Apresentações



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boa tarde,

Chamo-me Francisco. Gosto de meteorologia desde pequeno, e acompanho o fórum já há algum tempo apesar de nunca ter participado, gostarei de estar muito convosco.
Sou de alcochete.


Cumprimentos a todos,

Bem-vinda à "casa" da meteorologia amadora em Portugal! :D
 
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES

hjalves

Cirrus
Registo
28 Mai 2018
Mensagens
2
Local
Coimbra
Olá a todos!

Chamo-me Humberto e já acompanho este fórum há muitos anos, apesar de não ser participante.
Geralmente interesso-me por eventos meteorológicos extremos, como por exemplo, furacões - que sigo ao minuto.
Também tenho interesse em eventos relacionados com climatologia (como por exemplo a área com gelo no ártico).
Sou informático / programador e pretendo fazer alguns projetos nesta área.

Espero conseguir constribuir com algo neste forum o/
Abraço!
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Olá a todos!

Chamo-me Humberto e já acompanho este fórum há muitos anos, apesar de não ser participante.
Geralmente interesso-me por eventos meteorológicos extremos, como por exemplo, furacões - que sigo ao minuto.
Também tenho interesse em eventos relacionados com climatologia (como por exemplo a área com gelo no ártico).
Sou informático / programador e pretendo fazer alguns projetos nesta área.

Espero conseguir constribuir com algo neste forum o/
Abraço!
Bem-vindo Humberto :)
 
  • Gosto
Reactions: hjalves

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Olá a todos!

Chamo-me Humberto e já acompanho este fórum há muitos anos, apesar de não ser participante.
Geralmente interesso-me por eventos meteorológicos extremos, como por exemplo, furacões - que sigo ao minuto.
Também tenho interesse em eventos relacionados com climatologia (como por exemplo a área com gelo no ártico).
Sou informático / programador e pretendo fazer alguns projetos nesta área.

Espero conseguir constribuir com algo neste forum o/
Abraço!

Bem-vindo, Humberto! Qualquer dúvida estamos cá para ajudar ;)
 
  • Gosto
Reactions: hjalves

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Olá a todos!

Chamo-me Humberto e já acompanho este fórum há muitos anos, apesar de não ser participante.
Geralmente interesso-me por eventos meteorológicos extremos, como por exemplo, furacões - que sigo ao minuto.
Também tenho interesse em eventos relacionados com climatologia (como por exemplo a área com gelo no ártico).
Sou informático / programador e pretendo fazer alguns projetos nesta área.

Espero conseguir constribuir com algo neste forum o/
Abraço!

Muito bem-vindo ao MeteoPT, a nossa "casa" da meteorologia! :D

Participa! ;)
 
  • Gosto
Reactions: hjalves

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Alguém sabe do paradeiro destes dois:

8364.jpg


8045.jpg


Tão depressa começaram a participar no Fórum como "desapareceram" ... já me fazem lembrar aquele membro que, já la vão alguns anitos, se descuidou porque num tópico escreveu que estava de férias no Algarve e noutro tópico dizia que tinha acabado de vir do Brasil :lol:; depois quis apagar a borrada mas já foi tarde demais porque descobri-lhe a careca... Isto há cada um ...

É só um desabafo acerca das criaturas que por aí circulam. Que ninguém leve a mal mas é só para lembrar que estou atento ao modo de actuação deste tipo de criaturas; não foram os primeiros nem serão os últimos a surgir por aí :lol:
 
  • Gosto
Reactions: remember

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Depois de alguma polémica em certos tópicos, acho que está na altura de me apresentar...

O meu primeiro nome é de origem judaica e o último nome de origem germânica. Tenho 22 anos e estou a acabar um curso de engenharia de território aqui perto da Charneca da Caparica, onde vivo atualmente. Vivi em Corroios, desde que nasci até há uns anos.

