Netatmo

Registo
17 Jan 2021
Mensagens
7
Local
Paúl do Mar, Ilha da Madeira
Pelo que me parece muito espaço para aproveitar e fazer uma boa instalação, compra um mastro e podes ter todos os sensores juntos, tens que arranjar um RS para o módulo externo.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Olá, obrigado!

Sim é um pequeno estúdio com algum espaço exterior. Tinha lido sobre RS's e fiquei com a idea de que alguns mais baratos não protegem assim tão bem da radiação, então como tenho aquele vão recuado queria aproveita-lo. A parede exterior é em placas de aglomerado de cortiça e não aquece ao toque. Queria também tentar aproveitar os postes existentes (há mais alguns não visíveis na foto mas poderão não apanhar rede). É um alojamento local e queria evitar plantar um poste a meio do jardim (:
 


ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Boa noite a todos.
Estou com problemas no meu modulo exterior. Sensor de humidade e temperatura.
De um momento para o outro deixou de transmitir sinal. Já troquei de pilhas e nada se passa.
Estive a pesquisar qual o valor de um novo e não encontro módulos exteriores, somente módulos interiores.
Será que são os mesmos? Ou terá de se comprar uma estação completa?
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa noite a todos.
Estou com problemas no meu modulo exterior. Sensor de humidade e temperatura.
De um momento para o outro deixou de transmitir sinal. Já troquei de pilhas e nada se passa.
Estive a pesquisar qual o valor de um novo e não encontro módulos exteriores, somente módulos interiores.
Será que são os mesmos? Ou terá de se comprar uma estação completa?
Boa noite ,
Penso que o módulo exterior é diferente
Poderá adquirir pelo eBay ou outro site internacional , isto se não houver na fnac ou Worten online

Enviado do meu Mi 9 Lite através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd
Registo
17 Jan 2021
Mensagens
7
Local
Paúl do Mar, Ilha da Madeira
Obrigado a todos pela ajuda!

Já tenho tudo instalado desde meio da tarde. O setup foi relativamente fácil à exceção do rain gauge que não foi detectado pela app móvel.. tive de conectar o computador ao weather station principal por cabo USB.

Segue aqui o link para a estação: https://weathermap.netatmo.com/?stationid=70:ee:50:73:a2:5c

Sigo com 20.1ºC (às 4 e tal da tarde tinha uns 27,8ºC, a máxima que aparece de 29.5ºC era por ter configurado dentro de casa).

Já tenho conta na Meteoware Plus e adicionei uma estação no wunderground, mas ao colocar o ID e senha no Meteoware ele não detecta. Talvez demore umas horas/dias a ficar validado?

Bom fim de semana!
 
Registo
17 Jan 2021
Mensagens
7
Local
Paúl do Mar, Ilha da Madeira
BI1Twdc.png
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Obrigado a todos pela ajuda!

Já tenho tudo instalado desde meio da tarde. O setup foi relativamente fácil à exceção do rain gauge que não foi detectado pela app móvel.. tive de conectar o computador ao weather station principal por cabo USB.

Segue aqui o link para a estação: https://weathermap.netatmo.com/?stationid=70:ee:50:73:a2:5c

Sigo com 20.1ºC (às 4 e tal da tarde tinha uns 27,8ºC, a máxima que aparece de 29.5ºC era por ter configurado dentro de casa).

Já tenho conta na Meteoware Plus e adicionei uma estação no wunderground, mas ao colocar o ID e senha no Meteoware ele não detecta. Talvez demore umas horas/dias a ficar validado?

Bom fim de semana!
Podes partilhar imagem da instalação?
A temperatura máxima está muito alta, deve estar a apanhar sol directo.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Registo
17 Jan 2021
Mensagens
7
Local
Paúl do Mar, Ilha da Madeira
Podes partilhar imagem da instalação?
A temperatura máxima está muito alta, deve estar a apanhar sol directo.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Sim claro! Em princípio não haverá nenhum dia do ano que lhe chegue sol directo.

Também penso que o valor não estava correcto (o dia foi quente mas não me pareceu tarem mais de 25ºC na rua) mas deverá ser por ter acabado de instalar, talvez demore umas horas a calibrar os valores.
Mesmo o weather station interior começou nos 32ºC mas foi corrigindo.

Vamos ver hoje e nos próximos dias. Entretanto já consegui sincronizar com o Wunderground: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPALDO1

3I5BzZl.jpg
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Sim claro! Em princípio não haverá nenhum dia do ano que lhe chegue sol directo.

