Sismos Portugal 2021

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Cá está a nova actualização
@IPMA

Aviso de Sismo Sentido no Continente 12-02-2021 22:08**

Informação Sismológica Aviso de Sismo Sentido no Continente
12-02-2021 22:08 O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa
que no dia 12-02-2021 pelas 22:08 (hora local) foi registado nas
estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.5
(Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Norte de
Rio Maior.Este sismo, de acordo com a informação disponível até
ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com
intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos
concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos (Leiria) e Torres Vedras
(Lisboa).Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de
Loures, Oeiras (Lisboa) e Sardoal (Santarém).Se a situação o
justificar serão emitidos novos comunicados.A localização do
epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo
que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de
propagação das ondas sísmicas...
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Segundo o ign Espanhol e já com o cálculo revisto, foi 3.8 e a 4 km de profundidade. Diferença significativa
em relação ao IPMA... :unsure:

172907cab4f7dd5f2abd8578688c676d.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A primeira notificação da app do IGN espanhol deu conta de magnitude 3.5, há pouco veio a que coloquei acima, com o cálculo revisto para 3.8.Tendo em conta os relatos, não poderá ter sido um pouco mais que 3.5 e mais à superfície? Não pondo em causa o IPMA, qual a razão desta diferença na intensidade e profundidade indicada pelos diferentes institutos para o mesmo evento? :unsure:
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Mesmo assim, a rede sísmica mais indicada para o acompanhamento é a do IPMA, pelos factores mais óbvios.
Distância do foco sísmico e os sismometros é mais curta, logo, mais precisa.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
espero que nunca aconteça.
Infelizmente um sismo de magnitude semelhante a 1755 vai acontecer novamente... O último grande sismo que tivemos foi em 1969, de magnitude 6.9.

Não sei é se os estragos vão ser idênticos (muito provavelmente não serão), mas tendo em conta a educação sísmica que existe em Portugal... não sei não! :buh:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Infelizmente um sismo de magnitude semelhante a 1755 vai acontecer novamente... O último grande sismo que tivemos foi em 1969, de magnitude 6.9.

O sismo de 2009 foi um abalo telúrico ocorrido em 17 de dezembro de 2009 que se fez sentir na penísula ibérica. O sismo, com uma magnitude de 6,0 graus na escala de richter, ocorreu às 01h37m47s e o epicentro deu-se no mar, a 10 km de profundidade e a oeste de gibraltar, cerca de 185 km a oeste de faro e 264 km a sudoeste de lisboa.

Apesar da intensidade, não foram registados danos pessoais ou materiais.

Foi o maior sismo registado em Portugal desde o sismo de Portugal de 1969.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Aqui pela Azambuja, num 3º andar não senti nada e eu até costumo ser sensível a estas coisas. De qualquer das formas ainda bem que não senti, por mais ligeiros que sejam, os sismos trazem-me sempre uma sensação de desconforto... :unsure:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Aqui pela Azambuja, num 3º andar não senti nada e eu até costumo ser sensível a estas coisas. De qualquer das formas ainda bem que não senti, por mais ligeiros que sejam, os sismos trazem-me sempre uma sensação de desconforto... :unsure:
Sem dúvida, o sismo de magnitude 4,9 há 3 anos em Arraiolos assustou bastante. Nesse ano, no início de fevereiro, ocorreu outro de magnitude 3 durante a madrugada e ouvi muito bem o estrondo, mas não senti nada. Supostamente tinha sido uma réplica.
Em 2010 foi o de Sousel que também senti e bem. Fiquei bastante nervoso.
Têm válido para o susto. Tendo em conta estas experiências, falo por mim: para quem ainda nunca sentiu um sismo, espero que nunca sinta.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Numa escala logarítmica, passar de 3,5 para 3,8 ainda é uma diferença significativa, especialmente quando a distância ao solo diminui. Mas em princípio o IPMA, estando mais perto, terá os dados mais fiáveis
Sim, claro que os dados do IPMA serão bem mais fiáveis nestes casos, mas não deixa de ser estranho, estando o ign mais longe, registar os 3.8 e a uma profundidade bem menor. Portanto algo está incorreto e não será, muito provavelmente, da parte do IPMA.