Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Boas,

A estação netatmo de Castanheira,Paredes de Coura(496 mts) registou ontem mais 54 mm.

Últimos meses por lá
  • Outubro 2020: 246 mm
  • Novembro 2020: 251 mm
  • Dezembro 2020: 507 mm
  • Janeiro 2021: 315 mm
  • Fevereiro 2021: 380 mm ( Vai subir muito mais)
Isto é que é acumular :eek:

Seria de facto um bom destino... perdão, mau destino, para aquelas pessoas que se têm vindo a queixar sistematicamente da chuva das últimas semanas, "claramente chuva a mais", porque as plantas estão "todas podres", género de pessoas que já consideram um dia com 2/3 mm de precipitação um dia de "muita chuva"... :facepalm:
Se com 600/700 mm acumulados desde o início do ano hidrológico o pessoal se tem vindo a queixar sistematicamente, que é claramente "chuva a mais", então basta imaginar essas mesmas pessoas a morar exatamente neste lugar já com uns astronómicos e brutais 1700 mm de acumulado em pouco mais de 4 meses... Seria o suicídio completo em massa por parte dessa gente... ;):D:lol:
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Fui investigar e o dia em causa foi 19 de outubro de 2008, para o qual havia um aviso ESTOFEX mas... de trovoada ao sul do Tejo! Não sei se há arquivo de previsões antigas no IPMA, parece-me que não.

Apesar de já marginal, a estação meteorológica do Aeroporto da Portela ainda registou 27 mm numa hora, pelo que se pode ver a intensidade do fenómeno. Mas a parte mais interessante foi não haver qualquer outra nuvem num raio de dezenas ou centenas de quilómetros, lembro-me perfeitamente de ver isso nas imagens do Sat24.

Aconselho-te a veres as mensagens do seguimento dessa data: começa aqui e vê as mensagens uma a uma, é longo mas perceberás que a situação era de certo modo esperada e foi acompanhada. Situação típica de trovoadas de Outubro. Não é exemplo para a situação de anteontem no Porto. E havia avisos do IM. Quantos aos registos que referiste, sem duvidar de ti, precisava de os ver para tirar uma conclusão mais clara. A lógica das previsões é baseada em probabilidades e... sim, dependendo da situação, pode haver uma probabilidade não desprezável de ocorrerem fenómenos mais intensos que devem ser referidos como possíveis, dentro de um quadro geral de menor intensidade com alta probabilidade associada.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

tal como previsto, tivemos chuva por vezes forte esta madrugada, acumulados 10.6 mm até ao momento, sendo que ocorreram praticamente todos numa hora, entre as 04 h e as 05 h. :rain:

De momento não chove, céu encoberto 11.6ºc , vento SW 14 Km/h e 93% HR.

O total de Fevereiro subiu para 194,2 mm :rain:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Seria de facto um bom destino... perdão, mau destino, para aquelas pessoas que se têm vindo a queixar sistematicamente da chuva das últimas semanas, "claramente chuva a mais", porque as plantas estão "todas podres", género de pessoas que já consideram um dia com 2/3 mm de precipitação um dia de "muita chuva"... :facepalm:
Se com 600/700 mm acumulados desde o início do ano hidrológico o pessoal se tem vindo a queixar sistematicamente, que é claramente "chuva a mais", então basta imaginar essas mesmas pessoas a morar exatamente neste lugar já com uns astronómicos e brutais 1700 mm de acumulado em pouco mais de 4 meses... Seria o suicídio completo em massa por parte dessa gente... ;):D:lol:

As pessoas de forma geral queixam-se não pela quantidade de precipitação em si, mas pela persistência de dias de chuva, e até dias encobertos (sem sol). Aliás, tenho a certeza que as queixas seriam bem menores com 2 dias de 50 mm, do que com 20 dias seguidos a 1mm. Não é o total acumulado que dá a percepção das pessoas em geral se tem sido um Inverno chuvoso ou não. Não têm a noção como nós, que acompanhamos e contabilizamos os acumulados, apenas registam na sua mente há quanto tempo não vêm o sol.
 

Luis Martins

Cumulus
Registo
25 Mai 2019
Mensagens
137
Local
Quinta da Marialva - Corroios
Boas,

A estação netatmo de Castanheira,Paredes de Coura(496 mts) registou ontem mais 54 mm.

Últimos meses por lá
  • Outubro 2020: 246 mm
  • Novembro 2020: 251 mm
  • Dezembro 2020: 507 mm
  • Janeiro 2021: 315 mm
  • Fevereiro 2021: 380 mm ( Vai subir muito mais)
Isto é que é acumular :eek:
Na minha terra chove a potes !!! Há dias de Inverno que quase parecem uma especie de lusco-fusco..
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Bom dia,
Seguimos com vento moderado com rajadas fortes de S/SW, este fds vamos ter mais "um inverno" à antiga.
Protejam-se.
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Que vendaval que vai por aqui!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Últimas 24 horas do radar de Arouca:



A frente está a ondular, por isso se aproximou mais antes de tempo, mas esse segmento move-se para NE.
EiyXFDM.gif
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Boa perspectiva para as próximas 24h, não só pelo nosso litoral como um pouco por todo o país. Oxalá a chuva chegue onde ainda é necessária.

Neste momento o rei é o senhor vento.
Sopra moderado com rajadas fortes de Sul - alguma variação entre SSE e SSO.
O céu está muito nublado e pressagia boa chuva.
Não observei precipitação por motivos de trabalho, mas pareceu-me a certas alturas alguma chuva fraca\chuvisco entre a manhã e a tarde. Nada acumulei - a EMA de Paços de Ferreira tem 0,3 mm de momento.
Está uma temperatura convidativa a uma voltinha a pé. Só não o farei apenas porque tenho de estar confinado...:cool::malandro:

Tactual: 14,2ºC
Hr: 69%
Votos de bons momentos meteorológicos:nicephoto:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.