Espécies Invasoras

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Tenho a sensação que o panorama geral destes pequenos seres alados é de franco crescimento por todo o lado. Lisboa que se cuide porque com o Monsanto aqui ao pé vai ter muito ninho para destruir, isto para não falar de outros "jardins das Conchas" que pululam por todo o lado. O pessoal da Apicultura vai ter que se habituar a este gamechanger ou então mudar de profissão, infelizmente

A invasão das vespas velutinas tem vindo a expandir-se para Sul e para o Interior. Mas dá a ideia que a progressão tem abrandando de ritmo nos últimos anos, talvez devido ao facto das vespas estarem agora a entrar em zonas de clima mais seco e menos parecido com o clima da região de onde têm origem. Há até quem defenda que dificilmente as vespas passarão muito para além do rio Tejo, por não terem mecanismos de adaptação ao clima seco. Eu acho que as vespas vão chegar ao Algarve mas provavelmente não conseguirão conquistar o Alentejo interior, ou se o fizerem será a um ritmo muito mais lento.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A invasão das vespas velutinas tem vindo a expandir-se para Sul e para o Interior. Mas dá a ideia que a progressão tem abrandando de ritmo nos últimos anos, talvez devido ao facto das vespas estarem agora a entrar em zonas de clima mais seco e menos parecido com o clima da região de onde têm origem. Há até quem defenda que dificilmente as vespas passarão muito para além do rio Tejo, por não terem mecanismos de adaptação ao clima seco. Eu acho que as vespas vão chegar ao Algarve mas provavelmente não conseguirão conquistar o Alentejo interior, ou se o fizerem será a um ritmo muito mais lento.

Pois já tive várias conversas com outros apicultores e todos partilham da mesma opinião, em que a vespa asiática, não aguenta com facilidade este calor, quase a rondar os 40ºC, e então ou ela se adapata com o passar do tempo, ou não irá ter uma vida fácil.
Agora é que "soaram" todos os alarmes por assim dizer, porque foi detectado o 1º ninho na cidade de Lisboa, no parque das conchas.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e frederico

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Pois já tive várias conversas com outros apicultores e todos partilham da mesma opinião, em que a vespa asiática, não aguenta com facilidade este calor, quase a rondar os 40ºC, e então ou ela se adapata com o passar do tempo, ou não irá ter uma vida fácil.
Agora é que "soaram" todos os alarmes por assim dizer, porque foi detectado o 1º ninho na cidade de Lisboa, no parque das conchas.

Infelizmente só quando as coisas chegam a Lisboa é que se começa a dar atenção e mediatismo ao problema.

Estive a fazer uma pesquisa rápida e vi que também já há alguns registos de ninhos no Alto Alentejo o que faz pensar que se calhar elas aguentam melhor o calor do que se pensava. :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,808
Local
Menorca
Geadas e Oxalis pes-caprae não são bons amigos... Minha casa agora:

EsFwXoBWMAAzFa1
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Geadas e Oxalis pes-caprae não são bons amigos... Minha casa agora:

EsFwXoBWMAAzFa1

Por aqui o cenário é igual, sendo a oxalis, originários de páises quentes, não tolera vários dias de geadas fortes, lá se foi uma importante fonte de pólen para as abelhas, que seria crucial, para este arranque das colmeias, depois da época fria.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Por aqui o cenário é igual, sendo a oxalis, originários de páises quentes, não tolera vários dias de geadas fortes, lá se foi uma importante fonte de pólen para as abelhas, que seria crucial, para este arranque das colmeias, depois da época fria.

Trata-se de uma espécie invasora que não deve ser incentivada... Eventuais pontos positivos da espécie não suplantam este facto.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Trata-se de uma espécie invasora que não deve ser incentivada... Eventuais pontos positivos da espécie não suplantam este facto.

Claro, que sim, eu sei que é uma espécie invasora, e como agricultor, sei bem o quanto ela é invasiva, e o que é dificil de erradicar, sim, neste caso foi um aspecto possitivo, sem dúvida alguma.
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
Existe alguma distância "máxima" da zona onde se avistam vespas velutinas até ao ninho?

Já há uns anos (não sei precisar, talvez 4?) avistei aqui no jardim umas poucas vespas e depois até uma dentro de casa. Verificou-se e havia um ninho numa nogueira no quintal, que foi posteriormente incinerado pela CMO. Entretanto deixei de ver mas ultimamente começaram a aparecer por aqui mais exemplares mas não consigo detectar onde possa estar o ninho...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Existe alguma distância "máxima" da zona onde se avistam vespas velutinas até ao ninho?

Já há uns anos (não sei precisar, talvez 4?) avistei aqui no jardim umas poucas vespas e depois até uma dentro de casa. Verificou-se e havia um ninho numa nogueira no quintal, que foi posteriormente incinerado pela CMO. Entretanto deixei de ver mas ultimamente começaram a aparecer por aqui mais exemplares mas não consigo detectar onde possa estar o ninho...

A ideia que tenho é que se podem afastar umas centenas de metros do ninho, mas provavelmente o ninho não estará muito longe.
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Alguém sabe dizer-me se isto é uma vespa asiática é um bocadinho grande para ser a nossa vespa

20231005_124459.jpg
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Alguém sabe dizer-me se isto é uma vespa asiática é um bocadinho grande para ser a nossa vespa

Ver anexo 7398
Não é uma vespa-asiática (Vespa velutina). É uma vespa-europeia (Vespa crabro), nativa, portanto ;)

A melhor forma de as diferenciar é pelas cores; a asiática é mais escura, tem a parte inferior das patas amarela e apenas um segmento amarelo na parte terminal do abdómen.

HoRQShc.jpg


4RphSZr.jpg

 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Não é uma vespa-asiática (Vespa velutina). É uma vespa-europeia (Vespa crabro), nativa, portanto ;)

A melhor forma de as diferenciar é pelas cores; a asiática é mais escura, tem a parte inferior das patas amarela e apenas um segmento amarelo na parte terminal do abdómen.

HoRQShc.jpg


4RphSZr.jpg

Fiquei na dúvida sobretudo à cauda dela, o bicho levou com a persiana em cima, só hoje é que vi e obrigado pelo esclarecimento. Na foto, consigo distinguir as cores, já na dita cuja aquele avermelhado sai fora do meu esquema. :D