Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Ao longo das últimas horas têm sido vários os aguaceiros a descarregar bem por aqui. Sigo com 3,6 mm acumulados - nada mau para um dia em que os modelos apenas previam uns 0,5 ou 1 mm! :palmas:

A partir de amanhã é que deverá começar a festa - a Karim, esta sim verdadeiramente nomeada, parece que irá mudar o padrão que tivemos na semana passada e trazer a preciosa chuvinha que o Sul tanto precisa! :rain:
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Bom, acabei de regressar do meu curto passeio noturno e presenciei uma coisa tão inesperada e incrível que tenho de partilhar convosco :D

A dada altura estava em frente ao Almansor, no limite urbano poente de Samora, o que significa que para lá do rio é escuro como breu, só se vendo as luzes da margem direita do Tejo ao longe.

Sob um céu bastante carregado, e com silêncio absoluto — não havia ninguém na rua —, começou a ouvir-se um "trovejar" distante, que foi aumentando constantemente, ao ponto de começar a pensar que se aproximava um sismo bem forte tal o barulho! Confesso que comecei a panicar em antecipação ao abanão em aproximação... :D

De repente vi que algo que movia a grande velocidade na margem oposta do rio; uma manada composta maioritariamente por cavalos brancos em debandada! Uma coisa completamente surreal e até fantasmagórica... não estava nada à espera de presenciar algo assim há uma hora e picos atrás :w00t::D

E pronto, continua sem chover, e está uma temperatura perfeita para passeios noturnos: 15,6 ºC ainda e muita humidade: 91%.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom, acabei de regressar do meu curto passeio noturno e presenciei uma coisa tão inesperada e incrível que tenho de partilhar convosco :D

A dada altura estava em frente ao Almansor, no limite urbano poente de Samora, o que significa que para lá do rio é escuro como breu, só se vendo as luzes da margem direita do Tejo ao longe.

Sob um céu bastante carregado, e com silêncio absoluto — não havia ninguém na rua —, começou a ouvir-se um "trovejar" distante, que foi aumentando constantemente, ao ponto de começar a pensar que se aproximava um sismo bem forte tal o barulho! Confesso que comecei a panicar em antecipação ao abanão em aproximação... :D

De repente vi que algo que movia a grande velocidade na margem oposta do rio; uma manada composta maioritariamente por cavalos brancos em debandada! Uma coisa completamente surreal e até fantasmagórica... não estava nada à espera de presenciar algo assim há uma hora e picos atrás :w00t::D

:surprise: Fantástico! E o que teria feito a manada entrar em debandada? Pena não ter sido de dia, teríamos certamente fotos belíssimas daquelas a que nos habituaste! Obrigado pelo relato de partilha, deu "rédeas" à imaginação! :thumbsup:
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Parece que está fechado por hoje, uns inesperados 18.59 mm!
É isto, a sua imprevisibilidade que confere beleza à Meteorologia.

Extremos: 18.9ºC / 13.1ºC

A temperatura mantém-se estável, 14.7ºC.
Vento fraco do quadrante sul.
 

Mamede

Cirrus
Registo
4 Fev 2009
Mensagens
19
Local
Lisboa
Bom, acabei de regressar do meu curto passeio noturno e presenciei uma coisa tão inesperada e incrível que tenho de partilhar convosco :D

A dada altura estava em frente ao Almansor, no limite urbano poente de Samora, o que significa que para lá do rio é escuro como breu, só se vendo as luzes da margem direita do Tejo ao longe.

Sob um céu bastante carregado, e com silêncio absoluto — não havia ninguém na rua —, começou a ouvir-se um "trovejar" distante, que foi aumentando constantemente, ao ponto de começar a pensar que se aproximava um sismo bem forte tal o barulho! Confesso que comecei a panicar em antecipação ao abanão em aproximação... :D

De repente vi que algo que movia a grande velocidade na margem oposta do rio; uma manada composta maioritariamente por cavalos brancos em debandada! Uma coisa completamente surreal e até fantasmagórica... não estava nada à espera de presenciar algo assim há uma hora e picos atrás :w00t::D

E pronto, continua sem chover, e está uma temperatura perfeita para passeios noturnos: 15,6 ºC ainda e muita humidade: 91%.
Linda prosa quase poesia que me fez sonhar neste tempo de pandemia e reclusão! Obrigada!
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
:surprise: Fantástico! E o que teria feito a manada entrar em debandada? Pena não ter sido de dia, teríamos certamente fotos belíssimas daquelas a que nos habituaste! Obrigado pelo relato de partilha, deu "rédeas" à imaginação! :thumbsup:
Ainda estou a pensar se aquilo não foi tudo um sonho...aqueles cavalos brancos todos :lol: Que coisa mais surreal... não consigo sequer imaginar o que possa ter despoletado a debandada. Nem nunca tinha visto cavalos naquele sítio.

Entretanto, voltou a chover, um curtíssimo aguaceiro. A frente continua estacionária ao longo, principalmente, da margem esquerda do Tejo.
IUpx0CK.png
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Linda prosa quase poesia que me fez sonhar neste tempo de pandemia e reclusão! Obrigada!
De nada! Foi um prazer partilhar a experiência; deixou-me mesmo bem disposto e com um grande sorriso nos lábios, coisa que nestes tempos conturbados não tem acontecido muitas vezes :)
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
De nada! Foi um prazer partilhar a experiência; deixou-me mesmo bem disposto e com um grande sorriso nos lábios, coisa que nestes tempos conturbados não tem acontecido muitas vezes :)

Mas na rua, sem vivalma, sob o breu da noite, com aquele som de fundo, semelhante a um trovão, a aproximar-se, assusta um bocado.
Nem um "goosebumps" ao início? :D Olha só de ler essa descrição fiquei um pouco... :lmao:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Mas na rua, sem vivalma, sob o breu da noite, com aquele som de fundo, semelhante a um trovão, a aproximar-se, assusta um bocado.
Nem um "goosebumps" ao início? :D Olha só de ler essa descrição fiquei um pouco... :lmao:
O sorriso nos lábios só veio depois de perceber o que estava a causar o barulho :D O que estava a sentir antes disso não dá para partilhar aqui... :D
---------------------------
E volta a chover, com muita vontade agora :rain:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Estás exactamente na área pior servida pelos radares disponíveis: a mais afastada equidistante de ambos e zona baixa.

nYJYb60.jpg


Aquela frente vai espremer-se até à última gota...
Estamos... :D
E cai tudo a sul de Vila Franca e a norte/poente de Coruche, num "buraco negro" sem quaisquer estações meteorológicas fiáveis em registos de precipitação :( Continua a chover bem.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
12,6ºC às 21h40 acabou por "destronar" a mínima da madrugada anterior, para o dia 18.

Hoje, 19, um aguaceiro fraco, restos da frente, pouco depois da meia-noite, inaugurou o acumulado do dia: 0,5 mm.
E a temperatura recuperou, esteve 13,9ºC, massa de ar húmida e relativamente quente começa a ser "bombeada" à frente da frente fria que aí vem.

84% estáveis

Vento Sul estável, a aumentar depois de ter passado por um período de fraco entre as 20h e a meia-noite.
Entre 15 e 20 Km/h, rajadas até 34 Km/h.

Pressão com ligeira tendência descendente.

FdnepdV.jpg


Ficam aqui os registos de anteontem, dia 17:

Mínimas que chegaram aos 9ºC
hI0CiUM.jpg


Máximas aos 21ºC
1pu0sla.jpg


Acumulados com algum significado só para norte de Coimbra:
g6ff1MX.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.