Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Janeiro 2021

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
pQX9Kfr.png


PT vs Turquia (dados do IM Turco)...

Ancara, capital


uJYrQ8s.png


xl8vFDV.png


Erzurum, das cidades mais frias da Turquia

UFPHm3o.png


sUFLAUq.png
 
Última edição:


timgomes

Cirrus
Registo
4 Fev 2015
Mensagens
39
Local
Távora, Arcos de Valdevez (alt:120m)
As anomalias continuam. Segundo a pagina ainda se podem esperar potenciais tempestades, continuação do tempo frio (aparte que agora se estende a Europa central, cobrir de neve quase toda a europa Central, temp. negativas a -15 em baixa altitude, e poderá trazer quantidades de neve absurdas a Grécia e Turquia lendo por alto na pagina). Dia 21, 22 poderá ser associado frio a alguma precipitação ca em Portugal, quem sabe! Mais instabilidade, ainda mais difícil prever o tempo a medio e longo prazo. Pra quem fala inglês ou quiser traduzir, aconselho a ler porque explica bem certos conceitos, fala sobre o estado do tempo em Janeiro. Enfim so mais uma pagina que podem ler, so passei pra deixar isto que me pareceu interessante.

OFF-TOPIC
Aproveito a deixa para aconselhar a manterem algumas provisões em casa, nada de alarmismo, mas vejo muito entusiasmo e pouca prevenção. Uma tempestade como aconteceu nos últimos dias em Espanha poderia ter graves consequências em Portugal. Falo por experiencia própria que eventos com estas características podem perfeitamente colocar-nos ou ao próximo em perigo. Contrariamente a Espanha nao dispomos dos mesmos meios de proteção e socorro, desde tempestades tropicais até tempestades de neve, gelo, etc...

A low-pressure system also means that parts of Europe are in for snowy weather for sure, as more moisture will be in place. Even some significant winter storms are possible. We are further monitoring the evolution of the developing pattern and will be covering these winter events in the coming days and over the weekend.



Fonte : https://www.severe-weather.eu/mcd/extreme-cold-winter-weather-forecast-europe-mk/
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: N_Fig e joselamego

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Na edição online de hoje do Diário de Notícias:

(...) Apesar de se terem registado temperaturas anormalmente baixas para esta altura do ano, a meteorologista não arrisca adiantar que a passagem da depressão Filomena tenha motivado o pico deste inverno. "Isso ainda não podemos dizer. Houve tempo seco e estivemos sob influência do anticiclone, com uma corrente de norte que trouxe uma massa de ar frio. Se se mantiver a previsão, a partir do dia 18 ou dia 19 [segunda ou terça-feira] prevê-se a ocorrência de precipitação. Aí é que as temperaturas mínimas sobem", prosseguiu.

Em relação ao período de chuva que se avizinha, poderá surgir ao final de segunda-feira ou já na terça-feira. "Em princípio, será uma precipitação significativa, sobretudo nas regiões Norte e Centro", frisa, desconhecendo ainda se será emitido algum aviso, devido à distância temporal.


https://www.dn.pt/sociedade/aviso-a...a-feira-mas-para-a-semana-chove-13225487.html
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bem, parece que poderemos ter uma segunda quinzena de janeiro bem chuvosa, com uma série de frentes a atingir Portugal Continental. Teremos uma repetição de fevereiro/março de 2018? A última saída do GFS mostram valores bastante generosos para a segunda quinzena, com quase todo o país acima dos 20 mm para as próximas duas semanas. Só o Sotavento Algarvio ficaria de lado, infelizmente. :(
pYf9E48.png


Já o ECMWF tem uma previsão parecida com a do GFS, mas com valores menores para o Alentejo e maiores para o Algarve comparando com o outro modelo.
8a9sZ9n.png


No entanto, temos que ter em conta que até ao evento previsto acontecer ainda faltam 4 dias. Assim sendo, ainda muita coisa pode ocorrer até lá nos modelos! É certo que vai chover, mas falta perceber em que quantidades e quais serão as zonas mais beneficiadas. :rain: :viva:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Para quem já dizia neste fórum que Fevereiro ia seguir a tónica dos últimos anos , e ia ser muito seco , esqueceu-se que Janeiro ainda ia a meio :huhlmao: Venha de lá essa rega , que bastante falta esta a fazer :thumbsup:

-----------------------------------------------------------------

:rain:

