Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Agora sempre que chove são aviso amarelo...

O IPMA, por vezes, peca por defeito e por excesso, mas hoje justificava-se, contudo a lançar é antes, não depois :unsure:

Sigo com 12.9ºc, 28 mm, vento fraco, o grosso da frente já passou.
 
Última edição:


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Há "chuviscos" e "chuva fraca" por vezes brutalmente intensos!

NfXmQZx.jpg


r4rp0WL.jpg

DaWDNfC.jpg

SHtfDpd.jpg
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Antigamente a desculpa era não haver radares...

Em defesa do IPMA e dos bravos que lá trabalham, há que dizer que é inevitável haver incerteza e falhas nas previsões, mesmo a curtíssimo prazo. Os fenómenos atmosféricos são mesmo assim, em grande medida imprevisíveis, não há volta a dar.

Lembro-me de uma situação inacreditável, há praí uma dúzia de anos, aqui em Lisboa: num sábado de céu limpo (mesmo limpo) em quase todo o país, nasce uma violenta trovoada (uma única) na zona de Loures, que desce para Lisboa e descarrega tudo em Sete Rios, causando inundações brutais e prejuízos avultadíssimos (incluindo numa oficina e um dos maiores stands de Mercedes novos no país!)

Depois de descarregar, desapareceu. E o dia continuou a pasmaceira que tinha sido até aí... na maior parte da cidade de Lisboa nunca deixou de brilhar o sol!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Em defesa do IPMA e dos bravos que lá trabalham, há que dizer que é inevitável haver incerteza e falhas nas previsões, mesmo a curtíssimo prazo. Os fenómenos atmosféricos são mesmo assim, em grande medida imprevisíveis, não há volta a dar.

Lembro-me de uma situação inacreditável, há praí uma dúzia de anos, aqui em Lisboa: num sábado de céu limpo (mesmo limpo) em quase todo o país, nasce uma violenta trovoada (uma única) na zona de Loures, que desce para Lisboa e descarrega tudo em Sete Rios, causando inundações brutais e prejuízos avultadíssimos (incluindo numa oficina e um dos maiores stands de Mercedes novos no país!)

Depois de descarregar, desapareceu. E o dia continuou a pasmaceira que tinha sido até aí... na maior parte da cidade de Lisboa nunca deixou de brilhar o sol!

Qual era a previsão emitida para esse dia?
Penso que haja uma regra de certeza, uma probabilidade de acontecerem fenómenos locais ou de muito curta duração que não se enquadram na previsão geral. Acima dessa probabilidade limite haverá a regra de acompanhar a previsão com a frase "possibilidade de..." em relação a esses fenómenos.
No caso de ontem no Porto, não posso crer que não tenham visto essa possibilidade à hora da emissão da previsão descritiva (1h52 do próprio dia) e assim incluído na previsão algo do género "possibilidade de aguaceiros ou períodos de chuva forte". Assim ninguém seria apanhado desprevenido com uma carga de mais de 20 mm em 1 hora porque tinha lido apenas "chuva fraca ou chuvisco, mais intensa e persistente durante a manhã.". Será mais correcto admitir que a escrita desta previsão especial para a zona do Grande Porto não foi a mais feliz, na frase "mais intensa e persistente" cabendo afinal tudo o que possa acontecer, mas não no entendimento do cidadão comum.

Longe de mim estar a "atacar" o IPMA, por cujos profissionais tenho o maior respeito. E também tenho o mesmo respeito pelo cidadão comum a quem se destina, em última análise, o produto final do trabalho do IPMA.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom fim de dia.

Tivemos precipitação pela manhã, a tarde tem sido húmida mas sem precipitação.
O céu está muito escuro, aguarda-se o regresso da CHUVA. :bombar:
O vento sopra fraco de SSO.
O acumulado de ontem foi de 20,4 mm, o de hoje está nos 2,2 mm.

Tactual: 13,1ºC
Hr: 90%
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,424
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Chove a potes por aqui!

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Qual era a previsão emitida para esse dia?
Penso que haja uma regra de certeza, uma probabilidade de acontecerem fenómenos locais ou de muito curta duração que não se enquadram na previsão geral. Acima dessa probabilidade limite haverá a regra de acompanhar a previsão com a frase "possibilidade de..." em relação a esses fenómenos.
No caso de ontem no Porto, não posso crer que não tenham visto essa possibilidade à hora da emissão da previsão descritiva (1h52 do próprio dia) e assim incluído na previsão algo do género "possibilidade de aguaceiros ou períodos de chuva forte". Assim ninguém seria apanhado desprevenido com uma carga de mais de 20 mm em 1 hora porque tinha lido apenas "chuva fraca ou chuvisco, mais intensa e persistente durante a manhã.". Será mais correcto admitir que a escrita desta previsão especial para a zona do Grande Porto não foi a mais feliz, na frase "mais intensa e persistente" cabendo afinal tudo o que possa acontecer, mas não no entendimento do cidadão comum.

Longe de mim estar a "atacar" o IPMA, por cujos profissionais tenho o maior respeito. E também tenho o mesmo respeito pelo cidadão comum a quem se destina, em última análise, o produto final do trabalho do IPMA.

Essa é uma boa questão. Fui investigar e o dia em causa foi 19 de outubro de 2008, para o qual havia um aviso ESTOFEX mas... de trovoada ao sul do Tejo! Não sei se há arquivo de previsões antigas no IPMA, parece-me que não.

Apesar de já marginal, a estação meteorológica do Aeroporto da Portela ainda registou 27 mm numa hora, pelo que se pode ver a intensidade do fenómeno. Mas a parte mais interessante foi não haver qualquer outra nuvem num raio de dezenas ou centenas de quilómetros, lembro-me perfeitamente de ver isso nas imagens do Sat24.

Quanto ao resto, os meus conhecimentos sobre a matéria são parcos para poder contra-argumentar - se calhar tens razão, mas a sensação que eu tenho é a de que, seguindo essa lógica, só nos dias de morrinha ou de cacimbo garantido é que não se incluiria o aviso "possibilidade de aguaceiros ou períodos de chuva forte", e mesmo assim...

E depois lá caímos na crítica dos avisos por tudo e por nada e na história do Pedro e do lobo.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Por aqui a noite trouxe vento moderado com rajadas.
E trouxe a chuva. Mas seria chuva? Não! Chuvisco, talvez.
Apesar de estar tudo molhado, as conchas do pluviómetro não se mexeram de novo, excepto há breves minutos, aumentando o acumulado diário para estonteantes 3,3 mm. :)
Passou tudo ao lado. Bem, foi mais acima certamente. Boa chuvada no Alto Minho.

Tactual: 11,9ºC
Hr: 94%
 
Estado
Fechado para novas mensagens.