Biodiversidade

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Última edição:


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Esse é dos mais fáceis... :D É só mesmo olhar para o bico! Já vi que não dás muito uso à colher de pau aí em casa... :hmm::lol:

Errei um, que confundi com o pato-real :D

Tenho ali uma na gaveta, mas olhei mais para o passaruco e nem tanto para o bico do mesmo. O mais fácil é o caimão que é o símbolo do PNRF se falhasse esse dava para atirar-me duma ponte. :lol:


Eu cá errei mais :o, uns 3.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Plantas: sete espécies ameaçadas que dependem das zonas húmidas

Na semana em que o mundo celebra as zonas húmidas, a Wilder mostra-lhe que espécies ameaçadas em Portugal mais dependem destes habitats. Desta vez, Jael Palhas, investigador do Centro de Ecologia Funcional e doutorando de Ciências Agrárias e Ambientais na Universidade de Évora, fala de plantas aquáticas de água doce.

Em Portugal estarão registadas cerca de 100 espécies de plantas aquáticas de água doce.

Podem até passar despercebidas, mas todas têm o seu papel crucial no equilíbrio do mundo natural. Quer vivam debaixo de água, nas margens ou quer sejam flutuantes.

“As plantas submersas são particularmente importantes como oxigenadoras da água, suportando a vida animal. Servem também de abrigo e alimento para a fauna submersa e fornecem suporte para os tritões colocarem os seus ovos”, explica Jael Palhas à Wilder.


Estaque-do-Baixo-Mondego (Stachys palustris):

received_231591035125990-1024x768.jpeg


https://www.wilder.pt/historias/pla...lX1Qn3AilahpLvVKF1I-nlh1QIj89SQqatvZfIYQo_Fp4
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Ave do Ano 2021 já foi eleita e é exclusiva dos Açores

1-1.jpg


De 14 de janeiro a 4 de fevereiro decorreu a votação para a Ave do Ano da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que disputava os portugueses a escolher entre o painho-de-monteiro e a gaivota-de-audouin.

Sabe-se agora que a ave vencedora do ano 2021, com 80% dos 1580 votos, é o painho-de-monteiro. “Esta pequena ave tem uma resiliência impressionante: chega a viver mais de 20 anos, a maior parte do tempo no mar. Estamos a falar de uma avezinha de 50g que resiste às tempestades que assolam o Atlântico, ano após ano” explica Azucena de la Cruz Martín, Coordenadora da SPEA Açores.

O painho-de-monteiro (Hydrobates monteiroi) é uma ave que só nidifica nos Açores, “em alguns pequenos ilhéus junto às ilhas da Graciosa, das Flores e possivelmente do Corvo”, indica a SPEA. Relativamente ao seu estado de conservação, é considerada uma espécie vulnerável, pelo que está sob um plano de proteção – o “Plano de Ação Internacional para a Conservação do painho-de-monteiro”, lançado em 2018 pela Sociedade.

https://greensavers.sapo.pt/ave-do-ano-2021-ja-foi-eleita-e-e-exclusiva-dos-acores/
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Hoje deparei-me com algo único, nunca tinha visto uma ave de rapina em meio urbano (Queluz)... Se bem que sobre o rio Jamor e perto da serra da Carregueira até tem a sua razão mas nunca na vida tinha visto. :lol:

Tinha uma envergadura grande e as pontas meio esbranquiçadas, estava a voar em círculos, creio que seria uma águia? O vídeo não tem grande resolução. Mas tem um easter-egg, conseguem adivinhar o pássaro que está a palrar? :D

 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Plantas limpam água numa zona de Famalicão que se quer protegida

«Parte das águas residuais que confluem para a ETAR de Agra, em Famalicão, vão ser purificadas para rega por plantas assentes em ilhas flutuantes de cortiça. A iniciativa insere-se num projecto de adaptação às alterações climáticas para os próximos cinco anos, financiado pela União Europeia e destinado às Pateiras do Ave, zona que a autarquia deseja classificar como Paisagem Protegida Local em 2021.»

Mais aqui: https://www.publico.pt/2020/12/26/l...am-agua-zona-famalicao-quer-protegida-1944106
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Hoje vi as primeiras andorinhas do ano, o primeiro sinal de que a Primavera é já a seguir.

