Plantas silvestres comestíveis de Portugal

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A beldroega:

beldroega-portulaca-oleracea.jpg


https://asenhoradomonte.com/2016/06/29/beldroegas-propriedades-e-indicacoes-terapeuticas/

https://agriculturaemar.com/beldroegas-as-infestantes-que-tem-mais-valor-do-que-imagina/

https://hora-da-buxa.blogspot.com/2018/09/a-acorda-de-beldroegas-no-meu-alentejo.html

Já usei beldroegas na salada e na sopa e são uma maravilha.
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
A minha mãe é alentejana e quando eu era miúdo ela fazia muitas vezes açorda com beldroegas. O sabor é, de facto, muito bom. Há anos que não as como.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Aldeia transmontana quer fazer dos espargos selvagens atracção gastronómica

Os espargos selvagens abundam na zona do fértil Vale da Vilariça, em Trás-os-Montes, e há uma aldeia apostada em chamar a atenção para o valor desta planta que a natureza oferece gratuitamente e torná-la atracção gastronómica.

A localidade de Santa Comba da Vilariça, em Vila Flor, convida no domingo a degustar diferente iguarias no Festival de Espargos Selvagens depois de vários habitantes da aldeia terem calcorreado os campos a apanhar o ingrediente principal.

O final do Inverno, início da Primavera é a época dos espargos e, embora este ano mais seco não tenha sido bom para germinarem com fartura, no domingo haverá suficientes na Vilariça, como garantiu à Lusa Isabel Fontes, da organização da iniciativa.

A ideia do festival começou a ganhar forma em anos anteriores e “nasceu de uma brincadeira” entre os elementos da Comissão de Festas de Santa Comba da Vilariça, a promotora do evento.

“A nossa aldeia é grande, mas tem pouca gente e, como cada vez somos menos, inicialmente começámos por fazer almoços para angariar dinheiro para a festa”, recordou Isabel.

No ano passado, lembraram-se dos espargos porque “existem muitos” nesta zona do Nordeste Transmontano e avançaram com a experiência de um primeiro festival, acreditando que “é uma forma de promover este e outros produtos locais, a própria aldeia e de juntar as pessoas”.

Para domingo, está marcada a segunda edição do festival e há vários dias que os elementos da comissão de festas e outras pessoas da aldeia com mais apetência para a apanha têm andado aos espargos.

Isabel Lopes assegurou que estão já recolhidos “18 a 20 quilos” que, depois de apanhados, escolhidos, lavados e escaldados, foram congelados para serem confeccionados no domingo.

Na ementa do festival constam omeletes de espargos, pataniscas de bacalhau com espargos, arroz de feijão e espargos e ensopado ou migas de espargos.

Não faltam as carnes de adoba ou vinhos e alhos e sobremesas, entre estas a laranja à fidalgo, uma espécie de salada em que é regada com azeite e polvilhada com alho a laranja típica dos pomares da Vilariça.

A iniciativa do ano passado foi “mais um encontro das pessoas da aldeia que estavam fora”, como enfatizou Isabel Fontes que para este ano não prevê “uma enchente”, mas acredita que, além de novo reencontro dos da terra, haverá também curiosos de fora.

A organização tem já confirmada a presença de “um grupo de 30 pessoas” e disponibilizou nas redes sociais o cartaz do festival e contactos para reservas.

A cozinha ficará entregue aos elementos da comissão de festas e os “12 espargos” que quem quiser provar paga revertem para a festa principal da aldeia, a de São Bernardo, em agosto.

Isabel Fontes acredita que a iniciativa será também uma forma de chamar a atenção para o valor deste alimento natural “quase um superalimento, rico em vitaminas, antioxidantes, etc.”.

Nalgumas zonas da região, há pessoas que apanham e vendem, nomeadamente nas feiras, mas o espargo é sobretudo aproveitado para consumo próprio daqueles que trabalham ou andam pelos campos.

Fonte: Sapo.pt

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

https://www.agroportal.pt/aldeia-tr...dos-espargos-selvagens-atraccao-gastronomica/
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Espargos selvagens:

Espargos-selvagens-696x421-1200x628_c.jpg



Quais os benefícios dos espargos: https://asenhoradomonte.com/2018/08/02/beneficios-dos-espargos/

Excelente espaço para conhecermos "iguarias" pouco comuns.

Em relação à imagem, e porque reconheço ali uma zona lagunar, tenho quase a certeza absoluta que esta imagem corresponde não a espargos selvagens mas à salicórnia, que apresenta as ramificações iguais à da imagem. Os espargos não tem essas ramificações tão visíveis ou não tem de todo.
Neste última verão colhi bastantes na zona da Ria formosa, onde são abundantes.
Adoro pegar na salicórnia e comer aquilo.
Salicornia_europaea.jpg
Imagem da wikipédia.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Excelente espaço para conhecermos "iguarias" pouco comuns.

Em relação à imagem, e porque reconheço ali uma zona lagunar, tenho quase a certeza absoluta que esta imagem corresponde não a espargos selvagens mas à salicórnia, que apresenta as ramificações iguais à da imagem. Os espargos não tem essas ramificações tão visíveis ou não tem de todo.
Neste última verão colhi bastantes na zona da Ria formosa, onde são abundantes.
Adoro pegar na salicórnia e comer aquilo.
Salicornia_europaea.jpg
Imagem da wikipédia.

Pois, eu até cheguei a pensar que era salicórnia (já a apanhei na Peninsula de Setúbal), mas como a fotografia estava no artigo sobre os espargos que coloquei acima, e eu não tinha a certeza se era salicórnia (devia ter usado o zoom), por isso é que a deixei.
Mas agora já tenho a certeza, obrigado pelo reparo.
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Aqui (https://outrascomidas.blogspot.com/2013/04/creme-de-espargos-bravos.html) explicam bem e resumidamente com imagens o tema dos espargos-bravos:

P1170956.JPG


P1170955.JPG


espargos+corte.JPG
Adoro espargos, até crus os como! :D Pena é serem assim pró carote...
Quando acabar esta maldita pandemia... :hmm: ... vou ter de regressar ao vale da Vilariça... :p
Salicórnia nunca provei, mas despertou-me bastante a curiosidade quando ouvi falar pela primeira vez aqui há uns meses. Vivi 8 anos em Aveiro e só há menos de um ano é que descobri que havia na ria! :nugget::lol:

Nesse link fala de uma outra iguaria que costumava apanhar bastante com um primo meu quando era miúdo: túberas.
Deliciosas, há tantos anos que não as como... :(