Apresentações

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Bom dia,

Penso que apesar da falta de actividade desta secção, será aqui o lugar de apresentações...

Fernando Ribeiro, 42 anos, pai e geógrafo 'não practicante', residente há ~4 anos em Alvorge - Ansião.
Desde os tempos de faculdade e após, onde estudei climatologia, a metereologia fez parte do meu percurso académico e profissional. Ainda trabalhei uns anitos para a antiga DRAOT-C, onde ainda desmantelei algumas estações e pluviómetros antigos da rede no INAG e onde conheci algumas senhoras fantásticas que a troco de uns tostões faziam a recolha da informação das estações em papel.
Depois decidi seguir uma área mais IT, tornando-me desenvolvedor na área dos sistemas de informaçao geográfica, tendo perdido algum contacto com a temática, mas nunca deixei de acompanhar com regularidade plaformas que me permitiam ver meteogramas de 10 dias, animações de modelos, etc...

No passado Natal, para fugir um pouco ao manicómio deste circo, decidi oferecer-me uma estação meteo para realizar mais um projecto IoT caseiro.
Penso que é uma estação chinesa, 'rebranded' para o mercado Alemão e após as primeiras semanas de calibração, penso que neste momento está a dar informação minimamente fiável. No entanto, o meu principal foco foi a aprendizagem de mais alguns componentes de integração de sistemas, daí não ter sequer colocado a estação em outras plataformas 'comunitárias'.

Se tiverem curiosidade em ver o dashboard que desenvolvi a partir dos dados da estação, podem seguir o link abaixo:
http://bit.ly/meteoalvorge

Sucintamente a estação está à cota dos ~300m, no Verão irá ficar na sua posição e altura ao solo definitivas. Em termos de clima a área sofre a influência da Serra das Degracias, uma das primeiras barreiras de ~500m à entrada das massas de ar do Atlântico.

Known-issues da estação/TODOs:
- O anemómetro é muito pequeno e já percebi que tem dificuldades em apanhar rajadas >15m/s. Durante o final de Janeiro apercebi-me disso e tenho de tentar arranjar um anemómetro credível para calcular uma boa curva.
- O pluviómetro só marca incrementos de 0.3mm (~0.23mm após calibração) o que deixa de fora aqueles momentos de burrifos ou chuva miudinha (mas que molha)
- O cálculo da temperatura sentida é mais complicada do que pensei de fazer no lado da bd. Tenho de fazer um microserviço só para isso...Só está a funcionar o cálculo do 'Wind Chill' (<11º e >4m/s)

Penso que para é tudo para já!

Um abraço a todos!


Bem-vindo à nossa casa da meteorologia! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: fernandinand