8uEvt.gif


À meia-noite as isóbaras apertam-se, vento forte de Sul, a frente paralela e quase a chegar à costa oeste, sem expressão a sul de Sines; logo atrás uma frente oclusa já bastante antiga:
rB3i4La.gif


Uma primeira linha de instabilidade já terá entrado bem para o interior às 12 horas de quarta-feira, logo, em resumo, nas doze horas entre a meia-noite e o meio-dia teremos a passagem da frente fria, da frente oclusa e da linha de instabilidade, muita água se espera:
gezV5UK.gif
 
Última edição:

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
logo_ipma_hp.png

Depressão Gaetan e depressão Christoph - Comunicado Nº 1

Informação Meteorológica
Comunicado válido entre 2021-01-19 04:19 e 2021-01-20 23:59
Depressão Gaetan e depressão Christoph - Comunicado Nº 1
Foram nomeadas esta 2ªfeira, 18 de janeiro de 2021, duas depressões no Atlântico Norte que irão influenciar o estado do tempo nas Ilhas britânicas e na Península Ibérica.A depressão Christoph foi nomeada pelo serviço meteorológico do Reino Unido na manhã de 2ªfeira, 18 de janeiro.
A depressão, cujo centro irá situar-se às 06UTC de dia 19 a oeste da Irlanda (em 50°N 21°W), irá afetar as ilhas Britânicas a partir de 3ªfeira, originando valores elevados de precipitação nessa área.A depressão Gaetan foi nomeada pelo IPMA no final de 2ªfeira, 18 janeiro.
A depressão Gaetan, que irá formar-se a sul da depressão Christoph, localizando-se a noroeste da Península Ibérica (em 44°N 16°W) às 00UTC de dia 20, e será a depressão que, com um sistema frontal associado, irá afe tar o território do continente a partir do final do dia de 3ªfeira e prolongando-se para 4ª feira, originando a emissão de avisos meteorológicos para precipitação, vento e agitação marítima.
Prevê-se que estas duas depressões se possam fundir durante o dia 20, 4ªfeira, quando a depressão Gaetan chegar ao Golfo da Biscaia, dando origem a uma única região depressionária.
Os efeitos da depressão Gaetan far-se-ão sentir já no final do dia 19 através de precipitação, que por vezes será forte no dia 20 podendo ser acompanhada de trovoada, por vento forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial das regiões Norte e Centro, e pelo consequente aumento de agitação marítima na costa ocidental, com ondas de 4 a 5 metros.
O próximo comunicado sobre a depressão Gaetan será emitido esta terça-feira, 19 de janeiro, pelas 17h30.Tendo em conta o agravamento da situação meteorológica no continente, recomenda-se o acompanhamento da previsão e dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias, consultando:
Para mais detalhes sobre a previsão descritiva: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima:http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/
Ter, 19 Jan 2021 04:39:46
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguém me pode explicar porque o modelo europeu tem sempre rajadas de vento mais fortes que os outros modelos? Por exemplo para a próxima madrugada numas zonas tem rajadas de 90kms/h que nos outros modelos apenas chegam aos 60kms/h. Sempre tive esta dúvida :)

Talvez devido a uma malha mais apertada e um detalhe mais fino na modelização da orografia e histórico estatístico da sua interacção com os fluxos atmosféricos, mas é apenas a minha opinião, nem sequer confirmo que seja habitual essa evidência de as rajadas previstas pelo modelo europeu serem mais fortes do que os "outros modelos".

Entretanto houve uma evolução da previsão para amanhã no sentido de intensificar o cavamento da depressão no Golfo da Biscaia. A frente oclusa recebe um aumento da velocidade de deslocamento para SE e às 06h estará mais adiantada do que previsto ontem; não está definida a linha de instabilidade pós-frontal mas um enrolamento da frente. Esta previsão é baseada na saída das 6h de hoje. Para a situação posterior, às 12h de amanhã, vale mais esperar por nova previsão pois a baseada na saída das 00h não parece estar de acordo com a actualização na saída das 6h.
akhz9iM.gif


A depressão, cujo centro irá situar-se às 06UTC de dia 19 a oeste da Irlanda (em 50°N 21°W), irá afetar as ilhas Britânicas a partir de 3ªfeira, originando valores elevados de precipitação nessa área.A depressão Gaetan foi nomeada pelo IPMA no final de 2ªfeira, 18 janeiro.

A "Cristoph" estava com 990 hPa às 6h de hoje, e na posição prevista. A "Gaetan" tinha 993 hPa.
mu9mcoT.gif


Às 12h, Cristoph mantinha o mesmo valor central da pressão, Gaetan descia para 991 hPa:
MyB7Yn4.gif
 
Última edição: