Seguimento Sul - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Região Sul a ter aquilo que não tinha há algum tempo. :D


O Guadiana está a receber imensa água. O Xévora ontem estava assim perto de Campo Maior:
Foto de Maria João Cainço
ppInhvK.jpg


Imagino hoje.
A barragem do Abrilongo está a debitar muita água e o Rio Caia, depois da Barragem também está valente, pois já alagou caminhos agrícolas na fronteira junto a Badajoz. A Barragem não está a fazer descargas, mas os cursos de água que ainda apanha depois da mesma devem estar robustos. Bom para o Alqueva!

30mm por aqui.
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Região Sul a ter aquilo que não tinha há algum tempo. :D


O Guadiana está a receber imensa água. O Xévora ontem estava assim perto de Campo Maior:
Foto de Maria João Cainço
ppInhvK.jpg


Imagino hoje.
A barragem do Abrilongo está a debitar muita água e o Rio Caia, depois da Barragem também está valente, pois já alagou caminhos agrícolas na fronteira junto a Badajoz. A Barragem não está a fazer descargas, mas os cursos de água que ainda apanha depois da mesma devem estar robustos. Bom para o Alqueva!

30mm por aqui.

Fui até à tua zona, no Assumar, e fiquei surpreendido com a quantidade de água, quer nos ribeiros, quer nos campos, em alguns sítios autênticas piscinas.:thumbsup:
Por aqui nada de novo, rain rain:D.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
A chuva acalmou há pouco e fui ver o Rio Caia, mais cheio que ontem, mas dentro do leito. Água neste momento não falta! :D
8Alq3nw.jpg

b8C7Z5E.jpg

tKbPsjS.jpg

oNCbdTh.jpg

Água a vir das encostas:
2EzGrIp.jpg

MDm9rdH.jpg

dSqaTwa.jpg

B8ApjaC.jpg

r8o0yyA.jpg

Junção das duas ribeiras...
KOkwyM9.jpg

9mCxdft.jpg

h5iurc0.jpg

Ribeira de Arronches:
u1g2rqJ.jpg


Ainda vai chovendo de vez em quando, mas a tendência é ir diminuindo. 31.3mm acumulados.

86.1mm mensais, 84.1mm desde quarta-feira.

Dia fresco. 9,6ºC atuais.
 

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
A chuva acalmou há pouco e fui ver o Rio Caia, mais cheio que ontem, mas dentro do leito. Água neste momento não falta! :D
8Alq3nw.jpg

b8C7Z5E.jpg

tKbPsjS.jpg

oNCbdTh.jpg

Água a vir das encostas:
2EzGrIp.jpg

MDm9rdH.jpg

dSqaTwa.jpg

B8ApjaC.jpg

r8o0yyA.jpg

Junção das duas ribeiras...
KOkwyM9.jpg

9mCxdft.jpg

h5iurc0.jpg

Ribeira de Arronches:
u1g2rqJ.jpg


Ainda vai chovendo de vez em quando, mas a tendência é ir diminuindo. 31.3mm acumulados.

86.1mm mensais, 84.1mm desde quarta-feira.

Dia fresco. 9,6ºC atuais.

Excelente! Adoro ver a "selvajaria" desse Rio Caia! Estou a torcer pelo Caia:bombar:, já se tornou um vicio ir todos os dias ver os dados da AB Caia! :lol:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Se fosse um dia normal, sem restrições poderíamos ter tido uma tragédia, já que situa-se um café com esplanada neste local.
Realmente dá que pensar :shocking: Se tudo estivesse a funcionar normalmente, podia se dar uma grande barracada caso aquilo atingisse alguém :unsure:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,392
Local
Olhão (24 m)
Certo, percebi melhor agora, obrigado ;)

Conclusão: entre as 9h e as 10h19 não havia qualquer aviso? Isto é, o aviso laranja só foi emitido às 10h19? Ou houve alguma actualização anterior, depois da emissão que iniciou o período das 5h às 9h?

E volto a dizer, toda a gente foi deitar-se ontem descansada. E até acordou hoje descansada...

Faz falta no IPMA um histórico dos avisos, talvez mesmo uma verificação posterior auto-crítica, para saber com o que se pode contar no futuro.

Eu como moro no alto, nunca estou muito preocupado, nestas situações, coloco sempre o carro na rua, para evitar dissabores. :D

Eu, ontem á noite tinha referido que era um erro não haver aviso para a precipitação no Algarve, porque os modelos praticamente todos eram concordantes que iria existir precipitação forte.

Entre as 9h e as 10h19, estava em vigor aviso amarelo, já que o mesmo depois foi prolongado para além das 9h, mais o IPMA lançou o aviso laranja para Faro às 10:19, a primeira ocorrência em Faro foi às 10:38, ou seja, 19 minutos depois de lançado o aviso laranja, provavelmente quando o IPMA lançou o aviso laranja já teria caído precipitação que justificava o mesmo.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estes 3 dias, renderam por aqui, 36 mm.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Muita chuva também pelo interior Algarvio! De manhã a ribeira de Quarteira na ponte do Barão já tinha um bom caudal mas muito pacifíco. Entretanto agora ao fim da tarde levava uma valente cheia com os caniços a avolumarem-se na ponte. Não sei se já tinha atinjido o pico de cheia mas estava muito próxima do tabuleiro!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A chuva acalmou há pouco e fui ver o Rio Caia, mais cheio que ontem, mas dentro do leito. Água neste momento não falta!

Excelente reportagem! Como sempre, aliás! :thumbsup:

Entre as 9h e as 10h19, estava em vigor aviso amarelo, já que o mesmo depois foi prolongado para além das 9h

Era essa parte que me faltava: já tinha havido uma actualização para dar o prolongamento do aviso para além das 9h, mas não sei a que horas foi emitido. Mas, sinceramente, avisos quando o motivo do aviso já está a decorrer, não servem de muito, não é nessa altura que as pessoas vão a correr precaver a perda de bens ou prevenir desastres pessoais. Acho que era preferível maior honestidade/humildade por parte do IPMA e sempre que houvesse uma falha dos avisos, em todos os sentidos, para melhor ou para pior, dessem uma explicação pública completa das razões, humanas ou naturais, para tal. Ou seja, integrar o cidadão no espírito e nas dificuldades naturais da missão do Instituto, missão que é comum a todos.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Tapada Grande, Mina de São Domingos, com o "ladrão" a descarregar, o que parece que não acontecia há vários anos!

Vídeo: Ana Silva


É bom ver a terra de onde é grande parte da minha família totalmente viva e cheia de água... :bombar:
_________________________
Quanto aos acumulados no dia de hoje, têm sido estes pelo Alentejo:
- Mértola: 37,1 mm
- Neves-Corvo: 22,4 mm
- Martinlongo: 26,7 mm
- Amareleja: 50 mm
- Portel: 16,9 mm
- Évora: 23,2 mm
- Estremoz: 29,6 mm
- Elvas: 32,1 mm
- Portalegre: 21,3 mm
(rede IPMA)

Os dados da estação de Castro Marim não me parecem fidedignos, tendo em conta os valores das estações amadoras à volta. :intrigante:
 

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
Bem por aqui foi chovendo de forma constante o dia inteiro, alternando entre chuva fraca e moderada, chegamos ainda assim a um acumulado de 34.80mm. Dia fresco com temp. média de 8,6ºC e máxima de 9,2ºC... Vento fraco a moderado de NE. Neste instante cai apenas uma morrinha, com 8,4ºC e vento fraco.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Quanto aos acumulados no dia de hoje, têm sido estes pelo Alentejo:
- Mértola: 37,1 mm
- Neves-Corvo: 22,4 mm
- Martinlongo: 26,7 mm
- Amareleja: 50 mm
- Portel: 16,9 mm
- Évora: 23,2 mm
- Estremoz: 29,6 mm
- Elvas: 32,1 mm
- Portalegre: 21,3 mm
(rede IPMA)

Sempre uma boa recolha de acumulados :thumbsup:

Faro (aeroporto): 56,1 mm até às 13h, quando parou definitivamente de acumular, até agora.
26,6 mm das 10h00 às 11h00, mas com 11,4 mm na hora anterior. Uma parte deste último valor pode adicionar-se à maior parte do valor das 10h às 11h, isto é, em 60 minutos é bastante provável que o acumulado tenha sido superior a 27 mm (só por coincidência de baixa probabilidade o valor máximo em 60 minutos coincidiria com o minuto zero de cada hora).

50,3 mm na estação CasaAmarelaMeteo - IMONTE268 em 60 minutos, das 10h09 às 11h09. Acumulado do dia: 77,7 mm.
Quatro estações nessa zona, incluindo aquela, confirmam-se mutuamente com acumulados do dia acima dos 70 mm:
46,0 mm em Bresser - IFARO24, das 10h14 às 11h14; 74,7 mm no dia.

37,9 mm em Quinta de Sao Joao - Faro - PT - IFARO23, também naquele intervalo de 60 minutos, das 10h14/11h14. Acumulado do dia 72,9 mm.
42,2 mm em IFARO25, precisamente no mesmo intervalo. Dia: 70,4 mm.
Estas três estações situam-se mais a Norte:

1OuRdk1.jpg


Fórum Algarve no círculo laranja.


 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.