Seguimento Europa 2021

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
O mes de Janeiro por Bruxelas foi apenas ligeiramente mais frio que a média, com 3.1 graus vs. 3.7. Nem a NAO negativa foi capaz de puxar mais frio do Artico. A nível de dias com neve até foi dos meses de Janeiro com mais dias de neve dos últimos anos. Ainda que só tenha acumulado 1 vez, houve 7 dias com queda de neve. Nada mau.

Veremos agora como se comporta Fevereiro.
 


efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
391
Local
Amadora
A Holanda está preocupada com a possibilidade de grandes cheias...


Rijkswaterstaat e as empresas estatais de controle de água estão a preparar-se para a chegada de um nível alto água vindo dos Alpes no final desta semana. Devido ao aumento da água no Rijn, IJssel e Waal, zonas baixas ao longo dos rios vão transbordar e as planícies de inundação vão-se encher.

O nível da água do Rijn em Lobith está actualmente a 12,72 metros acima do nível do mar. Devido às persistentes depressões a sudoeste da Holanda, em plena área de captação e ao derretimento precoce da neve no sul da Alemanha e na Suíça, o nível dos rios aumentará ainda mais nos próximos dias, para aproximadamente 14,30 metros acima do nível do mar. A Rijkswaterstaat declarou o aviso amarelo quando o nível de 12 metros foi excedido. É nesta fase que os rios transbordam as suas margens e medidas de protecção são accionadas. Oficialmente, os Países Baixos estão em situação de cheia.

Resto das informações aqui

https://portuguesesnaholanda.blogs.sapo.pt/nivel-de-agua-preocupante-nos-paises-118177
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Que semana em beleza que se está a preparar para aqui com muito frio previsto. No Domingo também parece já certo que cairá neve em Bruxelas e mais na zona Norte da Bélgica, mas nada comparado com o nevao que estao a prever para a Holanda, até 35 cm de neve para Amesterdao!

35cm? Onde é que viste isso?
Andei a pesquisar meteogramas para Amesterdão e no máximo o que está previsto são cerca de 25mm de neve já este Sábado (isto segundo o GFS, ECM e ICON são mais modestos).
A não ser que 1mm de neve corresponda a 1cm de neve.
Se estou a dizer algum disparate, alguém que me corriga se faz favor.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
1 mm de água pode corresponder a 1 cm de neve, em certos casos.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
35cm? Onde é que viste isso?
Andei a pesquisar meteogramas para Amesterdão e no máximo o que está previsto são cerca de 25mm de neve já este Sábado (isto segundo o GFS, ECM e ICON são mais modestos).
A não ser que 1mm de neve corresponda a 1cm de neve.
Se estou a dizer algum disparate, alguém que me corriga se faz favor.
"A quantidade de neve que cai em relação à sua quantidade de precipitação líquida equivalente é determinada pela utilização de uma variedade de diferentes pluviómetros. Como regra básica, 10 cm de neve fresca correspondem a 1 cm de água. Assim que a neve se instala sobre a superfície, é rapidamente comprimida por mais flocos de neve, de modo que as camadas de neve típicas têm uma densidade do fator 9 (neve em pó) ao 6 (neve húmida) em comparação com água."
https://content.meteoblue.com/pt/especificacoes/variaveis-meteorologicas/precipitacao/neve

Mesmo assim, 25 mm de água seriam 25 cm de neve e não 35.

Edit: Fiz mal as contas... :D
25 mm de neve seriam 2,5 mm de água. É assim? Já estou zonzo com estas contas :lol:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Obrigado pelos esclarecimentos. :)
A minha dúvida é que nos meteogramas aparece a quantidade de precipitação em mm sobre a forma de neve, quer isso dizer, que quando apresentam o meteograma, será quantificado em mm água no seu estado liquido ou sólido? :huh:
ex:
cF9snY9.png
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Obrigado pelos esclarecimentos. :)
A minha dúvida é que nos meteogramas aparece a quantidade de precipitação em mm sobre a forma de neve, quer isso dizer, que quando apresentam o meteograma, será quantificado em mm água no seu estado liquido ou sólido? :huh:
ex:
cF9snY9.png
Arriscava a dizer, pela lógica, que serão mm de água que se converterão em cm de neve. 4 mm de altura de neve parece-me assim mesmo muito, muito, pouca neve :D

Pela regra que postei; 4 cm de neve então.
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
Obrigado pelos esclarecimentos. :)
A minha dúvida é que nos meteogramas aparece a quantidade de precipitação em mm sobre a forma de neve, quer isso dizer, que quando apresentam o meteograma, será quantificado em mm água no seu estado liquido ou sólido? :huh:
ex:
cF9snY9.png

Tem razao. Vi 35cm na aplicacao da AccuWeather mas nao se deve confirmar assim tanto. Em todo o caso, a Holanda vai levar com um belo nevao! Aqui em Bruxelas ainda nao é claro. A chuva irá vir mais cedo, com a temperatura mais alta. Mas alguns modelos apontam para a frente se desviar e trazer mais neve para a metade Este da Bélgica e Metade Sul/Oeste da Holanda, apanhando assim mais Bruxelas. Em todo o caso, a ultima atualizacao traz mesmo MUITO frio. Temperaturas mínimas na Quinta a chegar aos -12C :surprise:Seria o meu record. E a atualizacao do GFS parece prolongar o frio por vários dias!
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Desdes os últimos dias que o Báltico tem arrefecido de uma forma extraordinária... Para um mar que teve anomalias bem positivas no Verão (alguns locais chegaram mesmo aos 25ºC), a formação de gelo na próxima semana será bem acelarada. Lake Effect no dia 4, por exemplo:

yT2KwNW.jpg


Todos os países nórdicos estão 100% cobertos de neve e é para continuar com a onda de frio que estão a atravessar, principalmente a Sul.