Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2021



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa tarde,

muita chuva pelo Porto e persistente, sigo com 18.2 mm acumulados, 13.1ºc , vento moderado com rajadas fortes de SW e 97% HR.

Bastante nevoeiro neste momento.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,935
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Mais um dia maravilhosos de chuva, e de vento, e de humidade, e de cinzentalidade. Maravilhoso! :huhlmao:
E vão mais 44,2 mm de acumulado.

Mas, grande mas!
Estive a rever o acumulado desde o esvaziamento do udómetro, e ao total de 193,0 mmaí acumulados correspondem os 165,3 mm no pluviómetro da Oregon.
Contas feitas, terei de multiplicar o total da Oregon por 1,17. Significa que o acumulado diário vai em mais realísticos 51,7 mm.


Eu andava intrigado por apresentar valores similares aos que apresentam 2 estações em Paredes-cidade, da rede wunderground. E nos anos anteriores apresentava constantemente valores mais altos, principalmente em chuva estratiforme.
A meio do ano passado tive problemas no pluviómetro em uso, que andava sempre em "acordo" com o udómetro, e troquei-o pelo original da estação. De lá para cá achava sempre que os valores pereciam estar abaixo do normal. Agora verifiquei o mesmo.
Acho que vou mandar vir um novo, não sei se ainda fabricam.

De resto, o vento soprou por vezes com rajadas fortes, a "puxar" a chuva.
O céu está encoberto de momento e está fresco.

A EMA de Paços de Ferreira segue com 36,4 mm de acumulado, enquanto a EMA de Luzim-Penafiel segue com 43,3 mm.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

por aqui 25 mm acumulados, sigo com 11.7ºc , vento WSW 28 Km/h e 95% HR.
 

Luís Manuel

Cirrus
Registo
11 Ago 2020
Mensagens
13
Local
Bombarral
Boas,

Estou a trabalhar no Bombarral e penso que seria uma zona interessante para colocar uma estação, por vezes chove com alguma intensidade,
as mínimas são muitas vezes negativas e as máximas são sempre mais baixas que as zonas limítrofes, segundo os mais velhos a culpa é da
serra de Montejunto que bloqueia nesta zona, Bombarral e Cadaval, o ar marítimo. Este clima é muito bom para a produção de fruta.