Tenho uma conta num outro fórum de engenharia, o SkyscraperCity (não sei se alguém conhece), mas sempre tive algum interesse em fenómenos meteorológicos, pelo menos desde há 10 anos. Criei uma página do Facebook (a MeteoCharneca), mas eliminei-a há 5 anos devido ao facto de não a poder manter, por causa dos estudos. :unsure:
Entretanto, a meio do ano passado, descobri este fórum e decidi juntar-me a vós. :)

PS: Já devem ter reparado em certos tópicos do Offtopic que eu tenho uma opinião sobre a economia talvez algo diferente dos outros. Isso acontece porque conheci alguns vereadores de muitos municípios, tanto portugueses como espanhóis, franceses e holandeses, e os últimos, na minha opinião, parecem-me que têm ideias melhores. As minhas opiniões não são ideias revolucionárias (como o @Orion dizia), mas sim opiniões bem estruturadas, baseadas no que vi nestes últimos anos. :D
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa noite,

sou o Mammatus, tenho 31 anos e resido no Barreiro. A escolha do meu username não tem grande mistério, reflecte apenas a preferência pessoal por este tipo de nuvens, um dos mais bonitos que existe, a par das nuvens lenticulares.

Desde criança que a Meteorologia, “O Tempo” (como eu e muita gente a trata), me fascina, eu corria para a janela para observar a chuva cair, ver as nuvens ocultarem o sol, contemplar as estações do ano e as conseguintes alterações criadas por elas na paisagem, somente a trovoada travava este meu impulso, nas noites tempestuosas em que ela fazia a sua aparição eu nem chegava perto da janela.:lol:

Mal ouvia a música anunciando o início da transmissão do tempo na TV, parava imediatamente o que estava a fazer, corria para o sofá e durante 5-10 minutos mantinha-me imperturbável defronte da televisão, sem ligar a mais ninguém. Perante este comportamento os meus pais, perplexos, interrogavam-se a si próprios, tentavam perceber como uma criança de 5 anos poderia gostar de assistir o boletim meteorológico se não percebia nada do que era dito.

Um dia, estava eu e a minha mãe na sala de espera do centro de saúde, onde, além de mim, estavam outras crianças aguardando consulta.
Normalmente as crianças tendem a aproximar-se umas das outras, portanto não foi preciso esperar muito para eu “meter conversa” com um puto que lá estava, inventar uma brincadeira para assim ficarmos entretidos enquanto esperávamos a consulta.
Eis que, do nada, virei-me para o puto e disse-lhe: “Hoje está nublado!”. Ele ficou a olhar para mim durante uns segundos com um ar de que não tinha percebido nada do que eu tinha dito...:huhlmao: A minha mãe ficou de boca aberta perante o sucedido, uma frase deveras inusitada dita de forma espontânea por uma criança de tão tenra idade, que ainda nem andava na escola, mas que realmente espelhava o estado do tempo que fazia naquele dia.

Muitos anos depois a minha mãe contou-me esta história. Inicialmente nem acreditei, pensei que estivesse a gozar, pois é tudo tão... inusitado! Não me lembro de nada disto, uma pena que as memórias de infância desapareçam com o avançar do tempo.


Dado todo este historial parecia mais do que certo de que estaria ali um futuro meteorologista, mas tal não veio a acontecer.
Na adolescência gritava aos quatro ventos que queria ser meteorologista em resposta à pergunta cliché “o que queres ser quando fores grande?”. A esta distância acabo de crer que eu era muito naïf, apenas conhecia o lado romântico e glamoroso da Meteorologia, ou seja, aquele que nós vemos quando olhamos o céu, aquele que nos é apresentado todos os dias na televisão sob a forma de boletim meteorológico para nos orientar quando saímos de casa. Por detrás disto existe toda uma ciência complexa e eu não tinha a mínima noção:facepalm:. Foi então que quando me apercebi o que era verdadeiramente a Meteorologia e pesquisei o plano de estudos do curso, no qual constava cadeiras de Cálculo, Física, Mecânica, Modelação, etc., pensei “epah isto não é para mim, logo eu que detesto Física e tenho uma relação meio que "conturbada" com Cálculo!”:D

Decidi enveredar por outro caminho, e abracei a Biologia!
Fui para FCUL, fiz a licenciatura em Biologia, mestrado em Microbiologia Aplicada, mas a Meteorologia foi, é, e sempre será a minha grande paixão.


Ainda que não tenha formação superior nesta área, não posso afirmar que sou totalmente leigo e isso devo sobretudo ao Meteopt, fórum que acompanho há muito tempo, não sei precisar, mas provavelmente há mais de 5 anos, tempos idos em que o fórum ainda estava hospedado no vBulletin.

Algumas vezes havia pensado em registar-me, mas depois acabava por não concretizar essa intenção. Não sendo detentor de nenhuma estação meteorológica em casa para fazer o acompanhamento não tinha forma de contribuir para os threads relativos aos seguimentos diários (o fórum vive muito deles) e, além disso, também não achava que tivesse conhecimento suficiente para conseguir acompanhar as vossas conversas nos threads das previsões, posto isto não valia a pena fazer parte desta comunidade, não queria que a minha participação se pautasse por comentários estéreis e desinteressantes, e assim conservei (até hoje) o estatuto de visitante (assíduo) do fórum.

Recentemente descobri que existe uma estação meteorológica amadora perto da minha residência e que está registada na rede de estações do WeatherUnderground. Como já vi users acompanharem e partilharem nos threads de seguimento dados de estações que não são suas, deduzo que não existe nenhum inconveniente em eu fazer o mesmo, a não ser que o dono da estação esteja registado no fórum.

Espero contribuir de forma positiva para o Meteopt, e assim poder lidar mais de perto com a Meteorologia, sem ser nos bancos da faculdade (isso já não é possível) e igualmente interagir com pessoal que realmente percebe da coisa.


Votos de Feliz Ano Novo!:cheers:

Cumps

P.S.: desculpem o testamento :p
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bem vindo @Mammatus , já te devias ter "saído do armário " à mais tempo :lol: Joking , claro ;) Para estar neste fórum nunca foi preciso ter nenhuma estação meteorológica, basta ter aquilo que tu tens, paixão pela meteorologia, e vontade de participar :thumbsup: Bom ano, e bons eventos :cool:
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boa noite,

sou o Mammatus, tenho 31 anos e resido no Barreiro. A escolha do meu username não tem grande mistério, reflecte apenas a preferência pessoal por este tipo de nuvens, um dos mais bonitos que existe, a par das nuvens lenticulares.

Desde criança que a Meteorologia, “O Tempo” (como eu e muita gente a trata), me fascina, eu corria para a janela para observar a chuva cair, ver as nuvens ocultarem o sol, contemplar as estações do ano e as conseguintes alterações criadas por elas na paisagem, somente a trovoada travava este meu impulso, nas noites tempestuosas em que ela fazia a sua aparição eu nem chegava perto da janela.:lol:

Mal ouvia a música anunciando o início da transmissão do tempo na TV, parava imediatamente o que estava a fazer, corria para o sofá e durante 5-10 minutos mantinha-me imperturbável defronte da televisão, sem ligar a mais ninguém. Perante este comportamento os meus pais, perplexos, interrogavam-se a si próprios, tentavam perceber como uma criança de 5 anos poderia gostar de assistir o boletim meteorológico se não percebia nada do que era dito.

