Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,199
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O último aguaceiro fraco do dia, pelas 23h05, arredondou o acumulado total para 17,0 mm.
4ENdZaj.jpg


Foi também responsável por algumas perturbações temporárias na evolução dos parâmetros, voltando minutos depois aos valores anteriores:
- Descida da temperatura de 0,6ºC
- Rotação do vento de 36º, de WSW para W
- Subida da pressão de 0,5 hPa

Inicia-se novo dia com 14,0ºC . Notável, a temperatura sobe à noite. :rolleyes:
Rajada de 53 Km/h às 00h05, WSW.
 


Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,124
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa noite malta,

Fica o resumo no dia em tabela e gráfico.

Passagem da frente entre as 9 e as 10h, como se pode verificar pelos valores mínimos de pressão, a coincidir com o período de precipitação e vento mais intensos.
Queda da temperatura, com a mínima do dia a fazer-se após a passagem da frente.
Tudo a bater certo com o que diz a teoria. :lol:

A temperatura subiu acentuadamente com a diminuição da nebulosidade.

BX Banheira
IPfcp3u.png

Yz7AtfE.png


Relativamente ao vento vou me basear no registo de rajada máxima medido pela estação Parque da Cidade - Barreiro, 80.6 km/h.

____________________

Sigo com céu muito nublado, 14.5ºC, vento moderado de SW (algumas rajadas a tocar os 45 km/h).
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,199
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa chuvada neste momento

O dia começa bem, quer para a região de Lisboa e Oeste, quer para o eixo Figueira da Foz - Coimbra.
Células de fortes ecos a ladear o vale do Mondego a sul e a norte, e uma extensa área de precipitação algo desorganizada ligada já ao ramo quente do próximo sistema frontal:
K2qzynI.jpg


GCYgl2D.jpg


EOyb9Yk.gif


4,6 mm já acumulados aqui em Santa Iria, começou às 00h35.
Às 00h50 o vento aumentou para 37 Km/h e as rajadas chegaram aos 60 Km/h. Amainou depois para valores inferiores a 30 Km/h.
Vento com direcção média W oscila entre WSW e WNW.

Os 14ºC iniciais do dia caíram para 11,9ºC logo após o episódio de vento forte. 12,1ºC agora, quase estáveis.

Desenho curioso acidental dos ecos em torno de VFX:
4d0ZXO1.jpg


Bela imagem do satélite Suomi ontem, 9, cerca das 13h53:

T2PLb0E.jpg
 
Última edição:

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
239
Local
Serra - Alvorge @~300m
Bom dia,

Fiquei curioso ontem por ver a imagem de radar ontem pelas 23h30m quando ao deitar-me surgiu repentinamente fortes rajadas que metiam medo, seguidas de precipitação intensa.
Aqui está o 'culpado'...

ezBraZn.png


Infelizmente a minha estação continua a subestimar as rajadas de vento, tendo ontem sido claramente na ordem ~60km/h-~70km/h no mínimo...
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Aqui pela Península de Setúbal a noite foi bem chuvosa e grande todas as estações ultrapassam e bem os 20 mm. No caso da minha estação tive um acumulado espetacular de 32 mm, muito bom (e eu nem sequer ouvi nada a cair, pois estava a dormir como um bebé) e muito acima do previsto! Assim sendo, o acumulado mensal segue nuns espetaculares 70,1 mm e ainda só vamos a 10 de fevereiro! :rain: :palmas:

Os chuviscos continuam, embora fracos e dispersos, e o céu ainda está nublado (mas com o sol a espreitar pela esquina já). Estão 12,8ºC e o vento é nulo. :)
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia,
(....) eu nem sequer ouvi nada a cair, pois estava a dormir como um bebé) e muito acima do previsto! (...)

O mesmo por aqui, ferrado no sono :D.
Só agora fui ver os acumulados das estações da zona (20 a 25mm) e as imagens de radar e choveu bem das 2h às 6h.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.