São sem dúvida uma alegria no meio de tanta solidão.

Hoje em dia parece que as andorinhas apenas se "ausentam" por três meses em vez de seis. Antigamente partiam no início do outono e apenas regressavam no início da primavera, atualmente partem por volta do 15 de novembro para regressarem a 15 de fevereiro. :D
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Hoje em dia parece que as andorinhas apenas se "ausentam" por três meses em vez de seis. Antigamente partiam no início do outono e apenas regressavam no início da primavera, atualmente partem por volta do 15 de novembro para regressarem a 15 de fevereiro. :D

No Algarve sempre as conheci a partir em Julho ou início de Agosto, e assim se tem mantido. Nunca vi andorinhas no Algarve a ficar até Setembro. Quanto ao regresso sempre foi variável, entre o final de Janeiro e o final de Março. Variava de ano para ano.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
No Algarve sempre as conheci a partir em Julho ou início de Agosto, e assim se tem mantido. Nunca vi andorinhas no Algarve a ficar até Setembro. Quanto ao regresso sempre foi variável, entre o final de Janeiro e o final de Março. Variava de ano para ano.

No Algarve as andorinhas vão se embora no pico do verão? :intrigante:
Normalmente as andorinhas, quando começa o outono e principalmente quando surgem as primeiras chuvas ou as primeiras manhãs mais frescas, elas começam a "abrigar-se" nas linhas de média e alta tensão ou nas bordas dos telhados das habitações. Só quando o frio começa a surgir mais em força é que elas partem para outras "freguesias". Um bom exemplo disso foi no último outono, mais concretamente na segunda metade de novembro e mesmo no início de dezembro, antes daquele episódio de neve a cotas médias/baixas (foi logo nos dias seguintes). Nessa altura ainda cheguei a ver andorinhas "penduradas" nas linhas de média e alta tensão, devido ao tempo "quente" que ainda se fazia sentir. Não me lembro, na minha vida, de ter visto andorinhas num tempo tão tardio como aconteceu neste último outono de 2020.
 
  • Gosto
Reactions: Gates e Pedro1993

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Isso do pico do verão nos climas mediterrâneos tem muito que se lhe diga. Por estas bandas, aquilo a que chamamos verão corresponde à estação seca. Ao contrario dos climas temperados, que têm o inverno como a estação mais complicada para a vegetação a até para a fauna, em alguns locais de clima mediterrâneo. a época mais difícil pode ser o verão (estação seca).
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

:disgust:

Lobos abatidos a tiro no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Hoje às 15:30

Dois lobos foram abatidos a tiro no Parque Nacional da Peneda-Gerês, o que está a causar uma onda de indignação entre ambientalistas e frequentadores da região, porque tudo indica que se tratou de uma armadilha.

O caso está a ser investigado por vigilantes do Instituto da Conservação Natureza e das Florestas (ICNF), do Ministério do Ambiente e militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, que estarão na posse dos registos que poderão identificar os responsáveis.

O achado dos animais ocorreu no domingo, junto à chamada Casa do Padre, em Couço, nos acessos às antigas Minas dos Carris, admitindo-se que possa haver mais casos idênticos naquela zona do único parque nacional português, que faz fronteira com a Galiza, Espanha.

Segundo apurou o JN, no local, perto da Lagoa do Marinho, nos últimos meses têm sido colocados bocados de carne envenenada alegadamente destinadas aos lobos e que acabam por vitimar cavalos de raça garrana que andam igualmente por ali em busca de alimento.

Aliás, os primeiros indícios apontam para que tenha sido um cavalo morto o isco que foi fatal para os lobos, numa zona rodeada de armadilhas.

Há dois fatores que segundo habitantes das aldeias locais poderão explicar o ressurgimento do abate de lobos: em Portugal apertaram as regras de indemnização para ataques dos lobos a rebanhos, pois muitas vezes são cães famintos, e não aquela espécie protegida, a matarem o gado; e na vizinha Espanha, a recente proibição de caçar lobos está envolta em muita polémica, em especial por parte do lóbi da caça.

https://www.jn.pt/local/noticias/br...parque-nacional-da-peneda-geres-13358201.html