Um dia, estava eu e a minha mãe na sala de espera do centro de saúde, onde, além de mim, estavam outras crianças aguardando consulta.
Normalmente as crianças tendem a aproximar-se umas das outras, portanto não foi preciso esperar muito para eu “meter conversa” com um puto que lá estava, inventar uma brincadeira para assim ficarmos entretidos enquanto esperávamos a consulta.
Eis que, do nada, virei-me para o puto e disse-lhe: “Hoje está nublado!”. Ele ficou a olhar para mim durante uns segundos com um ar de que não tinha percebido nada do que eu tinha dito... A minha mãe ficou de boca aberta perante o sucedido, uma frase deveras inusitada dita de forma espontânea por uma criança de tão tenra idade, que ainda nem andava na escola, mas que realmente espelhava o estado do tempo que fazia naquele dia.

Muitos anos depois a minha mãe contou-me esta história. Inicialmente nem acreditei, pensei que estivesse a gozar, pois é tudo tão... inusitado! Não me lembro de nada disto, uma pena que as memórias de infância desapareçam com o avançar do tempo.


Dado todo este historial parecia mais do que certo de que estaria ali um futuro meteorologista, mas tal não veio a acontecer.
Na adolescência gritava aos quatro ventos que queria ser meteorologista em resposta à pergunta cliché “o que queres ser quando fores grande?”. A esta distância acabo de crer que eu era muito naïf, apenas conhecia o lado romântico e glamoroso da Meteorologia, ou seja, aquele que nós vemos quando olhamos o céu, aquele que nos é apresentado todos os dias na televisão sob a forma de boletim meteorológico para nos orientar quando saímos de casa. Por detrás disto existe toda uma ciência complexa e eu não tinha a mínima noção:facepalm:. Foi então que quando me apercebi o que era verdadeiramente a Meteorologia e pesquisei o plano de estudos do curso, no qual constava cadeiras de Cálculo, Física, Mecânica, Modelação, etc., pensei “epah isto não é para mim, logo eu que detesto Física e tenho uma relação meio que "conturbada" com Cálculo!”

Decidi enveredar por outro caminho, e abracei a Biologia!
Fui para FCUL, fiz a licenciatura em Biologia, mestrado em Microbiologia Aplicada, mas a Meteorologia foi, é, e sempre será a minha grande paixão.


Ainda que não tenha formação superior nesta área, não posso afirmar que sou totalmente leigo e isso devo sobretudo ao Meteopt, fórum que acompanho há muito tempo, não sei precisar, mas provavelmente há mais de 5 anos, tempos idos em que o fórum ainda estava hospedado no vBulletin.

Algumas vezes havia pensado em registar-me, mas depois acabava por não concretizar essa intenção. Não sendo detentor de nenhuma estação meteorológica em casa para fazer o acompanhamento não tinha forma de contribuir para os threads relativos aos seguimentos diários (o fórum vive muito deles) e, além disso, também não achava que tivesse conhecimento suficiente para conseguir acompanhar as vossas conversas nos threads das previsões, posto isto não valia a pena fazer parte desta comunidade, não queria que a minha participação se pautasse por comentários estéreis e desinteressantes, e assim conservei (até hoje) o estatuto de visitante (assíduo) do fórum.

Recentemente descobri que existe uma estação meteorológica amadora perto da minha residência e que está registada na rede de estações do WeatherUnderground. Como já vi users acompanharem e partilharem nos threads de seguimento dados de estações que não são suas, deduzo que não existe nenhum inconveniente em eu fazer o mesmo, a não ser que o dono da estação esteja registado no fórum.

Espero contribuir de forma positiva para o Meteopt, e assim poder lidar mais de perto com a Meteorologia, sem ser nos bancos da faculdade (isso já não é possível) e igualmente interagir com pessoal que realmente percebe da coisa.


Votos de Feliz Ano Novo!:cheers:

Cumps

P.S.: desculpem o testamento :p

Sejas muito bem-vindo à "casa" da meteorologia amadora de Portugal, agora como membro registado!:thumbsup:

Ter estação não é pré-requisito para se poder participar, por isso ficamos a aguardar os teus registos. ;)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Boa noite,

sou o Mammatus, tenho 31 anos e resido no Barreiro. A escolha do meu username não tem grande mistério, reflecte apenas a preferência pessoal por este tipo de nuvens, um dos mais bonitos que existe, a par das nuvens lenticulares.

Desde criança que a Meteorologia, “O Tempo” (como eu e muita gente a trata), me fascina, eu corria para a janela para observar a chuva cair, ver as nuvens ocultarem o sol, contemplar as estações do ano e as conseguintes alterações criadas por elas na paisagem, somente a trovoada travava este meu impulso, nas noites tempestuosas em que ela fazia a sua aparição eu nem chegava perto da janela.

Mal ouvia a música anunciando o início da transmissão do tempo na TV, parava imediatamente o que estava a fazer, corria para o sofá e durante 5-10 minutos mantinha-me imperturbável defronte da televisão, sem ligar a mais ninguém. Perante este comportamento os meus pais, perplexos, interrogavam-se a si próprios, tentavam perceber como uma criança de 5 anos poderia gostar de assistir o boletim meteorológico se não percebia nada do que era dito.

Um dia, estava eu e a minha mãe na sala de espera do centro de saúde, onde, além de mim, estavam outras crianças aguardando consulta.
Normalmente as crianças tendem a aproximar-se umas das outras, portanto não foi preciso esperar muito para eu “meter conversa” com um puto que lá estava, inventar uma brincadeira para assim ficarmos entretidos enquanto esperávamos a consulta.
Eis que, do nada, virei-me para o puto e disse-lhe: “Hoje está nublado!”. Ele ficou a olhar para mim durante uns segundos com um ar de que não tinha percebido nada do que eu tinha dito... A minha mãe ficou de boca aberta perante o sucedido, uma frase deveras inusitada dita de forma espontânea por uma criança de tão tenra idade, que ainda nem andava na escola, mas que realmente espelhava o estado do tempo que fazia naquele dia.

Muitos anos depois a minha mãe contou-me esta história. Inicialmente nem acreditei, pensei que estivesse a gozar, pois é tudo tão... inusitado! Não me lembro de nada disto, uma pena que as memórias de infância desapareçam com o avançar do tempo.


Dado todo este historial parecia mais do que certo de que estaria ali um futuro meteorologista, mas tal não veio a acontecer.
Na adolescência gritava aos quatro ventos que queria ser meteorologista em resposta à pergunta cliché “o que queres ser quando fores grande?”. A esta distância acabo de crer que eu era muito naïf, apenas conhecia o lado romântico e glamoroso da Meteorologia, ou seja, aquele que nós vemos quando olhamos o céu, aquele que nos é apresentado todos os dias na televisão sob a forma de boletim meteorológico para nos orientar quando saímos de casa. Por detrás disto existe toda uma ciência complexa e eu não tinha a mínima noção. Foi então que quando me apercebi o que era verdadeiramente a Meteorologia e pesquisei o plano de estudos do curso, no qual constava cadeiras de Cálculo, Física, Mecânica, Modelação, etc., pensei “epah isto não é para mim, logo eu que detesto Física e tenho uma relação meio que "conturbada" com Cálculo!”

Decidi enveredar por outro caminho, e abracei a Biologia!
Fui para FCUL, fiz a licenciatura em Biologia, mestrado em Microbiologia Aplicada, mas a Meteorologia foi, é, e sempre será a minha grande paixão.


Ainda que não tenha formação superior nesta área, não posso afirmar que sou totalmente leigo e isso devo sobretudo ao Meteopt, fórum que acompanho há muito tempo, não sei precisar, mas provavelmente há mais de 5 anos, tempos idos em que o fórum ainda estava hospedado no vBulletin.

Algumas vezes havia pensado em registar-me, mas depois acabava por não concretizar essa intenção. Não sendo detentor de nenhuma estação meteorológica em casa para fazer o acompanhamento não tinha forma de contribuir para os threads relativos aos seguimentos diários (o fórum vive muito deles) e, além disso, também não achava que tivesse conhecimento suficiente para conseguir acompanhar as vossas conversas nos threads das previsões, posto isto não valia a pena fazer parte desta comunidade, não queria que a minha participação se pautasse por comentários estéreis e desinteressantes, e assim conservei (até hoje) o estatuto de visitante (assíduo) do fórum.

Recentemente descobri que existe uma estação meteorológica amadora perto da minha residência e que está registada na rede de estações do WeatherUnderground. Como já vi users acompanharem e partilharem nos threads de seguimento dados de estações que não são suas, deduzo que não existe nenhum inconveniente em eu fazer o mesmo, a não ser que o dono da estação esteja registado no fórum.

Espero contribuir de forma positiva para o Meteopt, e assim poder lidar mais de perto com a Meteorologia, sem ser nos bancos da faculdade (isso já não é possível) e igualmente interagir com pessoal que realmente percebe da coisa.


Votos de Feliz Ano Novo

Cumps

P.S.: desculpem o testamento

Bem-vindo ao fórum Mammatus! :thumbsup:

Como já foi dito, ter uma estação meteorológica nã é pré-requisito para participar no fórum, e eu que o diga :lol: Aiás, diria que a maior parte dos utilizadores ativos do fórum não possuem estação meteorológica. No meu caso, apenas tenho um sensor de temperatura da Auriol comprado no LIDL há uns tempos por 3 ou 4€.

Também já antes de entrar no ensino superior tinha este gosto pelo "tempo", mas além das áreas de estudo não me agradarem muito (matemáticas, geofísicas, etc.), não há grande saída. Acabei por também ir parar à FCUL, onde tirei a licenciatura em TI e estou neste momento a terminar o mestrado.

Há muito para além de partilhar dados de estações: previsão e análise de modelos, acompanhamento do tempo através de fotografias e/ou vídeos, discussão sobre eventos meteoroógicos históricos, etc. etc.. Tens também vários tópicos de off-topic onde podes participar, mas chamo a atenção de que este é um fórum de meteorologia e climatologia. Muitas pessoas participam muito mais em off-topic do que em tópicos realmente dedicados ao tema principal deste fórum. Claro que quando o tempo está calmo não há muito para comentar, mas acho que já percebeste a ideia :p

Qualquer dúvida podes contar connosco :)
 

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
238
Local
Serra - Alvorge @~300m
Bom dia,

Penso que apesar da falta de actividade desta secção, será aqui o lugar de apresentações...

Fernando Ribeiro, 42 anos, pai e geógrafo 'não practicante', residente há ~4 anos em Alvorge - Ansião.
Desde os tempos de faculdade e após, onde estudei climatologia, a metereologia fez parte do meu percurso académico e profissional. Ainda trabalhei uns anitos para a antiga DRAOT-C, onde ainda desmantelei algumas estações e pluviómetros antigos da rede no INAG e onde conheci algumas senhoras fantásticas que a troco de uns tostões faziam a recolha da informação das estações em papel.
Depois decidi seguir uma área mais IT, tornando-me desenvolvedor na área dos sistemas de informaçao geográfica, tendo perdido algum contacto com a temática, mas nunca deixei de acompanhar com regularidade plaformas que me permitiam ver meteogramas de 10 dias, animações de modelos, etc...

No passado Natal, para fugir um pouco ao manicómio deste circo, decidi oferecer-me uma estação meteo para realizar mais um projecto IoT caseiro.
Penso que é uma estação chinesa, 'rebranded' para o mercado Alemão e após as primeiras semanas de calibração, penso que neste momento está a dar informação minimamente fiável. No entanto, o meu principal foco foi a aprendizagem de mais alguns componentes de integração de sistemas, daí não ter sequer colocado a estação em outras plataformas 'comunitárias'.

