Seguimento Sul - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,611
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boa Noite,
Alguma chuva fraca durante a madrugada e agora nas últimas horas também tem caído qualquer coisa.

O acumulado segue nos 3.8mm.

Daqui a umas horas deverá passar mais um frente, de fraca atividade e será a última por aqui antes da chegada do tempo mais seco. Também faz falta, desde que não se prolongue por muito tempo.
Vamos ver o que os próximos tempos têm para dar, era bom que fossem razoáveis em termos de precipitação, já que isto está bem encaminhado.

12,6ºC atuais.
Off topic: Encontramo-nos no Eleclerc de Portalegre e acho que nem me viste, eram umas 6 e tal.:p

Por aqui também alguma chuva fraca, deverá chover novamente esta noite, depois a torneira fecha-se por uns tempos.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Estas massas húmidas rendem e de que maneira nas serras! Ontem saí de manhã de Loulé com chuva fraca e cheguei ao final da tarde com a mesma chuva fraca. Entretanto por Portimão e depois por Albufeira pouco choveu. A prova é que hoje a ribeira de Quarteira já subiu o caudal novamente e vai com água semi-turva.
Hoje de manhã continuou o mesmo filme...chuva fraca e nevoeiro sendo que melhorou agora ao início da tarde mas ainda não apareceu o sol.
Por Loulé, nos terrenos aqui à volta há erva(não daquela:D) com 2m ! Impressionante!

Ainda pensam, que aí na zona existe outro tipo de erva, com essa ironia. :D

Por aqui, mais um dia igual aos outros e mais 1 mm acumulado. :lol:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Frente curta, mas ainda choveu bem durante a sua passagem.
8mm acumulados no dia de ontem. 3.8mm desde as 23h quando a estação fez o reset para o novo dia visto estar com a hora de Espanha :p e foi o que rendeu a frente porque só passou depois dessa hora.

0.3mm desde as 00h, mas já não deve alterar grande coisa.

Ligeira descida da temperatura que estava estagnada nos 12,6ºC, com a passagem da frente.
12,2ºC atuais.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Aqui vai uma lista dos acumulados na região, desde o dia 7 (ou seja, nos últimos 6 dias), na rede IPMA: :rain:
Elvas - 33,0 mm
Portalegre - 56,6 mm
Estremoz - 48,9 mm
Mora - 34,6 mm
Ponte de Sor - 20,0 mm
Benavila - 20,9 mm
Évora - 29,5 mm
Portel - 35,3 mm
Viana do Alentejo - 40,1 mm
Amareleja - 38,1 mm
Alcácer do Sal - 42,5 mm
Alvalade - 26,1 mm
Sines - 39,1 mm
Zambujeira - 20,5 mm
São Teotónio - 29,3 mm
Aljezur - 20,6 mm
Sagres - 6,9 mm
Neves-Corvo - 16,2 mm
Mértola - 12,0 mm
Martinlongo - 6,9 mm
Monchique - 45,5 mm
Aeródromo de Alvor - 6,8 mm
Praia da Rocha - 10,6 mm
Faro - 8,4 mm
Olhão - 12,1 mm
Tavira - 8,4 mm
Castro Marim - 6,1 mm

Acumulados bem generosos no Alentejo em geral (e sobretudo na zona do Vale do Sado) e acumulados fraquinhos no Vale do Guadiana e costa algarvia, como já é costume neste tipo de eventos. :unsure:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Ainda caíram uns aguaceiros fracos depois da frente. Hoje já apareceu o sol durante grande parte do dia e a temperatura esteve agradável.
Andei pela serra aqui no concelho e havia água por todo o lado, também tentei encontrar a estação que tenho como referência, mas não encontrei nada. :huhlmao: No local onde supostamente está, entre a estrada e o terreno havia arbustos a tapar.
Deixo algumas fotos da zona:
iTbRmlz.jpg

DJdNKcp.jpg

Tudo abastecido.
pdCfTHq.jpg

GynvvSc.jpg

Ribeira de Caia. Neste local está uma ponte que é habitual galgar quando enche e havia realmente muitos detritos na estrada.
SNOTZy0.jpg

GzIfpkR.jpg

Bonito final do dia:
ouA6Im3.jpg

0yCro6C.jpg


0.8mm acumulados hoje. Um excelente acumulado mensal de 136.7mm. :thumbsup:

Outros:
Portalegre: 125.6mm
Netatmo: 112.2mm

Agora vai refrescando. 10,2ºC atuais.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
A noite foi fria e ainda apareceu algum nevoeiro. Dia de céu limpo e ameno.

Máx: 17,7ºC
Min: 4,5ºC

Rio Caia, no dia 9 de fevereiro, visto de outra perspetiva:


Tatual: 11,1ºC
_______________
:nicephoto: que hei-de dizer? Deixa acabar o confinamento que essa região está no topo da lista. Fotos lindas, mesmo! :uau:
Muito Obrigado por todo os elogios e tenho também de agradecer todo o contributo que dás ao fórum. Ainda eu vinha aqui apenas como visitante e já admirava os teus posts, aqueles onde colocavas dados de várias estações das diversas zonas do país (certamente dava imenso trabalho, mas era um enorme contributo), bem como as fotografias tiradas do teu antigo spot em Carcavelos, entre outros. :D
Relativamente à visita a esta região, é uma excelente ideia, claro! A altura da primavera é a melhor, pois está tudo verdejante e com bastante água, o que dá ainda mais encanto. No entanto, no verão, os campos dourados típicos do Alentejo também têm o seu encanto. Com esta situação, provavelmente só já será possível por essa altura. Se realmente pensares nisso e necessitares de alguma informação, é só perguntar. ;)

Peço desculpa pelo off-topic.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Dia de primavera! Com a continuação destas temperaturas, algumas árvores deverão começar a despertar e só poderá demorar mais em alguns locais porque as noites são frias.
bg1k0md.jpg

Muitos flores começam a aparecer pelos campos...
PFLNW9Z.jpg

st8hISo.jpg

YHgxRQZ.jpg
~

Máx: 20,7ºC
Min: 3,3ºC

Tatual: 13,5ºC
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado e lestada durante a manhã.

Máxima: 18.8ºC
mínima: 7.8ºC

Amanhã, prevê-se ondulação forte de SE com 2 a 3 metros. :D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,229
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Muito Obrigado por todo os elogios e tenho também de agradecer todo o contributo que dás ao fórum. Ainda eu vinha aqui apenas como visitante e já admirava os teus posts, aqueles onde colocavas dados de várias estações das diversas zonas do país (certamente dava imenso trabalho, mas era um enorme contributo), bem como as fotografias tiradas do teu antigo spot em Carcavelos, entre outros. :D
Relativamente à visita a esta região, é uma excelente ideia, claro! A altura da primavera é a melhor, pois está tudo verdejante e com bastante água, o que dá ainda mais encanto. No entanto, no verão, os campos dourados típicos do Alentejo também têm o seu encanto. Com esta situação, provavelmente só já será possível por essa altura. Se realmente pensares nisso e necessitares de alguma informação, é só perguntar. ;)

Peço desculpa pelo off-topic.

Off-topic ;) :
O teu contributo para o Fórum tem sido admirável, todos nós sem dúvida agradecemos-te, e o meu comentário é mais isso, um agradecimento!
Nesses dois anos em Carcavelos tinha realmente bastante tempo disponível (tempo, é mesmo um dos bens mais preciosos na vida) e tentei dar um contributo dentro dos meus conhecimentos muito amadores, que não pôde ter plena continuação por absoluta... falta de tempo suficiente.
Com imenso gosto assisti ao teu início de actividade aqui no Fórum e em especial, porque a fotografia é uma das minhas paixões, à evolução da tua contribuição fotográfica, a par de uma intervenção, conhecimentos e postura que muito admiro.
Estamos mesmo numa situação em que não se consegue fazer planos a curto ou médio prazo, em particular no que se refere a viagens, mas agradeço muito a tua amabilidade. Quem sabe, no Verão, porque a primavera já parece comprometida.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Off-topic ;) :
O teu contributo para o Fórum tem sido admirável, todos nós sem dúvida agradecemos-te, e o meu comentário é mais isso, um agradecimento!
Nesses dois anos em Carcavelos tinha realmente bastante tempo disponível (tempo, é mesmo um dos bens mais preciosos na vida) e tentei dar um contributo dentro dos meus conhecimentos muito amadores, que não pôde ter plena continuação por absoluta... falta de tempo suficiente.
Com imenso gosto assisti ao teu início de actividade aqui no Fórum e em especial, porque a fotografia é uma das minhas paixões, à evolução da tua contribuição fotográfica, a par de uma intervenção, conhecimentos e postura que muito admiro.
Estamos mesmo numa situação em que não se consegue fazer planos a curto ou médio prazo, em particular no que se refere a viagens, mas agradeço muito a tua amabilidade. Quem sabe, no Verão, porque a primavera já parece comprometida.
Obrigado mais uma vez! Sempre que possível, partilho as coisas de forma a que o fórum fique mais enriquecido. ;) É um enorme orgulho pertencer a esta casa e ao longo destes 5 anos e meio (o tempo passa a correr), muito tenho aprendido e tenho sido um membro bastante assíduo. Sem dúvida que o tempo é dos bens mais preciosos da vida, mas não chega para tudo. A partir de uma certa altura da vida temos de dar prioridade a outras coisas e falando por mim, reconheço que ao longo dos próximos anos, poderei já não ter tanto tempo livre como nestes anos. No entanto, como costumo dizer em relação ao tempo, principalmente quando é mais imprevisível, um dia de cada vez. :D
A fotografia juntamente com a meteorologia também é uma das minhas paixões, mas em ambas sou somente um amador.

Peço desculpa mais uma vez pelo off-topic.
______________
Mais uma noite fresquinha por aqui. 6,6*C atuais.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Aviso Laranja na costa algarvia

Agitação Marítima - Laranja [ 15 Fev 11:30 - 15 Fev 18:00 ]
Na costa Sul: ondas de sueste (SE) com 3 a 3,5 metros, em especial na parte oeste. Condições para ocorrência de mar cruzado.

Mar cruzado, nunca vi tal coisa, num aviso do IPMA :D Mas, de facto a ondulação está cruzada, junto à costa está SE e mais ao largo como indica a bóia oceânica está WNW.

Faro oceânica
Boia oceânica
Última leitura 2021-02-15 12:00
Altura significativa 3.5m
Altura máxima 6.5m
Período médio 7.3s
Dir. ondulação WNW
Temp. água 16.4ºC

Fonte: IH

Às 9h00 teve uma altura máxima de 8.3 mts
 
Estado
Fechado para novas mensagens.