Também penso que o valor não estava correcto (o dia foi quente mas não me pareceu tarem mais de 25ºC na rua) mas deverá ser por ter acabado de instalar, talvez demore umas horas a calibrar os valores.
Mesmo o weather station interior começou nos 32ºC mas foi corrigindo.

Vamos ver hoje e nos próximos dias. Entretanto já consegui sincronizar com o Wunderground: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPALDO1

3I5BzZl.jpg


:nono:

2021-01-24_11-16-46.jpg


http://www.speleh2o.com/telechargem...ts_station_meteo_Netatmo_Bucarin_speleh2o.pdf
 
Registo
17 Jan 2021
Mensagens
7
Local
Paúl do Mar, Ilha da Madeira

Toby olá,

Obrigado pelo artigo - no entanto ele parece comparar os resultados de temperatura da Netatmo dentro de uma Davis shelter (ao sol) com as leituras de uma Vintage Pro 2. Mas não parece comparar a Netatmo numa shelter com uma Netatmo instalada à sombra.

Como referi atrás, li que muitas radiation shields, expecto as de gamas muito altas, não oferecem boa protecção à radiação solar e que mais vale ter o módulo numa zona com sombriamente efectivo e airflow (é o caso), mas se me souberem recomendar um RS acessível e estético que cumpra bem a função posso adquirir.

Neste momento sigo com 28.2ºC (mínima de 17.6ºC). Fui buscar um termómetro convencional e numa zona com sombra total dá-me ~28ºC)

ps. a radiação solar nesta zona da ilha é imensa.

Obrigado desde já!
 
Registo
17 Jan 2021
Mensagens
7
Local
Paúl do Mar, Ilha da Madeira
A diferença de temperatura da sua estação em relação a outras próximas, é enorme. 10 graus de diferença.
Tem de rever a localização do sensor.

Verdade :) Com estações a outras altitudes até poderia ser, mas em comparação com uma estação no Funchal a 100m de altitude (esta está a 20m) teve uma máxima hoje de apenas 22,5ºC.

Agora.. preciso ver qual a melhor solução. Tenho um pequeno jardim virado a norte, mas tem um muro alto logo atrás (não faz airflow) e também não iria conseguir posicionar o rain gauge e o anemómetro naquela zona de modo a apanhar rede.

Por isso na zona onde tá se colocar no poste teria de ter um RS minimamente capaz, alguém consegue dar uma sugestão?

A localização é um pouco condicionante, tenho o oceano poucos metros à frente a irradiar calor e uma escarpa de pedra de 400m de altura a irradiar calormesmo atrás:

KdNzQx3.jpg


jvhYrYI.jpg
 

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Não tem de necessariamente meter todos os sensores no mesmo sitio. Podem ficar em lugares diferentes, mas têm de apanhar rede.
O ideal seria meter o sensor dentro de um RS e colocar como o @Toby indicou.
Se não quiser comprar, pois os bons, são caritos (Davis), pode sempre autoconstruir um com pratos. Tem no fórum indicações como fazer. Abraço
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Toby olá,

Obrigado pelo artigo - no entanto ele parece comparar os resultados de temperatura da Netatmo dentro de uma Davis shelter (ao sol) com as leituras de uma Vintage Pro 2. Mas não parece comparar a Netatmo numa shelter com uma Netatmo instalada à sombra.

Como referi atrás, li que muitas radiation shields, expecto as de gamas muito altas, não oferecem boa protecção à radiação solar e que mais vale ter o módulo numa zona com sombriamente efectivo e airflow (é o caso), mas se me souberem recomendar um RS acessível e estético que cumpra bem a função posso adquirir.

Neste momento sigo com 28.2ºC (mínima de 17.6ºC). Fui buscar um termómetro convencional e numa zona com sombra total dá-me ~28ºC)

ps. a radiação solar nesta zona da ilha é imensa.

Obrigado desde já!

Boa noite,

É uma opinião pessoal.
Escolha1: abrigo Davis 7411 ou outra marca que cumpre os padrões da WMO, o resto é inútil e apenas bom para "brincar".
Escolha 2: impressão em 3D, mas são necessários vários amadores para baixar o preço unitário. (Fi-lo para os sensores AQI)
Escolha 3: Faça-o você mesmo, não é muito complicado e barato. Basta certificar-se de que existe um espaço entre as taças e que elas são paralelas.
Com o motor de busca do fórum, pode encontrar exemplos.
Aqui, mas em francês:

http://elby-meteo.fr/abri-meteo-1/
https://blog.raphaelchochon.io/fabrication-abri-meteo-a-coupelles
https://www.station-meteo.com/plan-abri-meteo/