JUYynCj.gif



Dq5N1LU.png



Contudo há uma tendência que os modelos vão vendo para final de Janeiro , e início de Fevereiro ser seco e com temperaturas acima da média , contudo vale o que vale dada a distância temporal ;)

cSQT7uV.gif



TRXPsOm.gif
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
A partir do final do dia de amanhã teremos uma frente bastante generosa a atravessar o continente. Quarta e Quinta serão os dias onde poderá chover mais na generalidade do território e nos dias seguintes, o AA irá ganhar terreno e portanto seguem-se os rios atmosféricos que irão dar origem a acumulados bastante significativos no Noroeste, especialmente, mas também em todas as zonas montanhosas. Na minha opinião, em todos os locais, os acumulados serão bastante bons para apenas 1 semana. A exceção será o extremo sudeste, infelizmente, mas já se sabe como é nestas situações.
QSqsZqv.gif

DWaZUxx.gif


Acumulados previstos até daqui a 1 semana pelos diversos modelos:
ECM:
3C1cHtd.png

Anomalia prevista:
hw2xpaM.png


GFS:
z3OFAFG.png


GEM:
2N4jzCM.png


ICON:
IBt4zco.png
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Interessante essa depressão nos Açores.
A corrente de jacto estará bem activa nessa altura:
ZA9LSin.png

Veremos se por volta do dia 30 não poderá fazer descer a mesma para a zona noroeste da península:
R9gX0zM.png
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bem, parece que este rio atmosférico é para continuar...
Mphc0k4h.png

XSLkxFKh.png


Muita acumulação a norte, mas pouquíssima a sul. Felizmente, nos últimos dias, tem chovido mais a sul do que o previsto pelos modelos anteriormente (hoje, por exemplo, grande parte do sul segue com acumulados entre 1 e 4 mm, quando nem estava previsto 1 sequer), o que tem garantido a manutenção da quantidade de água nos solos e, assim sendo, o caudal das ribeiras a correr! :viva:

A sinóptica dos próximos dias, com um anticiclone a sudeste e baixas pressões a norte, irá transportar ar bastante "quentinho" de sudoeste e bastante humidade, com temperaturas que poderão chegar aos 20/22ºC em boa parte do Alentejo e Algarve: :calor:
KWDHNnQh.png


No entanto, algo poderá mudar no início de fevereiro (a partir de dia 3), vendo pelos ensembles, e poderá ser bom para o sul! Veremos o que acontece!!! :pray: :rain:
XQeZKIyh.png

qFFmN8Uh.png

qAA6ivDh.png
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A situação dos modelos nos últimos melhorou e bem. Neste momento tanto o GFS como o ECMWF têm perspetivas de sonho para a próxima semana, com a formação duma cut-off a sudoeste da Península Ibérica e bons acumulados um pouco por todo o sul do país. :uau:
9NM7Jleh.png



Esta cut-off provocará uma mudança de padrão atmosférico, com a entrada duma massa de ar siberiano. Esta massa de ar não seria notável a sul ou a oeste (a descida de temperaturas nem vai ser significativa) mas seria significativa no Interior Norte e Centro. Inclusive poderia nevar em cotas médias caso a precipitação chegasse à região... Por outro lado, uma massa de ar quente e seco iria afetar a zona do Adriático/Sicília, provocando o aumento de temperaturas por lá: :cold:
VcgTqT1h.png


Tendo em conta o rio atmosférico até dia 3 de fevereiro e os acumulados previstos pelo ECMWF na cut-off nos próximos 10 dias, praticamente todo o mapa de Portugal está pintado a roxo (ou seja, com acumulados superiores a 25 mm). O GFS prevê um pouco mais de precipitação no mesmo período de tempo, contudo o ensemble de precipitação do ECMWF mostra valores ainda mais generosos, até 80 mm nos próximos 10 dias. Ainda há muita incerteza e falta perceber ainda onde é que a depressão irá situar-se: se esta ficar mais a oeste, os acumulados serão menores e se esta ficar mais a leste será um evento muito bom para toda a região Sul. Veremos! :pray: :rain:
vVQjRZZh.png

2RXT7jSh.png
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
E os modelos continuam a alimentar esse sonho...
A concretizar-se estas previsões, e no "ponto rebuçado " que se encontram os solos, com grande parte dos país já com a CC atingida , em algumas zonas seria um valente pontapé na seca, como noutras já daria concerteza umas belas cheias

Geopotencial GFS 192h

632d608bee3e8d4e25e93cca6f53ddee.gif


Acumulado GFS 380h


2aede1969a2a6c2f730469fd4080c374.jpg


Vale o que vale, mas são indicadores já algo consistentes
 
Última edição: