Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Parece que o litoral de Sintra/Mafra pode receber alguma precipitação fraca :unsure: ou será tudo virga?
zJa8szi.jpg
qyBY9dT.jpg


Apesar de por vezes se sentirem uns chuviscos fracos, continua a não haver acumulados para sul da zona Coimbra:
PxPmbwY.jpg
DfXQqxH.jpg

6SC6tUv.jpg


14,3ºC, o vento voltou a fraco < 15 Km/h, de WSW.

Ontem estava assim :cool:
YPgOSVx.jpg


Hoje está assim :dry:
tOvKs42.jpg
Xc4laK9.jpg
TmL9U2W.jpg
ovw13nq.jpg


Mas também há estas florzinhas :p
1q2WqUX.jpg

UqI0JKQ.jpg
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Hoje o dia já foi bem diferente dos anteriores, com céu geralmente nublado e cinzento. Tal como o @"Charneca" Mundial mencionou, pareceu-me também haver algumas poeiras na atmosfera :)
Alguns borrifos no início da manhã. O vento soprou muito fraco a nulo do quadrante SW.

Mínima: 10,5ºC
Máxima: 19,0ºC

T. Atual: 15,6ºC
HR: 71%
Vento: Nulo
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
14,1ºC
73%

Fraco de SW

Ontem as máximas ainda foram superiores a 21ºC numa maioria de estações. Poucas abaixo dos 20ºC, principalmente na Região Oeste.
Dunas de Mira teve a mais elevada, maior trajecto de SE da massa de ar, mais tempo para aquecer ao sol.
iEBDm7B.jpg


Mínimas bastante baixas e grandes amplitudes térmicas, mas nenhuma amplitude atingiu os 20ºC como em dias anteriores.
Penacova e Rio Maior tiveram as mais baixas.
1xB3K9B.jpg


Notáveis as rajadas máximas de ontem, todas à volta do quadrante Oeste.
Destaque para os 86 Km/h de Cabo da Roca.
jX3o8aW.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
E já choveu um bocadinho em colares, já deu para molhar o chão e os carros.

Por cá também choveu , mas não acumulou.

Idêntico aqui na Póvoa, molhou mas não acumulou. Já não se fazem ecos amarelo/verdes como antigamente :disgust: :lol:

Alguns ecos fracos ainda pela região de Lisboa:

vg5K3PV.jpg


Edição:
Já percebi o mistério destes ecos. Como o radar de Coruche está inoperacional, esta zona está abrangida apenas perifericamente pelos radares de Arouca e Loulé. Ora, a esta distância os feixes destes radares só apanham as altitudes superiores a cerca de 2-3 Km, o que significa que o que se vê no radar não é garantido chegar totalmente ao solo. Por outras palavras, grande parte destes ecos são virga.
 
Última edição:

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
239
Local
Serra - Alvorge @~300m
Por falar em ecos e aparente ausência de acumulados...
No meu tempo livre estou a estudar uma forma de arquivar/catalogar estas imagens de radar em formato timeseries (NetCDF) e de acordo com a informação que tiro do cliente web do IPMA, estou com um erro posicional de ~20km para NW.
Tendo em conta os relatos do pessoal que olha mais activamente para isto, se já notaram que as estações 'no caminho' destes ecos, nem sempre reflectem em existência/quantidade de precipitação a passagem destes?
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Por falar em ecos e aparente ausência de acumulados...
No meu tempo livre estou a estudar uma forma de arquivar/catalogar estas imagens de radar em formato timeseries (NetCDF) e de acordo com a informação que tiro do cliente web do IPMA, estou com um erro posicional de ~20km para NW.
Tendo em conta os relatos do pessoal que olha mais activamente para isto, se já notaram que as estações 'no caminho' destes ecos, nem sempre reflectem em existência/quantidade de precipitação a passagem destes?

O radar de Coruche não aparece no mosaico, nem no registo individual, deve estar em manutenção. Isso faz com que a região de Lisboa seja só coberta marginalmente pelos outros radares, ou seja, não há registo abaixo de certas altitudes aqui na região (2 a 3 Km de altitude). É uma situação que ocorre por vezes e sim, pelo que costumo observar, há discrepância entre os ecos e a precipitação ao nível do solo.

OFcoTpd.jpg

tlF89Ye.jpg

STSBEe9.jpg

s0lxul4.jpg
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
A qualidade habitual a que já nos habituaste :uau: Faz o favor de nunca nos deixares de presentear com estes momentos de tanta arte e beleza por favor! A primeira e a última estão assim qualquer coisa :palmas: Obrigado...

----------------------------------------------

Quanto ao tempo primaveril por cá, destaque para Domingo com as máximas a rondar os 22ºc aqui pela zona, e soube muito bem :cool: Olhando os modelos parece que a Sra.Chuva vai regressar mais rápido do que se pensava inicialmente Situação muito interessante de ir acompanhado para o próximo fim de semana , vamos ver ! Hoje dia mais cinzentão , mas muito agradável , com 17.4ºc neste momento , e vento de NE novamente , mas hoje bem mais fraco! Fica uns registos dos últimos dias por cá :)

Fog, Serra da Besuga, Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr


Moinho do Cuco, Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Moinho do Cuco, Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr


Moinho do Cuco, Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Moinho do Cuco, Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Moinho do Cuco by Ricardo Carvalho, no Flickr

Serra de São Luis, Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr
Obrigado eu, e igualmente, Senhor Ricardo ;)
---------------------------------------------
Cá pela terra hoje, dia encoberto, sensaborão... máxima de 18,9 ºC, novamente amenizada pelo vento fresco.
Mínima de 12,3 ºC. Neste momento uns muito amenos ainda 14,9 ºC. Já chuviscou pela hora do jantar, mas agora já se vêem as estrelas.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.