Se tiverem curiosidade em ver o dashboard que desenvolvi a partir dos dados da estação, podem seguir o link abaixo:
http://bit.ly/meteoalvorge

Sucintamente a estação está à cota dos ~300m, no Verão irá ficar na sua posição e altura ao solo definitivas. Em termos de clima a área sofre a influência da Serra das Degracias, uma das primeiras barreiras de ~500m à entrada das massas de ar do Atlântico.

Known-issues da estação/TODOs:
- O anemómetro é muito pequeno e já percebi que tem dificuldades em apanhar rajadas >15m/s. Durante o final de Janeiro apercebi-me disso e tenho de tentar arranjar um anemómetro credível para calcular uma boa curva.
- O pluviómetro só marca incrementos de 0.3mm (~0.23mm após calibração) o que deixa de fora aqueles momentos de burrifos ou chuva miudinha (mas que molha)
- O cálculo da temperatura sentida é mais complicada do que pensei de fazer no lado da bd. Tenho de fazer um microserviço só para isso...Só está a funcionar o cálculo do 'Wind Chill' (<11º e >4m/s)

Penso que para é tudo para já!

Um abraço a todos!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia,

Penso que apesar da falta de actividade desta secção, será aqui o lugar de apresentações...

Fernando Ribeiro, 42 anos, pai e geógrafo 'não practicante', residente há ~4 anos em Alvorge - Ansião.
Desde os tempos de faculdade e após, onde estudei climatologia, a metereologia fez parte do meu percurso académico e profissional. Ainda trabalhei uns anitos para a antiga DRAOT-C, onde ainda desmantelei algumas estações e pluviómetros antigos da rede no INAG e onde conheci algumas senhoras fantásticas que a troco de uns tostões faziam a recolha da informação das estações em papel.
Depois decidi seguir uma área mais IT, tornando-me desenvolvedor na área dos sistemas de informaçao geográfica, tendo perdido algum contacto com a temática, mas nunca deixei de acompanhar com regularidade plaformas que me permitiam ver meteogramas de 10 dias, animações de modelos, etc...

No passado Natal, para fugir um pouco ao manicómio deste circo, decidi oferecer-me uma estação meteo para realizar mais um projecto IoT caseiro.
Penso que é uma estação chinesa, 'rebranded' para o mercado Alemão e após as primeiras semanas de calibração, penso que neste momento está a dar informação minimamente fiável. No entanto, o meu principal foco foi a aprendizagem de mais alguns componentes de integração de sistemas, daí não ter sequer colocado a estação em outras plataformas 'comunitárias'.

Se tiverem curiosidade em ver o dashboard que desenvolvi a partir dos dados da estação, podem seguir o link abaixo:
http://bit.ly/meteoalvorge

Sucintamente a estação está à cota dos ~300m, no Verão irá ficar na sua posição e altura ao solo definitivas. Em termos de clima a área sofre a influência da Serra das Degracias, uma das primeiras barreiras de ~500m à entrada das massas de ar do Atlântico.

Known-issues da estação/TODOs:
- O anemómetro é muito pequeno e já percebi que tem dificuldades em apanhar rajadas >15m/s. Durante o final de Janeiro apercebi-me disso e tenho de tentar arranjar um anemómetro credível para calcular uma boa curva.
- O pluviómetro só marca incrementos de 0.3mm (~0.23mm após calibração) o que deixa de fora aqueles momentos de burrifos ou chuva miudinha (mas que molha)
- O cálculo da temperatura sentida é mais complicada do que pensei de fazer no lado da bd. Tenho de fazer um microserviço só para isso...Só está a funcionar o cálculo do 'Wind Chill' (<11º e >4m/s)

Penso que para é tudo para já!

Um abraço a todos!

Bem vindo ao Fórum!

Boa contribuição a estação, e gostei do dashboard, com informação detalhada e escalonada em valores e médias horárias que permitem a comparação com as informações das EMA's do IPMA.
Irei seguir a estação.

Abraço